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Qualidade de vida

4 dicas para você construir um estilo de vida saudável

Costumamos pensar muito em mudanças durante todo o ano, principalmente, quando passamos por momentos de reavaliação da rotina e de prioridades. Isso acontece, pois a maioria das pessoas buscam construir um estilo de vida saudável.

Se você está passando por uma fase em que busca esse equilíbrio, esse texto pode te ajudar muito, porque vamos dar dicas que poderão facilitar o controle dessa rotina e torná-la mais benéfica, tanto fisicamente como mentalmente.

Abaixo, vamos definir melhor o conceito de estilo de vida e detalhar a importância em manter um equilíbrio. Descubra também 4 dicas que podem auxiliá-lo nesse caminho de busca por um estilo de vida saudável, que vai lhe permitir alcançar um patamar de vida mais completo e pleno. Confira!

O que é um estilo de vida?

O termo “estilo de vida” é bastante abrangente, e refere-se à forma como a pessoa encara o mundo e o vivencia no dia a dia.  

Ao determinar o estilo de vida de uma pessoa, leva-se em consideração alguns de seus comportamentos diários, em pilares relacionados aos seguintes meios: Espiritual, Físico, Mental e Social.

O estilo de vida pode abranger, também, a forma como uma determinada pessoa se relaciona com outros indivíduos e com outros grupos da sociedade, como seus colegas de trabalho, sua família e seus companheiros de atividades de lazer.

A importância em manter um estilo de vida saudável

Por ser um termo tão abrangente e amplo, o estilo de vida acaba contemplando diferentes áreas de nossa vida, impactando diretamente nosso dia a dia. Ele aborda os aspectos físico, mental, social e espiritual, por isso, parece que nos fornece um mapa daquilo que precisamos trabalhar em nosso cotidiano para alcançarmos essa vida mais disciplinada. 

Aqui, é importante ressaltar que não existe um aspecto mais importante que o outro e que todos precisam ser observados, durante o processo de busca por uma vida mais alegre e equilibrada.

Não adianta, por exemplo, fazer muitos exercícios físicos e não possuir uma dieta bem balanceada. Também não adianta fazer exercícios físicos e comer bem, mas abusar no uso de substâncias que fazem mal à saúde, como o cigarro, por exemplo.

O estilo de vida saudável também é um grande convite para termos uma vida mais equilibrada em si, no que diz respeito à saúde do corpo físico. Seguir essas orientações, como a prática de exercícios físicos e a busca por uma boa alimentação com vegetais e legumes é uma forma importante de prevenir doenças variadas.

Fazendo pequenas mudanças no estilo de vida de uma pessoa, é possível prevenir várias doenças que podem ser fatais, como por exemplo: doenças cardíacas, câncer e até mesmo derrame.

4 dicas para te ajudar a manter um estilo de vida saudável

A seguir, descubra dicas que vão ajudá-lo a manter um estilo de vida saudável, de acordo com os pilares que formam o conceito de estilo de vida.

Uma boa alimentação

Manter um estilo de vida saudável é muito importante para todas as áreas de sua vida.

Mais do que evitar frituras e gorduras ruins, uma boa alimentação fala sobre obter, através dos alimentos, todos os nutrientes necessários para que o organismo funcione da melhor maneira, ou seja, comer de uma forma balanceada um bom número de proteínas, vegetais, frutas e legumes é essencial para o estilo de vida saudável.

Atividade física

Praticar atividades físicas é essencial para quem quer manter um estilo de vida saudável.

A atividade física é muito importante para a manutenção do estilo de vida saudável, ela contribui para a sua resistência e ajuda a manter seu corpo bem alongado e forte, contribuindo com a sua integridade física e impedindo o surgimento de dores diversas, como a dor na lombar ou a dor nas pernas, por exemplo.

Seja para fazer musculação, praticar uma arte marcial ou se envolver em um determinado esporte, a atividade física é um componente essencial do estilo de vida saudável.

Evitar substâncias prejudiciais à saúde

Existem inúmeras substâncias que são ingeridas, diariamente, pelo homem e que não fazem bem à saúde.

Uma das mais “populares” é, provavelmente, a nicotina. Ela é uma substância química com potencial cancerígeno, isso quer dizer que atuam no corpo de tal maneira que podem destruir a forma de reprodução das células, causando o surgimento de um tumor. 

Outras substâncias, como o álcool, por exemplo, podem não ser tão prejudiciais quando são consumidas sem exageros. Porém, em excesso o álcool pode trazer alguns efeitos colaterais desagradáveis, como por exemplo, a ressaca ou até tornar a pessoa dependente, o que pode acarretar em diversos problemas para a saúde que afetam diretamente sua vida social.

Pouco abordadas no cotidiano, os agrotóxicos também fazem parte da lista de substâncias prejudiciais à saúde. Eles são usados nas plantações e alguns são tão fortes que podem ter potencial cancerígeno. Algumas formas de tentar evitar os agrotóxicos são: comer alimentos orgânicos, fazer a correta higienização dos alimentos, etc.

Exercitar a mente

Não adianta possuir um corpo em sua plena forma física, mas não ter uma mente sadia e organizada, que está pronta para resolver desafios, problemas, trabalhar de forma produtiva, seja em um ambiente acadêmico, ou em um ambiente corporativo.

O exercício mental pode ser praticado de diferentes formas. A pessoa pode, por exemplo, se inscrever em um curso de idiomas para exercitar a mente e aprender uma nova língua. Uma coisa interessante também para manter a mente ativa é estudar assuntos que são de seu interesse, sejam eles ligados ao seu trabalho ou não.

Se a disponibilidade de tempo é um pouco menor e não é possível se comprometer com novos estudos, ainda assim o exercício mental pode ser praticado por meio da leitura. Que tal ler algumas páginas, todos os dias? Uma pessoa que lê 30 páginas por dia, em média, consegue terminar de um livro de 300 páginas a cada 10 dias, o que está muito acima da média de leitura anual do brasileiro, por exemplo.

Outros exercícios mentais incluem a prática de jogos, como palavras-cruzadas, sudoku, e até mesmo videogames, especialmente se envolverem raciocínio lógico e resolução de conflitos.

Aqui, não importa a forma como você faz ou pratica, mas sim o resultado final. Expandir os limites da mente, desenvolver novas habilidades ou sair da zona de conforto mental são tarefas essenciais para conseguir atingir uma vida equilibrada.

Como manter um estilo de vida saudável sem gastar muito?

Muitas pessoas têm resistência em adotar um estilo de vida saudável, porque acreditam que ele possa trazer um gasto excessivo. Por isso, elaboramos algumas dicas que vão ajudá-lo a manter uma rotina equilibrada e não prejudicar o seu orçamento. Acompanhe!

Realizar exercícios em casa

Existem inúmeros tutoriais na internet de exercícios físicos leves que podem ser feitos em casa, sem gastar dinheiro em uma inscrição na academia, por exemplo. Assim, você mantém seu corpo físico ativo sem haver a necessidade de separar um orçamento para isso.

Outra alternativa na mesma categoria é fazer caminhada pelo seu bairro ou por um parque da região onde vive. Não é preciso desembolsar nenhuma quantia para isso e você pode ficar em forma com a caminhada.

É importante sempre lembrar de alongar antes de realizar essas atividades.

Se alimente bem gastando pouco

A alimentação é um dos pilares mais importantes do estilo de vida saudável. Muitas pessoas podem apresentar uma certa resistência ao adotá-lo, por conta do custo. A seguir, descubra formas de se alimentar da maneira certa sem gastar valores exorbitantes.

Procure feiras 

Dar preferência para comprar alimentos em feiras livres é o ideal, pois além de serem mais baratos, normalmente,  possuem menos agrotóxicos.

As feiras livres são bem comuns no Brasil, que acontecem na maioria das cidades. Se a sua não possui feiras com vendas de verduras, legumes e vegetais, procure pelo mercado municipal. A variedade de opções pode contribuir para encontrar os alimentos com um preço mais acessível.

Compre frutas e vegetais da estação

Cada estação do ano possui uma fruta, legume ou vegetal de melhor acesso naquele período. A grande quantidade de produtos colhidos nesse período faz com que os preços sejam mais baixos. Descubra quais são as épocas dos seus alimentos preferidos para investir neles durante esses períodos, para que você desfrute dos nutrientes sem gastar muito.

Cozinhe em casa

Cozinhar em casa é uma forma de economizar dinheiro, uma vez que você pode preparar seus alimentos na quantidade que deseja ou mesmo congelar eles para que durem mais tempo e rendam mais refeições. Aprenda a cozinhar vendo tutoriais e receitas na internet e, com isso, economize o dinheiro que seria gasto em delivery ou em restaurantes.

Trocar pontos por atividades saudáveis

É possível trocar os pontos acumulados no seu programa de fidelidade por atividades saudáveis que podem lhe proporcionar bem estar e relaxamento. Essas atividades estão disponíveis no catálogo da Easy Live e são bastante variadas.

É possível trocar pontos por diárias em academias nas principais capitais brasileiras, bem como massagens e procedimentos estéticos variados. Se você acumula pontos em programas como LATAM Pass, Livelo, Itaú, TudoAzul, Dotz e Esfera, por exemplo.

Veja o catálogo da Easy Live para entender como manter um estilo de vida saudável trocando pontos!

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

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