14 tipos de chá: conheça os benefícios de cada um!

Você conhece os benefícios dos diferentes tipos de chás? Além do sabor, cada um deles apresenta determinadas propriedades.

Por isso, se quiser aproveitar, ao máximo, os benefícios dos diferentes tipos de chá, vale a pena conhecer as suas características e modos de preparo mais adequados.

Vamos lá?

Infusão X decocção: qual é a melhor?

Para tirar bom proveito das propriedades medicinais dos diferentes tipos de chás, é importante que você saiba utilizar o processo de extração mais adequado do princípio ativo das plantas.

A infusão é um dos processos mais tradicionais. Consiste em adicionar água quente sobre as folhas ou flores, que podem ser secas ou frescas.

É preciso deixar em repouso, em média, de 5 a 10 minutos. Vale apontar aqui que o tempo de infusão varia de erva para erva, afetando suas propriedades.

Se estiver usando um chá de saquinho, a bebida está pronta para beber. Já no caso da planta fresca, é preciso coar antes.

O outro processo é a decocção, em que a mistura é fervida por pelo menos 10 minutos. Costuma ser usada para fazer chá de raízes, cascas e sementes. Afinal, o processo para extrair o princípio ativo dessas partes da planta é mais demorado.

14 tipos de chás e seus benefícios 

Vários tipos de chás em xícaras
Os tipos de chás mais populares possuem propriedades incríveis que podem ajudá-lo, inclusive, a se sentir melhor no dia a dia.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o preparo, que tal conferir os 14 tipos de chás e os seus benefícios? Acompanhe!

1. Chá de hortelã

Bem popular, a hortelã é usada não só no preparo de chás como também de pratos e sucos. Entre os mais conhecidos benefícios do chá de hortelã estão o auxílio na digestão, eliminação de gases e combate a gripes e resfriados.

2. Chá verde

O chá verde é poderoso quando se trata de acelerar o metabolismo. Assim, ajuda a queimar calorias e as gorduras do corpo. Além disso, a presença de L-teanina aumenta a produção dos hormônios responsáveis pelo bem-estar.

3. Chá de camomila

Para quem busca um efeito calmante, o chá de camomila costuma ser a primeira opção. Também possui propriedade anti-inflamatórias e digestivas, sendo indicado para náuseas, indigestão, vômitos e refluxo.

4. Chá de erva-mate

Por conta de presença de polifenóis e cafeína, o chá de erva-mate ajuda a queimar gordura e a controlar o colesterol. Além disso, entre os benefícios estão suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

5. Chá de hibisco

O chá de hibisco se tornou popular entre quem deseja perder peso. Mas, esse não é o único benefício dele. Ele também ajuda a regular o intestino e combater a retenção de líquido.

6. Chá de boldo

Xícara com chá e um bule
Atente-se às propriedades medicinais de cada um dos tipos de chás!

Com certeza alguém da sua família já deve ter receitado o chá de boldo para curar a ressaca ou o mal estar causado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos. Por ter uma substância chamada lactona, ajuda a digerir a gordura.

7. Chá preto

O chá preto é um dos tipos de chá com uma boa quantidade de cafeína. Portanto, costuma ser ótimo para os dias de maior cansaço. Também ajuda a aumentar a imunidade e prevenir doenças cardiovasculares.

8. Chá de gengibre

O chá preparado com esta raiz poderosa oferece diversas propriedades terapêuticas. Por ser termogênico, acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Ainda, estudos indicam a capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas.

9. Chá de canela

A canela é rica em vitaminas, ferro, cálcio, potássio, magnésio e diversas outras substâncias antioxidantes. Por isso, protege o corpo do envelhecimento precoce e de infecções. Também promete combater fungos e bactérias.

10. Chá de erva cidreira

O chá de erva-cidreira é mais um dos tipos de chá calmantes, sendo indicado para quem busca uma boa noite de sono. Além disso, também ajuda a aliviar desconfortos estomacais e a indigestão.

11. Chá de amora

Preparado com as folhas da planta, o chá de amora é conhecido por ser um remédio natural para tratar os sintomas da menopausa. Outro benefício é o controle do colesterol alto e do excesso de glicose no sangue.

12. Chá de eucalipto

Para quem sofre com rinite, sinusite, bronquite e outros problemas respiratórios, o chá de eucalipto é ótimo. Ainda, por possui propriedades antissépticas, pode ser usado para desinfetar machucados e higienizar partes do corpo.

13. Chá branco

Parente do chá preto e do chá verde, o chá branco é conhecido de quem busca soluções naturais para emagrecer. Ele é um aliado de quem quer perder peso porque acelera o metabolismo. Este chá também melhora o humor e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

14. Chá de alecrim

O alecrim é mais conhecido como tempero, mas saiba que ele também pode ser usado para fazer diferentes tipos de chás. A bebida tem ação digestiva, diurética, expectorante e ajuda a aliviar as cólicas.

Até aqui você aprendeu quais são os 14 tipos de chás mais populares no Brasil e os seus benefícios. O que acha de aproveitar essas inúmeras vantagens sem sair do seu orçamento? Abaixo, confira como!

Aproveite os benefícios dos tipos de chás sem sair do orçamento

Xícara de chá
Aprenda como os tipos de chás podem te ajudar a melhorar a sua saúde!

Sabia que você pode comprar chás de uma das marcas mais famosas do mundo usando os pontos do seu cartão de crédito? Isso é possível com a ajuda da Easy Live!

Com a pontuação acumulada no seu programa de fidelidade, você pode adquirir cartões presente para gastar na loja virtual da Twinings.

A Twinings é uma famosa marca de chá inglesa que conta com o selo de qualidade da Rainha Elizabeth II. Por oferecer uma grande seleção de sabores, não vai faltar opção para você se deliciar e aproveitar momentos especiais de autocuidado.

Gostou de aprender sobre os tipos de chás e quer conferir outras dicas que vão colaborar para o seu bem-estar? Então, leia o conteúdo especial que ajuda você a construir um estilo de vida saudável!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *