Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Como juntar mais pontos?

Programas de pontos: como escolher o melhor?

Os programas de pontos têm feito sucesso entre pessoas de todos os perfis. Isso porque todo mundo consome produtos e serviços, não é mesmo?

Nesse sentido, os programas de fidelização se tornam grandes aliados, pois permitem que os consumidores tenham diversas experiências com a economia que sempre sonharam.

Então, se a grana anda curta, vale a pena você conhecer mais sobre como funcionam os programas de pontos, quais são os principais e como escolher a melhor opção.

Ficou curioso? Então vem com a gente!

Afinal, o que são os programas de pontos?

Os programas de pontos – também chamados de programas de fidelidade ou programas de milhas – costumam ser oferecidos por bancos, postos de gasolina, empresas de cartão de crédito, entre outras.

Temos, de um lado, as empresas que têm o objetivo de fidelizar os clientes por meio do oferecimento de benefícios. E, de outro, estão os clientes, que só têm a ganhar com essas vantagens.

Mas nem todos os programas de pontos são iguais. Por isso, vamos falar de alguns dos principais tipos e apresentar suas características:

Programas de troca de pontos

Os programas de troca de pontos dos cartões de crédito são os mais procurados pelos consumidores. Isso porque, o uso da função crédito é a principal forma de pagamento utilizada entre os brasileiros.

Nesse tipo de programa a lógica é simples: quanto mais você usa o cartão de crédito, mais pontos são acumulados.

Como esses programas se baseiam, geralmente, na cotação do dólar, a maior parte oferece uma conversão 1:1. Ou seja, um ponto por cada dólar gasto.

Mas existem alguns com taxas de conversão mais atrativas para o consumidor. Esses, porém, costumam ser direcionados para clientes de renda mais alta, que possuem cartões mais sofisticados e pagam uma anuidade maior.

Ah, vale dizer que a conversão para dólar é feita pela operadora do cartão, com base na cotação do dia de fechamento da fatura.

Programas de milhas

Também são bastante populares os programas das companhias aéreas. Aqui, a forma de acumular pontos é basicamente a mesma. Mas, além da pontuação gerada pelos gastos no cartão de crédito, os clientes podem acumular pontos ao viajar.

Depois, conseguem trocá-los por passagens aéreas bem como outros produtos e serviços ligados a essas companhias. 

Outra possibilidade é transferir os pontos dos programas de milhas das companhias aéreas para outros programas. Entretanto, é necessário ter um cadastro ativo e entender as regulamentações de ambos.

Com os programas de pontos você pode trocar pontos por produtos, serviços, viagens e muito mais!

Cashback

O cashback é mais uma das formas encontradas pelas empresas para fidelizar seus clientes. A ideia é devolver ao consumidor parte do valor gasto em compras feitas nos estabelecimentos afiliados ao programa.

Além disso, o consumidor costuma ter a opção de usar o valor recebido para fazer novas compras ou transferir o dinheiro para uma conta bancária – nesse caso, é preciso atingir um valor mínimo.

Cartão fidelidade

Comparado aos demais programas, o cartão fidelidade é algo mais simples, mas que impulsionou as iniciativas de fidelização de clientes.

Você provavelmente já deve ter visto algum cartão desse tipo ser oferecido em restaurantes, sorveterias, barbearias e muitos estabelecimentos de segmentos. 

Nas pizzarias esse tipo de programa é bastante comum. Com eles, a cada 10 pizzas consumidas, por exemplo, o cliente ganha uma pizza grátis.

Há ainda locais que oferecem sobremesas ou bebidas grátis, descontos para novas compras, entre outras opções. Tudo isso variando de acordo com a preferência do lugar e seus clientes.

Programas de pontos no Brasil

Atualmente existem diversos tipos de programas de pontos e você pode escolher de acordo com suas necessidades e preferências.

Agora que já apresentamos a variedade de tipos de programas de pontos existentes, vamos apresentar para você alguns dos programas de pontos brasileiros mais famosos:

Petrobras Premmia

O Petrobras Premmia é o programa de fidelidade dos postos Petrobras. Dessa forma, é vantajoso para quem abastece nessa rede e consome nas lojas BR Mania e Lubrax+ participantes. Ao participar do programa, você aproveita benefícios como:

LATAM Pass

O LATAM Pass é um programa de pontos que oferece benefícios exclusivos para os seus passageiros frequentes. Ao fazer sua inscrição, você pode acumular milhas ou pontos para trocar por passagens, produtos e serviços.

Livelo

A Livelo é um programa de pontos que oferece recompensas pelas compras feitas. Entre as vantagens estão o resgate de produtos, viagens, transferência de pontos, além de:

Esfera

O Esfera é um programa que funciona de forma parecida ao Livelo, mas é feito apenas para clientes com cartão de crédito do banco Santander. Os pontos também podem ser usados para resgate de produtos, serviços, viagens, etc. E os clientes ainda podem aproveitar descontos exclusivos e cashback.

Km de Vantagens

Já o Km de Vantagens é um programa de pontos da rede de postos Ipiranga. Cada vez que o cliente abastece, ganha pontos em forma de Km. Então, os Km podem ser trocados por descontos e benefícios nos pontos da rede ou nas empresas parceiras.

Dotz

O Dotz é um programa que oferece benefícios em forma de pontos para consumidores que fazem compras em lojas parceiras, usam o cartão de crédito Dotz ou de bancos parceiros. Portanto, são várias formas de acumular pontos que podem ser trocados por uma infinidade de coisas.

TudoAzul

O TudoAzul é o programa de milhas oficial da Azul. Os clientes podem acumular pontos por meio de compras feitas no cartão de crédito ou viajando com a companhia. Além de poder trocar os pontos por passagens e produtos, os clientes aproveitam outros benefícios de viagem, como prioridade na entrega de bagagem, embarque e check-in.

Vivo Valoriza

Para fechar a nossa lista, vamos falar do Vivo Valoriza, programa para clientes da Vivo. Entre os benefícios estão descontos, gratuidades, serviços, degustação de produtos, viagens, entrada para eventos, etc.

Como escolher o melhor programa de ponto?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que, para participar de qualquer programa de pontos, é necessário preencher um cadastro

Mas, antes disso, é importante que você se faça algumas perguntas úteis para fazer a escolha certeira, como as que listamos a seguir:

Com programas de troca você pode acumular milhas e viajar com economia e diversos benefícios.

1. Como juntar milhas ou pontos nesse programa?

Depois de conhecer os programas que abordamos aqui, você já deve ter uma ideia dos caminhos para juntar milhas ou pontos.

O mais comum é que os pontos sejam gerados a partir de valores gastos no cartão de crédito. Entretanto, essa não é a única maneira. Você também pode acumular pontos, por exemplo, por meio de compras feitas em empresas parceiras, viagens de avião, abastecimento de veículos.

Sendo assim, você deve levar em conta as formas que fazem mais sentido para as suas necessidades de consumo.

2. Quais produtos e serviços consigo usufruir com meus pontos?

Isso vai depender de cada programa. Afinal, cada um deles tem parceria com determinadas empresas. Mas saiba que é possível conferir esses detalhes no site dos programas que mais te interessarem.

Caso você tenha intenção de usar sua pontuação para viajar, por exemplo, cadastrar-se em um programa de milhas faz mais sentido.

Porém, hoje existem formas de você ter acesso a uma infinidade de possibilidades, seja por meio dos próprios programas quanto por meio de plataformas como a Easy Live – mais para frente vamos falar mais sobre ela aqui.

3. Quais os valores mínimos para fazer parte do programa?

Esse é mais um detalhe que varia de programa para programa. Enquanto alguns cobram uma taxa de anuidade, outros são gratuitos.

Por isso, a nossa dica é conferir as regras no site do programa antes de fazer sua inscrição.

4. Existem parcerias entre esse programa e outros?

Sim, muitos deles têm parcerias com outros programas. Isso significa que você pode participar de mais de um, caso queira, e transferir pontos entre eles para aproveitar ao máximo as vantagens.

Dessa forma, você tem mais flexibilidade para usar os seus pontos. Além disso, alguns programas de pontos oferecem descontos nas transações, quando há cobrança de taxas.

5. Qual o prazo de validade dos meus pontos e como revalidá-los, se necessário?

A maioria dos programas de fidelidade determina um prazo de validade para os pontos, que costuma variar de 12 a 36 meses. Portanto, confira essa informação no regulamento para não correr o risco de deixar seus pontos expirarem.

Caso eles vençam, saiba que é possível revalidar os pontos. Mas geralmente é cobrada uma tarifa de revalidação, que varia conforme a quantidade de pontos. 

Com essa informação, além de facilitar o processo de escolha do programa ideal para as suas necessidades, é possível, também, criar um planejamento eficiente de uso dos pontos dentro do prazo estipulado.

6. O que ganho com esse programa?

Como você deve imaginar, muitas coisas! Só que para tirar o máximo de proveito dele, é fundamental fazer a escolha certa. 

Basicamente, o principal ganho é a economia.

Isso porque você pode usar os seus pontos para pagar por produtos e serviços, de fato, necessários na sua rotina. Afinal, hoje é possível usá-los até mesmo para pedir delivery de comida, fazer compras de supermercado, pagar por viagens de Uber e cursos de vários tipos.

Easy Live e os programas de pontos

Deseja economizar com os programas de pontos? Então você precisa conhecer a Easy Live, plataforma que conecta os consumidores aos melhores eventos e serviços disponíveis nos principais programas de fidelidade do Brasil:

Com a ajuda da Easy Live, você troca seus pontos acumulados no cartão e em outros programas de fidelidade por inúmeras vantagens nos sites parceiros. Além de não gastar dinheiro, você faz tudo isso sem sair de casa!Quer conferir a variedade de produtos disponíveis? Acesse o catálogo da Easy Live e aproveite!

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

Compartilhe

Deixe seu comentário