Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

Aprenda como se exercitar em casa da maneira certa!

Fazer atividades físicas é fundamental não só para o corpo como também para a mente. Diante da necessidade de isolamento social, muita gente está tentando aprender como se exercitar em casa para manter a saúde em dia.

Mesmo que você não tenha o espaço que gostaria ou aqueles aparelhos de academia à sua disposição, fazer exercícios em casa é mais do que possível.

Está precisando de uma força? Então continue lendo esse conteúdo! Veja porque treinar em casa e confira as dicas para se exercitar de forma adequada.

Quais são os benefícios dos exercícios físicos?

Movimentar o corpo, alongar, fortalecer músculos e articulações são alguns exemplos de atividades que você pode fazer no conforto do seu lar e que colaboram com a sua saúde e melhoram o bem-estar.

Portanto, os exercícios físicos precisam fazer parte da sua vida e se tornar um hábito, ainda que você precise passar o dia inteiro dentro de casa. Isso porque eles trazem diversos benefícios, entre eles:

9 dicas para fazer exercícios em casa da maneira certa

Agora que você já conheceu os benefícios que os exercícios físicos podem trazer para uma pessoa, confira abaixo 9 dicas para fazer exercícios em casa da maneira certa.

1- Use roupas leves e adequadas

Fique sabendo que as roupas para práticas esportivas não servem apenas para compor o look fitness. As peças leves são importantes para garantir o seu conforto não só na academia, mas na hora de fazer exercícios em casa também.

O mesmo vale para os calçados. Dê preferência para os tênis apropriados, pois eles ajudam a proteger suas articulações, já que reduzem os impactos. Ninguém quer sofrer uma lesão em casa, certo?

2- Faça treinos do seu nível

A iniciativa de começar a treinar em casa é ótima, principalmente se você é do tipo sedentário. Porém, é preciso tomar cuidado para fazer os treinos de acordo com o seu nível.

Sendo assim, se você é iniciante faça os treinos para iniciantes. Pular de nível e se desafiar não costuma ser uma boa ideia.

Afinal, por não ter um profissional para verificar se está fazendo certo, é melhor evitar os treinos com os quais você não se sente confortável. Assim, respeitando isso, é fácil evitar machucados.

3- Use vídeos do YouTube

Se você fizer uma busca rápida no YouTube, vai ver que existe uma infinidade de vídeos com exercícios para fazer em casa. Portanto, vale a pena dar uma pesquisada nos canais até encontrar um que você goste.

Além dos mais tradicionais exercícios de alongamento, condicionamento e musculação, você encontra diversos vídeos feitos por instrutores de yoga e até de dança.

4- Construa uma rotina de treino

Para adquirir qualquer hábito, precisamos fazer com que ele vire parte do dia a dia. Sendo assim, marque os dias e horários para treinar em casa e siga eles direitinho. Isso faz com que você não dependa só da sua força de vontade.

Além disso, é importante que os treinos sigam uma rotina certa. Ou seja, é preciso intercalar dias de exercícios mais intensos com outros mais leves para obter os melhores resultados.

Se possível, conte com a ajuda de um profissional. No caso da musculação, por exemplo, ele pode te ajudar a montar seus treinos de acordo com os grupos de músculos.

5- Não pule o alongamento

O alongamento é fundamental nos treinos para se evitar uma lesão, por isso, não deixamos ele de fora em nossas dicas de como se exercitar em casa.

O alongamento é uma das etapas mais importantes de qualquer atividade física. Quem está interessado a aprender como se exercitar em casa precisa fazer com que o alongamento se torne prioridade antes e depois dos treinos.

Ao alongar, os seus músculos esticam e o seu corpo ganha espaço para se desenvolver melhor. Além disso, evita que você se machuque, melhora a postura e até pode te dar mais autoconfiança.

6- Foque na respiração

Sabia que respirar corretamente durante as atividades físicas faz uma diferença enorme? Ao mesmo tempo em que alimenta o corpo com oxigênio, a respiração certa dá mais intensidade para os exercícios em casa.

No yoga e pilates, entre outras atividades voltadas ao alongamento, a respiração é central. Isso porque ela ajuda a manter a concentração no exercício e amplia os movimentos.

A dica é ficar atento a ela sempre, inspirando na hora de fazer esforço e expirando na hora de soltar o corpo. No abdominal, por exemplo, você deve inspirar quando sobe e expirar quando desce.

7- Aqueça antes de treinar em casa

O aquecimento é tão importante quanto o alongamento antes dos treinos. O seu corpo e a sua mente precisam se preparar para fazer os exercícios, ainda que sejam leves.

Quando o corpo aquece, as articulações são lubrificadas, com o objetivo de protegê-las contra os desgastes. Joelhos, ombros e tornozelos precisam ser sempre protegidos, pois algumas lesões podem ser bem complicadas.

8- Se hidrate

Beber água parece ser a solução para muitas coisas, não é verdade? Fique sabendo que não é por acaso. Estar hidratado é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Por isso, procure sempre se manter hidratado, não só na hora de treinar em casa.

A hidratação vai colaborar com o seu desempenho, ajudar a tonificar os músculos e dar mais disposição.

Você pode manter uma garrafinha do lado para não ter que interromper os exercícios. No entanto, lembre-se de que o ideal é tomar água ao longo do dia para não sentir sede durante os treinos.

9- Conheça o seu limite

Conhecer os próprios limites é mais um dos ensinamentos de como se exercitar em casa. Exagerar nos exercícios não faz bem para ninguém e pode até ser prejudicial.

Treinar por muitas horas, além de cansaço, pode provocar estresse, fadiga muscular, lesões, entre outros problemas.

Além disso, não se esqueça que a ideia é fazer exercícios em casa para ser mais saudável e se sentir bem. Ninguém precisa travar uma competição consigo mesmo.

7 dicas de como se exercitar em casa

Agora que demos dicas de como se exercitar em casa da maneira correta, acompanhe alguns exercícios fáceis de serem feitos em casa:

1- Suba escadas

Se você mora em prédio ou sobrado, subir escadas é uma ótima opção de atividade cardiovascular e de fortalecimento para os joelhos. Só que é preciso tomar cuidado na descida para não forçar as articulações.

2- Aposte nas pranchas

A prancha é um exercício simples e por isso, não poderia faltar em nossas sugestões de como se exercitar em casa.

Os exercícios para fortalecer o abdômen são alguns dos mais procurados pelas pessoas. Para não enjoar dos abdominais, faça as pranchas – se você não souber como funciona, procure alguns vídeos na internet. Além de trabalhar a barriga, o exercício coloca os músculos das costas e dos braços para funcionar.

3- Faça flexões, abdominais e polichinelos

Esses três exercícios ajudam a fortalecer vários grupos de músculos e perder umas boas calorias. Mesmo quem não sabe muito sobre como se exercitar em casa pode praticá-los, pois são simples e não demandam muita orientação.

4- Dance

Além de ser bastante divertido, dançar é um dos melhores exercícios para fazer em casa. Embora tenham várias aulas disponíveis online, o mais importante é mexer o corpo. Portanto, coloque as suas músicas preferidas para tocar e transforme a sua sala em uma pista de dança!

5- Improvise alguns “pesos”

Caso você não tenha aqueles pesos usados em academia, não tem problema. Use a criatividade e improvise seus próprios equipamentos para treinar em casa. Uma boa ideia, por exemplo, é fazer halteres com garrafas cheias de água.

6- Realize tarefas domésticas

Ao varrer os cômodos, passar pano no chão, lavar o banheiro, entre outras tarefas, você também está exercitando o corpo. Ou seja, é uma forma super eficiente de eliminar vários itens da lista de afazeres de uma vez só. Depois que terminar de colocar a casa em ordem, não se esqueça de dar aquela alongada para fechar com chave de ouro.

7- Faça yoga e meditação

Nas dicas de como se exercitar em casa não poderia faltar essa prática que agrega benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

A prática de yoga e meditação traz vários benefícios para a saúde física e, sobretudo, mental. Os benefícios para a concentração, relaxamento, disciplina, redução do estresse e da ansiedade fazem com que essas atividades ganhem cada vez mais adeptos.

Aplicativos que podem te ajudar a se exercitar em casa

Já que conheceu alguns exercícios simples de serem realizados, vamos indicar aplicativos que podem te ajudar a se exercitar em casa. Confira:

Nike Training Club

O Nike Training Club é um dos apps fitness mais populares. Ele é ótimo tanto para quem não sabe como se exercitar em casa sozinho quanto para quem tem objetivos específicos e busca treinos diferenciados. 

Você vai ver que eles são separados por níveis (iniciante, intermediário e avançado). E você é quem escolhe a duração, se usa pesos ou não, etc.

Disponível para Android e iOS.

BTFIT

Com aulas diárias em grupo, o BTFIT é um aplicativo criado para quem deseja perder peso ou entrar em forma. É excelente para quem precisa de apoio para se exercitar em casa, já que ele conta com personal trainers para fazer o acompanhamento online.

Disponível para Android e iOS.

Desafio 30 Dias Fitness

Milhões de pessoas já baixaram o Desafio 30 Dias Fitness para treinar e casa. Você é quem define suas metas e os treinos são divididos de acordo com elas. Conforme o tempo passa, é possível aumentar a intensidade dos exercícios. Além disso, ele oferece treinos específicos para pernas, abdômen, braços e glúteos.

Disponível para Android e iOS.

Treino em Casa para Mulheres 

O Treino em Casa para Mulheres, como o nome diz, foi feito para o público feminino. Por ter treinos focados em certas partes do corpo, é excelente para quem quer aprender como se exercitar em casa do jeito certo. O app ainda conta com lembretes para você não esquecer de treinar.

Disponível para Android e iOS.

Down Dog

Quando o assunto é yoga, o Down Dog é um dos apps mais populares e bem avaliados. Isso porque ele oferece milhares de combinações de treinamentos tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Portanto, a aula nunca é a mesma.

Disponível para Android e iOS.

Além de todas essas dicas que demos ao longo do conteúdo, uma outra alternativa para você que quer aprender como se exercitar em casa da maneira certa é trocar os pontos acumulados no cartão de crédito por treinos com um Personal Trainer!

Quer saber como? Isso tornou-se possível através da plataforma Easy Live.

Se você se interessou na possibilidade de trocar os pontos acumulados em seu cartão por treinos, clique aqui para saber mais sobre esse serviço!

O que achou do conteúdo? Se gostou de aprender como se exercitar em casa, não deixe de conferir outros conteúdos no blog da Easy Live com outras dicas de saúde e bem-estar!

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário