Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Como juntar mais pontos?

Mitos sobre troca de pontos do cartão de crédito

Se você ainda não aproveitou as vantagens de trocar os pontos do cartão de crédito, saiba que nunca é tarde para começar. Embora muita gente faça compras com cartões, nem todo mundo sabe como esse esquema de juntar pontos funciona.

Isso porque diversos mitos e verdades rondam a troca de pontos, confundindo as pessoas em relação ao segmento. Você é uma delas?

Então, não deixe de conferir esse artigo! Abaixo, você vai encontrar todas as informações que precisa para saber o que é verdade quando se tratar de trocar os pontos do cartão de crédito por milhas, produtos, serviços e até atividades de lazer.

O que é a troca de pontos do cartão de crédito?

Talvez você nem saiba, mas o seu banco, provavelmente, oferece pontos a cada dólar que você gasta no Brasil ou em compras internacionais. Geralmente, um dólar gasto corresponde a um ponto – e, claro, o valor em reais vai depender da cotação do momento.

Sendo assim, conforme você gasta no cartão de crédito, pontos vão sendo acumulados. Porém, as regras e os custos para ter esse benefício dependem de cada instituição financeira. Ou seja, é preciso consultar como o acúmulo de pontos funciona com a operadora do seu cartão.

O mais comum é a cobrança de uma anuidade do cartão, que varia bastante de acordo com a instituição. Já no caso dos cartões sem anuidade, os consumidores costumam pagar um valor determinado para poder acumular pontos.

Mas, para que servem esses pontos?

Os pontos do cartão de crédito podem ser trocados por mais coisas do que você imagina. As milhas para a compra de passagens aéreas são as primeiras a serem lembradas, mas fique sabendo que você também pode usar a pontuação para adquirir produtos e aproveitar experiências de lazer e diversão.

Como funciona a troca de pontos do cartão de crédito?

Saber como funciona a troca de pontos do cartão de crédito é importante para que você comece a utilizar esse serviço e usufruir das vantagens.

Para trocar os pontos do cartão de crédito, não basta apenas gastar. O que você deve fazer é se inscrever em um programa de fidelidade

Alguns deles são oferecidos pelos próprios bancos ou operadoras de cartão de crédito. Há ainda os programas de fidelidade de companhias aéreas, operadoras de telefonia, postos de combustível, entre outros.

O que é mais interessante para o consumidor é a parceria entre eles. Você pode se inscrever no programa de fidelidade do seu banco, por exemplo, e depois transferir os seus pontos para o programa da empresa aérea. Ou seja, o principal é você ter um cadastro para acumular pontos e depois poder trocar pelos mais variados benefícios.

Fique sabendo que vale a pena verificar antes qual é a pontuação mínima exigida pelo programa para que você possa fazer resgates. Isso porque a maior parte deles exige uma quantidade mínima de pontos para autorizar as trocas. 

Ainda, veja se não há uma taxa para transferir os pontos de um programa para outro, geralmente, esse custo adicional não existe e você pode resgatar por passagens aéreas, neste caso, diretamente pelo shopping de resgates do programa do banco. 

Como descobrir qual é o saldo de pontos do cartão de crédito? 

Ele costuma vir na fatura. Caso contrário, você pode encontrar essa informação no atendimento online ou no próprio site do banco. Além de saber quantos pontos você tem, é importante acompanhar as datas de vencimento dos pontos para não acabar os perdendo.

Quais são as vantagens que esse serviço pode oferecer?

Apesar de a troca de pontos do cartão de crédito, geralmente, estar associada às passagens aéreas, saiba que essa não é a única vantagem. Afinal, as opções de resgate hoje são inúmeras e inclui atividades de lazer, entretenimento, bem-estar, gastronomia, entre outras.

Até porque, nem todo mundo gasta o suficiente no cartão para acumular a quantidade de pontos necessária para fazer uma viagem de avião ou se hospedar no hotel dos sonhos. Mas, isso não quer dizer que você tenha que deixar os seus pontos expirarem, ok?

Atualmente, é muito mais fácil aproveitar os benefícios graças à plataformas como a Easy Live, que possui parcerias com os principais programas de fidelidade do Brasil. 

Para você ter uma ideia da quantidade de atividades disponíveis, dê uma olhadinha no catálogo da Easy Live para conferir tudo o que você pode aproveitar através da troca de pontos.

Você pode trocar os seus pontos acumulados, em programas de fidelidade, por ingressos para o cinema e teatro, shows, festivais, parques de diversão, museus, etc. Além disso, você também pode aproveitar diversos serviços digitais, isso mesmo, sem sair de casa!

É possível trocar os seus pontos por serviços, como por exemplo, créditos para viagens com a Uber, revelação de fotos digitais, vale combustível, assinatura da Deezer ou Spotify. 

Dá até para usar a pontuação para presentear pessoas com cartões que podem ser usados em lojas, tais como Zara, Vivara, Saraiva, TNG, Renner, Havaianas, Netshoes, entre outras.

Para os fãs de esportes, a Easy Live também permite a troca de pontos por kits para algumas das principais corridas do país, salto de paraquedas e muito mais!

Mitos e verdades sobre a troca de pontos do cartão de crédito

Quando se trata de trocar pontos do cartão de crédito, como saber distinguir os mitos e verdades em torno do assunto? Para ajudar você a tirar o máximo de proveito dos programas de fidelidade, fizemos esse artigo para esclarecer algumas questões importantes. Confira abaixo:

Só vale a pena trocar os pontos por milhas aéreas?

MITO. Há quem acredite que a única coisa que compensa é usar os pontos para adquirir passagens aéreas. 

Embora essa seja uma excelente vantagem, como você viu no tópico anterior, existem outras, sobretudo para as pessoas que não acumulam pontos suficientes para trocar por viagens ou que não possui interesse nesse serviço.

Portanto, se você quer usar os seus pontos para ter experiências incríveis ou para divertir-se com amigos e família, saiba que é possível. Fique ligado na validade e aproveite as vantagens dos programas de fidelidade.

Usar o crédito é uma ótima opção

Mantenha-se informado dos mitos e verdades sobre troca de pontos do cartão de crédito para não perder nenhuma oportunidade.

VERDADE. Tem gente que compra tudo no cartão de crédito e não é, necessariamente, por não ter dinheiro na conta. Em vez de usar o débito ou o dinheiro, dê preferência ao cartão de crédito, pois você consegue acumular mais pontos.

Com isso, a economia de dinheiro é ainda maior, já que os pontos podem ser usados para aproveitar experiências que não vão custar nada para você. Ou seja, dá para curtir um cinema ou um jantar a dois, por exemplo, sem colocar a mão no bolso. Não é uma ótima ideia?

Fazer resgates é uma dor de cabeça

MITO. Essa tarefa é bem mais simples do que a maioria das pessoas pensam. Portanto, não deixe esse mito te desanimar, pois ele só vai fazer você perder ótimas oportunidades e experiências únicas.

Para resgatar passeios, ingressos e serviços na Easy Live, você nem precisa fazer a transferências de pontos do seu cartão. Isso porque a plataforma é integrada aos principais programas de fidelidade, permitindo que você resgate experiências com toda comodidade e segurança.

Na hora de escolher o produto que deseja resgatar, você só precisa clicar na logo do seu programa. Depois disso, você é direcionado ao site do programa para finalizar o resgate. Então, basta esperar o e-mail de confirmação com as orientações para resgatar o voucher.

É preciso gastar muito para conseguir resgatar

MITO. Você não precisa gastar rios de dinheiro para aproveitar os benefícios dos programas de fidelidade e trocar seus pontos por diferentes experiências. Isso porque, como você pode ver no catálogo da Easy Live, as opções de troca são bem diversificadas.

E boa parte delas não exige uma grande quantidade de pontos para fazer os resgates. Portanto, não é só quem tem altos gastos no cartão que consegue aproveitar essas vantagens.

Programas de fidelidade ajudam a economizar

VERDADE. Se você pode trocar os pontos do cartão de crédito por passeios, ingressos para shows, teatro, cinema e outras atividades, isso quer dizer que essa é uma ótima estratégia de economia.

Para economizar uma grana, nem sempre deixar de fazer alguma coisa é a melhor alternativa. Em épocas que é preciso economizar mais, o lazer e a diversão são os primeiros a serem cortados do orçamento familiar. Entretanto, esses momentos de sair da rotina e se distrair um pouco são muito importantes.

Com isso em mente, o resgate de experiências permite a você fazer passeios especiais ao lado de quem você ama sem precisar comprometer sua renda. Afinal de contas, os pontos do cartão de crédito é que vão bancar seus passeios.

Se você ainda não se inscreveu em um programa de fidelidade para trocar seus pontos do cartão de crédito, faça isso agora mesmo! Está esperando o que?

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário