Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Dicas de Lazer

Conheça a história do Delivery

O delivery é um serviço de entrega de comida que tem sido cada vez mais usado pelas pessoas. Isso se deve, principalmente, ao estilo de vida agitado dos dias de hoje.

Sem tempo para cozinhar, poder pedir as refeições em casa é algo que faz toda a diferença na rotina.

Porém, fique sabendo que esse tipo de serviço não foi inventado na modernidade. Ele tem suas origens lá atrás!

Continue lendo para conhecer a história do delivery, suas vantagens e como usar o serviço com economia.

Como surgiu o delivery?

Nos últimos anos, os aplicativos de entrega popularizaram ainda mais a prática de pedir comida. Mas não é de agora que a ideia existe.

Veja a seguir alguns dos grandes momentos que marcaram a história do delivery:

Roma Antiga

No século VIII a.C., os trabalhadores mais pobres da Roma Antiga não tinham cozinha em casa.

Entretanto, eles podiam comprar refeições prontas nos chamados “termopólios”, que eram como restaurantes onde as pessoas retiravam a comida preparada e guardada em potes de cerâmica para mantê-la quente.

Itália

Já a entrega propriamente dita foi feita pela primeira vez na Itália, em 1889. Foi quando o pizzaiolo Raffaele Esposito recebeu a missão de entregar sua famosa pizza para o casal real, que estava passando uma temporada em Nápoles.

É daí que vem o nome da pizza Margherita, que era como se chamava a rainha. Esse episódio também explica o fato de a pizza ser a queridinha nos serviços de entrega.

Índia

A entrega de pratos prontos existe na Índia desde o século XIX. Os dabbawalas são como motoboys que entregam comida caseira para os trabalhadores que não têm tempo de ir almoçar em casa.

Eles vão até a casa dos trabalhadores para buscar as marmitas quentes, entregam em seus trabalhos e no final do dia devolvem os recipientes.

Guerras mundiais

A história do delivery também está ligada às guerras. Como uma solução de alimentação para os soldados, que passavam dias no campo de batalha na 1ª Guerra, entregas de rações militares aquecidas começaram a ser feitas.

Já na 2ª Guerra, comidas pré-cozidas para o café da manhã, almoço e jantar passaram a ser enviadas aos soldados. Elas podiam ser consumidas imediatamente ou esquentadas.

Para entender se o delivery é vantajoso é preciso levar em consideração uma série de fatores. Confira em seguida:

Como saber se o delivery é realmente vantajoso?

Quem não sonha em não ter que cozinhar e receber uma refeição quentinha em casa depois de um longo dia, não é mesmo? Mas, quando a gente coloca os pontos positivos e negativos na balança, será que essa escolha compensa?

Veja a seguir o que levar em conta para descobrir se o delivery é a melhor opção para você:

Custo-benefício

A saúde financeira é sempre uma das nossas grandes preocupações. Por isso, talvez você veja o delivery como uma espécie de luxo no seu dia a dia.

Embora existam opções a preços salgados, também é possível encontrar diversos restaurantes vendendo refeições a preços acessíveis.

Entretanto, se você quer descobrir o custo-benefício, saiba que também é preciso levar outros fatores em conta e não apenas o preço da refeição.

Isso porque, muitas vezes, comprar tudo o que precisa para preparar pratos parecidos pode acabar saindo pelo mesmo preço, ou até mais caro. Afinal, os restaurantes conseguem pagar mais barato pelos ingredientes.

Pense também nos custos e no tempo gastos para ir até o supermercado e para preparar as refeições. Ao colocar tudo na ponta do lápis, pode ser que você comece a ver o preço do delivery com outros olhos.

Qualidade de vida

Já que falamos do tempo, o quanto você tem precisado se multiplicar para lidar com a falta dele? Diante de tantas obrigações, parece que o dia não tem horas suficientes para a gente fazer tudo o que precisa.

E cozinhar acaba sendo uma delas, né?

Isso não quer dizer que você deva pedir comida todos os dias para ganhar tempo. Porém, de vez em quando, o delivery pode ser uma mão na roda!

Vale a pena dizer também que se foi o tempo em que delivery era sinônimo de fast food. Além dos lanches e comidas rápidas, os serviços de entrega contam com opções para todos os gostos, inclusive para quem prefere pratos mais saudáveis.

O delivery não precisa ficar restrito apenas ao Fast Food! Hoje já existem muitas opções saudáveis, que podem proporcionar ricas experiências gastronômicas!

Experiências gastronômicas

Mais do que uma necessidade, comer é um dos grandes prazeres da vida, concorda? Nesse sentido, o delivery só nos ajuda a desfrutar desse prazer.

Seja em um dia comum ou em ocasiões especiais, todo mundo gosta de experimentar novos sabores, provar pratos diferentes e culinárias de outros lugares.

Graças ao delivery, você não precisa nem sair de casa para isso. E o que não faltam são opções para você escolher!

Como usar seus pontos no delivery

Saiba que existe uma forma mais econômica de pedir comida: usar os pontos do cartão de crédito em serviços de delivery, como o Rappi, iFood e Uber Eats.

Ou seja, além de ser uma mão na roda, a entrega das suas refeições pode sair mais em conta do que você imagina!

Em vez de ter que gastar parte do seu orçamento, você troca os seus pontos por créditos para usar nos serviços de entrega. Nunca tinha ouvido falar dessa possibilidade e quer entender melhor como funciona? Descubra como os pontos ajudam você a economizar!

Publicado por Rivo Soares

Diretor de Operações da Easy Live. Executivo com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Engenheiro de Computação pela UERJ, com MBA em Marketing na ESPM e especializações em Digital na Columbia Business School e Inovação no IMD (Suíça), atuou em diferentes áreas, como Digital, Marketing, Vendas e TI.

Compartilhe

Deixe seu comentário