Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

5 cuidados com a saúde para se manter saudável

Quais cuidados com a saúde estão presentes na sua vida? O que você faz para sentir-se bem, ter qualidade de vida e se prevenir de possíveis doenças no futuro?

Cuidar-se deve ser uma preocupação em todas as fases da vida, não apenas na velhice. Ou seja, mesmo os mais jovens precisam estar atentos e ter alguns cuidados básicos que são capazes de impactar a saúde durante a vida inteira.

Que tal se inteirar sobre o assunto?

Continue lendo para saber mais sobre a importância dos cuidados com a saúde e aprender como ter uma boa qualidade de vida em diferentes faixas etárias. Você ainda pode conferir algumas dicas valiosas para manter-se saudável sem precisar prejudicar o seu orçamento.

A importância em ter cuidados com a saúde

Ser saudável não é apenas estar livre de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

É com base nessa definição que esse artigo vai abordar o tema. Sendo assim, os cuidados com a saúde não dizem respeito apenas à prevenção de doenças, combate ao sedentarismo e maus hábitos, etc.

Embora tudo isso também seja muito importante, cuidar da saúde significa voltar os olhos para o bem-estar como um todo, ou seja, adotar práticas que ajudem você a ter uma boa qualidade de vida.

Dessa maneira, suas condições físicas e mentais vão permitir que você leve uma vida bacana, possa ser produtivo, evite doenças e gastos com medicamentos e tenha uma vida mais longa e feliz.

Por que precisamos nos preocupar com a saúde?

Muita gente só se preocupa com a saúde quando um problema sério aparece, por isso, fizemos esse conteúdo para te mostrar que cultivar hábitos saudáveis é a melhor saída para manter-se bem. 

Diversas doenças comuns, que afetam grande parte da população, como por exemplo: diabetes e hipertensão, podem ser evitadas se alguns cuidados com a saúde forem adicionados nas rotinas das pessoas.

O mesmo vale para a saúde mental. Nunca se falou tanto sobre depressão, estresse e ansiedade, por exemplo, quanto nos últimos anos. Isso porque, não só o contexto social como também o estilo de vida das pessoas tem contribuído para o surgimento desses transtornos.

Sabendo disso, dá para entender que a preocupação com a saúde não é bobagem, muito pelo contrário. É claro que ninguém deve se preocupar em excesso ou ficar neurótico com a saúde – até porque isso também pode se tornar um problema.

Porém, é importante ter consciência sobre os cuidados que devem ser tomados nas diferentes fases da vida. Você vai perceber o quanto eles vão fazer você se sentir melhor e até dar aquele gás que você tanto precisa.

Principais cuidados com a saúde que devemos ter em cada fase da vida

Agora que você já aprendeu alguns dos motivos para adicionar os cuidados com a saúde na rotina, acompanhe também quais deles devemos incluir na rotina em cada fase da vida:

Juventude

As crianças, sobretudo os bebês, costumam receber amplos cuidados com a saúde. Afinal de contas, ainda estão mais suscetíveis a pegar doenças, correndo mais riscos. No entanto, na fase da juventude, é comum que esses cuidados comecem a ser deixados de lado.

Vale a pena dar atenção a alguns aspectos na vida dos jovens. Um deles diz respeito às infecções sexualmente transmissíveis. Por estarem iniciando a vida sexual, eles precisam ser educados sobre as medidas preventivas que são tão importantes para evitar transmissão de bactérias, vírus e parasitas por meio do contato sexual.

Outro aspecto é o bem-estar mental. Nessa fase, muitos jovens enfrentam transtornos psicológicos, como: depressão, transtorno de ansiedade, etc. Isso faz com que certos hábitos sejam fundamentais, como boas noites de sono e tempo para atividades de lazer, por exemplo, que acabam sendo deixados de lado pela pressão dos estudos.

Maturidade

Na maturidade, fase que costuma incluir as pessoas na faixa dos 30 aos 50 anos, a falta de tempo costuma ser um dos maiores problemas. A maioria precisa lidar com infinitas obrigações, têm um expediente longo de trabalho, cuidam de atividades domésticas e dos filhos, e por aí vai.

Com isso, fica difícil encontrar tempo para cada um cuidar de si mesmo. Reféns da rotina corrida, passam o dia tentando economizar alguns minutinhos aqui e outros ali. É a chamada busca por praticidade. Mas, ainda assim, parece que apenas 24h do dia não são suficientes.

Em algum momento, é preciso repensar o estilo de vida para tentar encaixar na rotina as atividades físicas, momentos para relaxar, se divertir e fazer o que gosta. Do contrário, a saúde mental sofre as consequências, sem contar as doenças que podem aparecer na terceira idade.

Velhice

Na velhice é essencial manter diversos cuidados com a saúde, já que é a fase que as pessoas ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças.

O fato da população estar vivendo cada vez mais faz com que os cuidados com a saúde na velhice recebam a atenção que merecem. Afinal, estar na terceira idade não quer dizer que a pessoa tenha que ficar vendo o dia passar, pois existem inúmeras atividades que podem ser feitas em casa.

O bem-estar na terceira idade exige que as pessoas mantenham-se ativas. Pilates, exercícios e dança são apenas alguns exemplos de atividades físicas que ajudam na manutenção da saúde. Mas, saiba que esses não são os únicos cuidados.

O contato também é muito importante, na atual circunstância, é importante ressaltar que não existe só o contato físico. Seja por chamada de vídeo ou ligação, a proximidade com a família e os amigos é um elemento-chave para garantir o bem-estar emocional quando se está nessa fase da vida. 

5 cuidados com a saúde devemos manter para ter uma vida saudável

Como você já sabe quais são os principais cuidados com a saúde que devemos ter em cada fase, confira agora como ter uma vida saudável:

1. Ter uma dieta equilibrada

Ter uma alimentação equilibrada é essencial nos cuidados com a saúde em todas as fases da vida.

A alimentação é algo de extrema importância em todas as fases da vida. Ou seja, ter uma dieta equilibrada é um dos principais cuidados com a saúde. São as substâncias ingeridas as responsáveis pelo desenvolvimento do corpo, fortalecimento do sistema imunológico, nível de disposição, etc.

Sabendo disso, procure comer, diariamente, frutas, legumes e verduras. É preciso comer de tudo um pouco, sempre dando preferência aos alimentos naturais e refeições preparadas em casa. E, claro, vale a pena evitar os produtos industrializados, alimentos processados e cheios de conservantes.

2. Não deixe a família e amigos de lado

Mesmo sem poder ter “contato social”, por causa da crise com o Covid-19, não deixe os relacionamentos com a família e os amigos de lado. Afinal, os momentos afetivos são fundamentais para uma pessoa sentir-se feliz, evitando a solidão, a depressão e outras doenças psicológicas.

É possível “driblar” esse momento que estamos vivendo, por exemplo, com a ajuda da tecnologia, fazendo videochamadas com os amigos e familiares para que esse distanciamento físico não afete a sua saúde mental. 

Portanto, se você quer ficar bem emocionalmente, esteja em contato com as pessoas que gosta. 

3. Tenha atenção ao sono

Quantas vezes você não ouviu que o ideal é dormir 8h por noite? Apesar da quantidade necessárias de horas de sono variar de pessoa para pessoa, de acordo com a faixa etária, é recomendado dormir de 7h a 9h diárias

Uma boa noite de sono, além de fazer você se sentir melhor e mais disposto, é capaz, até mesmo, de fortalecer o sistema imunológico.

O problema é que dormir bem não é uma tarefa fácil para todo mundo, ainda mais em tempos de crise. Mas, fique sabendo que algumas atitudes podem ajudar você a dormir melhor, como por exemplo, evitar fazer refeições pesadas à noite, assistir televisão, mexer no celular, tomar bebidas com cafeína no final do dia, entre outras.

4. Praticar atividades físicas

Nos cuidados com a saúde, outra dica que não poderia faltar é a prática de atividades físicas.

Você não precisa se tornar um atleta, mas praticar atividades físicas, mesmo que em casa, é um dos cuidados com a saúde que todo mundo deve ter. O recomendado é fazer exercícios por, pelo menos, 30 minutos, em cinco dias da semana.

A prática de atividades físicas vai colaborar não só com a saúde física, mas com a saúde mental também. Isso porque durante as atividades físicas o corpo libera substâncias e hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Assim, a ansiedade e o estresse diminuem, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

5. Evite hábitos nocivos à saúde

Além de todos os outros cuidados com a saúde listados aqui, deixar de lado certos hábitos pode fazer uma diferença enorme quando se trata de manter a saúde em dia. Mudar hábitos pode ser um grande desafio para muita gente. Por isso, dependendo do caso, é preciso buscar ajuda profissional.

O consumo excessivo de álcool é um dos hábitos nocivos mais comuns. Por ser uma substância consumida em diferentes ambientes e ocasiões, é um hábito que costuma ser aceitável. No entanto, ao ser consumido, em excesso, pode causar sérios problemas à saúde, sobretudo ao fígado. Fumar é outro hábito extremamente prejudicial que precisa ser eliminado o quanto antes.

Cuidados com a saúde para evitar doenças virais

A principal medida preventiva que podemos tomar contra os vírus, é manter nossas mãos limpas e evitar colocá-las no rosto.

A prevenção em relação às doenças virais tornou-se pauta mundial por conta da pandemia de coronavírus. Uma das medidas mais eficientes no combate de diversas doenças causadas tanto por vírus quanto por bactérias é a vacinação. Por isso, é importante que todos tenham sempre as vacinas em dia. 

No entanto, como não há vacina para combater todos os vírus que correm por aí, outros cuidados com a saúde são tão importantes quanto. 

Uma medida de higiene simples e, ao mesmo tempo, bastante eficaz é lavar as mãos com água e sabão com frequência, sobretudo após ir ao banheiro, usar o transporte público e antes de comer. Caso não seja possível lavar as mãos, use o álcool em gel

Além disso, é importante evitar ficar próximo de pessoas doentes ou em lugares fechados, tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca, e compartilhar copos e talheres.

Como cuidar-se usando os pontos dos programas de fidelidade?

Fique sabendo que dá para tomar os cuidados com a saúde mesmo sem prejudicar o seu orçamento e até sem sair de casa

Isso é possível graças à plataformas que permitem a troca de pontos acumulados no cartão de crédito por serviços, produtos digitais, etc. Uma delas é a Easy Live, plataforma que tem parceria com os principais programas de fidelidade do Brasil. 

No catálogo, você encontra diversas atividades de cuidado pessoal, que podem te fazer sentir-se melhor em tempos de crise, pois é essencial cuidar também da saúde mental.

Que tal, em vez de deixar os seus pontos do cartão expirarem, trocá-los por atividades que o ajudem a manter uma rotina mais saudável? 

Gostou de aprender como os cuidados com a saúde são essenciais? Então, confira também algumas dicas de como construir um estilo de vida saudável!

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário