Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

Mudança de estilo de vida: veja as 5 melhores dicas!

Toda mudança de estilo de vida vem acompanhada de uma mudança de hábitos. Por isso, se você quer ter uma rotina mais saudável, precisa estar disposto a substituir velhos hábitos!

Mas, como fazer isso? Além de muita força de vontade, é necessário tomar as atitudes certas. Descubra quais são elas logo abaixo!

Mudança de estilo de vida: 5 dicas para desenvolver hábitos melhores

Definimos alguns passos importantes para sua mudança de estilo de vida. Confira abaixo!

1. Identifique quais hábitos podem ser mudados

O primeiro passo é observar com atenção a sua rotina. A partir disso, fica mais fácil identificar hábitos ruins que podem ser trocados por outros. Portanto, tudo aquilo que te impede de ter uma vida saudável como você gostaria, como, por exemplo:

2. Estabeleça pequenas metas

Então é hora de criar metas. Mas lembre-se de que elas precisam ser alcançáveis, ou seja, capazes de serem cumpridas.

Sendo assim, crie algumas metas para você incluir aos poucos no seu dia a dia e que vão colaborar com a mudança de estilo de vida.

Não adianta querer mudar tudo de uma única vez, pois isso pode te deixar frustrado. O melhor é ter paciência para que o seu corpo e mente se acostumem gradativamente com os novos hábitos.

3. Atente-se a alguns pontos para mudança no estilo de vida

Apesar de as pessoas serem diferentes e terem necessidades específicas, certos aspectos da vida não podem ser deixados de fora. Veja quais são eles:

Alimentação saudável 

Por uma infinidade de motivos, muita gente se alimenta mal. Com a correria, as refeições são preenchidas por fast food e processados. E o que chamados de “comida de verdade” se torna uma raridade.

Mas você deve se lembrar de que os alimentos são os combustíveis do seu corpo. Sendo assim, para que ele funcione bem, você precisa ingerir alimentos saudáveis, mais naturais e com uma maior quantidade de nutrientes.

Isso quer dizer que os legumes, folhas e frutas variadas devem fazer parte do seu cardápio diário.

Atividade física

Um dos maiores desafios da mudança de estilo de vida é a prática de exercícios. Muita gente nunca teve uma relação próxima com os esportes, o que torna difícil adotar as atividades físicas para valer. 

No entanto, você já deve estar até cansado de ouvir sobre o quanto elas são importantes para a saúde. A dica é experimentar até encontrar uma atividade que tenha a ver com você. Não adianta insistir em algo que você não gosta.

Quem trabalha no esquema home office precisa ter ainda mais cuidado para não passar o dia todo sentado em frente ao computador. Em uma tarefa e outra, intercalar alguns minutos de alongamento ou yoga podem ajudar bastante.

Saúde mental 

Desenvolver hábitos positivos para a saúde mental também faz parte da mudança de estilo de vida. Afinal, para se sentir bem de verdade, tanto o corpo quanto a mente precisam estar saudáveis.

Portanto, tire um tempo para relaxar e deixar de pensar nas preocupações. Isso vai ajudar você a ficar menos estressado e ansioso.

Além disso, fazer coisas que você gosta é fundamental, como ouvir música, cantar, dançar, ler, assistir filmes, fazer artesanato ou qualquer outro hobby.

Lazer

Quem disse que o lazer não deve ser levado a sério? Os momentos em que você se entretém e se diverte são especiais, fazem parte das coisas boas da vida.

Por isso, mesmo quando a semana está uma loucura, priorize os encontros com a família e os amigos. A leveza também está ligada à mudança de estilo de vida. Mas ela só existe quando a gente não se deixa consumir pelas obrigações.

4. Comemore as pequenas conquistas

Lembra das metas que você criou? Todas as vezes em que elas forem alcançadas, você deve comemorar! 

Transformar a nossa maneira de viver não é simples. Exatamente por isso é que cada mudança de hábito deve ser vista como uma nova conquista.  

Aplique isso em todas as áreas da sua vida. Afinal, os resultados dos seus esforços devem sempre ser motivo de comemoração.

5. Se cuide nos dias difíceis

Viver um dia após o outro”: você com certeza já ouviu isso por aí. Quando tiver um dia ruim, em que nada parece estar dando certo, lembre-se disso.

Dê uma trégua para si mesmo nos dias em que você não está legal. Talvez você escorregue na missão de vez em quando e volte aos hábitos ruins que tinha antes. E tudo bem! A única coisa que jamais você deve fazer é desistir.

Como realizar a mudança de estilo de vida sem estourar o orçamento?

Uma mudança no seu estilo de vida pode ser essencial para seu bem-estar!

Existe um mito de que uma vida mais saudável custa caro. Mas fique sabendo que você não precisa, necessariamente, gastar mais dinheiro para mudar seu estilo de vida e adotar hábitos saudáveis.

Para quem está com o orçamento apertado, uma ótima solução é aproveitar os benefícios dos programas de fidelidade. Isso porque você pode trocar os pontos do cartão de crédito por produtos e serviços que contribuam com o seu novo estilo de vida.

Comer bem fica muito mais fácil, por exemplo. Seus pontos podem ser trocados por créditos para comprar comidas gostosas e práticas de empresas especializadas em alimentação saudável, como a Meu Menu Fit, Pronto Light e Juliette Congelados.

Ainda, os seus pontos podem virar planos de assinatura do Bike Itaú. Quem sabe assim você não se motiva a ir para o trabalho de bike ou dar umas voltas nos finais de semana? Além disso, você pode utilizar seus pontos para assinar o Btfit, app online de treinos, com direito a personal trainer e 6 modalidades diferentes a sua escolha!

Coloque as dicas do post em prática e curta os resultados da sua mudança de estilo de vida!

Ficou com vontade de conhecer todas as formas de usar os pontos do cartão? Então acesse o catálogo da Easy Live para conferir todas as opções!

Quer conhecer mais dicas de como cuidar da saúde? Continue aqui!

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário