Como ler mais? Confira 14 benefícios da leitura!

Você já ouviu falar sobre os benefícios da leitura? Além de serem ótimas companhias, saiba que os livros podem ser mais poderosos do que a gente imagina.

Confira, abaixo, um resumo do que esse conteúdo vai abordar:

  • 14 benefícios da leitura;
  • como aproveitar os benefícios da leitura sem sair do orçamento.

Não se trata só do conhecimento contido nas histórias, mas também sobre a própria experiência da leitura. Afinal, essa atividade é capaz de nos impactar de diferentes formas.

Quer descobrir como? Então, confira a seguir quais são os principais benefícios da leitura para você aproveitar!

14 benefícios da leitura

Abordaremos, neste post, vários benefícios da leitura, acompanhe quais eles são:

1. Estimula a criatividade

Consumir cultura é sempre um estímulo para a criatividade. E no caso dos livros esse estímulo pode ser ainda mais forte. Isso porque a leitura faz com que a gente tenha que criar nossas próprias imagens mentais sobre a história.

Ao longo de um romance, por exemplo, as imagens dos personagens, paisagens e cenários começam a surgir na mente. Assim, os livros conseguem transportar os leitores para outros mundos, onde tudo pode ser diferente.

Além disso, talvez você não perceba num primeiro momento, mas a leitura te ajuda a criar novas conexões entre os pensamentos e ideias diferentes. E a criatividade é fortalecida a partir dessas relações que criamos.

2. Reduz o estresse

Um dos maiores benefícios da leitura para a saúde é a redução do estresse. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Sussex, seis minutos de leitura, por dia, são suficientes para diminuir os níveis de estresse em até 68%.

Esse dado mostra que não é preciso passar horas e horas lendo para sentir os impactos dessa atividade. Em poucos minutos, a frequência cardíaca diminui e os músculos conseguem entrar em estado de relaxamento.

Portanto, se você é do tipo que tem dificuldade para relaxar, por que não experimenta se perder em um livro? Escolha um momento do dia para deixar o celular de lado e se jogar numa boa história.

3. Melhora o funcionamento do cérebro

Homem lendo e tomando café
Os livros podem trazer inúmeros benefícios às pessoas que leem cotidianamente.

A leitura funciona como um exercício físico para o cérebro. Assim como os demais órgãos do corpo, ele precisa ser exercitado para se fortalecer, manter-se saudável e colher os benefícios a longo prazo.

Quando você lê, várias atividades mentais acontecem ao mesmo tempo, ativando sua percepção, raciocínio e memória. Sem contar que a região responsável pela linguagem é estimulada, entre outras áreas do cérebro.

Até mesmo aquelas ligadas ao emocional são influenciadas pela leitura. Afinal, as narrativas costumam estar recheadas de conteúdos que despertam diferentes sentimentos nos leitores.

4. Desenvolve senso crítico

Ninguém nasce com o senso crítico desenvolvido nem se torna uma pessoa crítica de uma hora para outra. Isso porque o senso crítico não significa espalhar opiniões sobre diversos assuntos por aí.

Trata-se de ter uma boa capacidade de reflexão, análise e de argumentação sobre temas e situações diferentes. Essa é a diferença entre dar uma simples opinião e saber se posicionar a partir de informações reais.

Por colocar as pessoas em contato com diferentes contextos, a leitura ajuda a desenvolver o senso crítico. E, ao mesmo tempo, faz com que os leitores passem a refletir sobre os seus próprios valores e visões de mundo.

5. Aumento da capacidade de sentir empatia

Nos últimos tempos, muito se fala sobre empatia. Ela nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ou seja, enxergar as situações a partir de outras perspectivas.

Um estudo da Universidade de Emory mostrou que uma narrativa de ficção pode ensinar as pessoas a serem mais empáticas. Ao ler uma história, mesmo que não exista uma identificação com o personagem, o sentimento de empatia aflora.

Conhecendo de perto o contexto do personagem, fica ainda mais fácil compreender suas atitudes. É um ensinamento que precisa ser aplicado na vida real, pois nos ajuda a julgar menos e compreender os outros.

6. Aumenta o conhecimento geral

Este provavelmente é um dos benefícios da leitura do qual você já deve ter ouvido falar antes. Independentemente do gênero do livro, a leitura dele ajuda a ampliar o conhecimento

Quanto maior a sua bagagem de conhecimento mais interessante você se torna. O aprendizado trazido pela leitura vai ajudar você a ser uma pessoa completa, capaz de conversar sobre diversos assuntos e realmente ter o que falar.

Saiba que é possível aprender com livros de todos os tipos, não só com aquelas leituras mais “pesadas”. As histórias sempre têm algo a nos ensinar, mesmo as mais fantasiosas.

7. Evolução da escrita

Para escrever bem, ter o hábito de ler é fundamental. Por mais que você estude e tente decorar todas as regras do português, é o contato constante com construções variadas que vai melhorar sua capacidade de escrita.

Essa é uma habilidade importante não apenas para quem deseja ser escritor. Na maioria das profissões, saber escrever é um dos requisitos. Portanto, não passe vergonha na sua vida profissional por conta disso.

Se você começar a ler mais, vai perceber o quanto esse hábito te ajuda a expressar-se na escrita. Ou seja, a ter mais desenvoltura, sem ficar travado na hora de escolher quais palavras usar.

8. Melhora as noites de sono

Menina lendo deitada na cama
Um dos benefícios da leitura é a melhora das noites de sono, o que pode ajudar muitas pessoas que sofrem com a insônia!

Muita gente tem problemas para pegar no sono. Se você é uma delas, fique sabendo que um dos maiores benefícios da leitura é melhorar suas noites de sono.

Quando for para a cama, ao invés de gastar um tempão nas redes sociais ou em frente à tela do celular assistindo a uma série, experimente ler um livro. Por ser relaxante, a leitura induz você a pegar no sono e a dormir mais profundamente.

Já os aparelhos eletrônicos têm o efeito oposto. Eles fazem com que você fique acordado porque emitem luzes que deixam sua mente em estado de atenção. Sendo assim, é preciso fugir delas para dormir bem.

9. Amplia o vocabulário

Para aprender novas palavras, nada melhor do que ler. Com a ajuda dos livros, você entra em contato com expressões diferentes e termos que talvez nunca tivesse ouvido antes.

Assim, seu vocabulário aumenta. Isso contribui não só para a escrita, mas para a comunicação e os seus relacionamentos interpessoais também, pois você aprende a expressar-se melhor.

Sabendo disso, fique atento às novas palavras que cruzarem seu caminho. Uma dica é anotá-las em um caderno, junto do significado, para você lembrar-se delas e ficar mais atento quando aparecem em outras leituras.

10. Facilita a aceitação do “diferente”

Infelizmente, todos nós temos certos preconceitos ou ideias estereotipadas em relação a quem é diferente da gente. Na maioria dos casos, é uma questão de pura ignorância, ou seja, falta de conhecimento mesmo.

E os livros são meios incríveis de nos apresentar outras culturas e experiências diferentes das nossas. Dessa forma, é possível varrer ideias preconceituosas das nossas vidas e passar a aceitar mais as pessoas.

É como viajar sem sair de casa. Por meio das palavras de um livro, você pode passear por qualquer parte do mundo.

11. Promove a saúde mental

Quem tem o costume de ler também sente os benefícios da leitura na saúde mental. Isso porque essa atividade mantém o cérebro das pessoas ativo, assim como outras atividades mentalmente desafiadoras.

Um estudo, publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, mostrou que ler regularmente faz com que as pessoas tenham 2,5 vezes menos chances de desenvolver Alzheimer.

Pensando nisso, por que não criar uma relação mais próxima com os livros o quanto antes? É um hábito que vai impactar a sua saúde mental não só agora, como também no futuro.

12. Amplia a capacidade de memória

Por ter essa característica de ser mentalmente estimulante, a memória é mais uma a colher os benefícios da leitura. Portanto, se você quiser preservar a sua, os livros devem ser seus aliados.

Quando comparadas às pessoas que não leem, as que cultivam esse hábito têm uma taxa de declínio mental reduzida, o que afeta diretamente a memória.

Ao ler um romance, por exemplo, você precisa se lembrar do nome dos personagens, das características deles e do que acontece ao longo da história. Isso é um exercício importante para o cérebro se fortalecer.

13. Melhora o foco 

Um livro aberto em uma mesa
Melhorar o foco das pessoas que aderem esse hábito à rotina também é um dos benefícios da leitura.

Vivemos em uma era que estar conectado é a regra. Com isso, somos bombardeados de informações e vários estímulos, de todos os tipos, que roubam a nossa atenção.

Não é à toa que se manter focado é tão difícil. Quantas vezes você não ficou lutando consigo mesmo para terminar um trabalho no computador e não se deixar levar pelas distrações?

De novo, a leitura aparece para salvar nossas vidas. Diferentemente de assistir televisão, por exemplo, ler um livro exige atenção plena, funcionando como um treino para outras atividades que demandam foco total.

14. Aprimora a concentração

A diferença entre foco e concentração é que a segunda se prolonga por mais tempo. Melhorar essa capacidade é, cada vez, mais difícil, já que o tempo inteiro somos interrompidos pelas notificações de celular.

Quando se está lendo uma história, é preciso ter concentração para envolver-se com a leitura. A partir do momento que você se concentra pra valer, parece que o mundo externo deixa de existir.

Na próxima vez que sentir-se imerso de verdade em um livro, comece a reparar mais nisso. É aquele tipo de coisa que faz com que a gente perca a noção do tempo.

Agora que você já conhece vários dos benefícios da leitura, que tal descobrir como cultivar esse hábito sem sair do seu orçamento? Acompanhe!

Quer ter os benefícios da leitura mas acha que comprar livros é caro?

Uma garota pegando livro na estante
Não fique sem os benefícios da leitura por não poder comprar livros, neste momento, existem outras opções.

A falta de grana é um obstáculo na vida de muita gente. Por isso, comprar livros pode ser algo complicado. Mas, fique sabendo que é possível aproveitar os benefícios da leitura mesmo com o orçamento apertado.

Uma alternativa é pegar livros emprestados em bibliotecas. Se você nunca fez isso, quando puder, veja quais são as bibliotecas mais próximas da sua casa para conferir os títulos disponíveis.

Para quem gosta de praticidade, usar a pontuação acumulada do cartão de crédito para adquirir livros é uma ótima opção. Já tinha ouvido falar sobre essa possibilidade?

Você pode trocar os seus pontos por gift cards para gastar, como quiser, na Livraria Cultura e Saraiva. Com alguns cliques você também consegue comprar assinaturas da UOL Banca Digital e da Bebanca para ter acesso aos principais jornais e revistas.

Acesse agora o catálogo da Easy Live e confira todos os produtos e serviços que você pode adquirir usando os seus pontos! 

Você também pode querer ler:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *