compre com pontos
leitura na educação infantil
Qualidade de vida

A importância da leitura na educação infantil!

Se você quer saber mais sobre a importância da leitura na educação infantil, chegou ao lugar certo!

No post de hoje, vamos falar sobre os principais benefícios de apresentar o mundo dos livros para os pequenos. Também tiramos suas dúvidas sobre a idade certa para incentivar o hábito de ler.

Por fim, vamos compartilhar uma dica incrível de como comprar livros gastando pouco!

Quais os benefícios da leitura na educação infantil?

Os livros são portas de entrada para um universo onde as crianças podem descobrir muitas coisas novas, aprender e se desenvolver cada vez mais. Portanto, não é exagero dizer que os benefícios da leitura são inúmeros.

A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre alguns deles:

Enriquece o vocabulário

Para os pequenos aumentarem o vocabulário, eles precisam estar sempre em contato com palavras diferentes. Por isso, a leitura na educação infantil é uma ferramenta poderosa.

Ao ouvir, ler e ver as palavras sendo empregadas em diferentes frases, a criança consegue assimilar os sons, a grafia e os contextos em que tais palavras são usadas.

Com isso, ampliam o vocabulário de um jeito descontraído. Depois, isso também vai ajudar no desenvolvimento da escrita.

Além de ampliar o vocabulário e leitura estimula a criatividade e desenvolve a habilidade de interpretação, fundamental para o futuro da criança.

Estimula a criatividade

A criatividade é outra que sai ganhando com os livros. Isso porque as histórias estimulam a imaginação das crianças de forma única.

Afinal, não há limites para a criatividade dentro da literatura infantil.

A partir do que leem, elas se tornam capazes de criar as próprias histórias e usar o que aprenderam em momentos importantes da vida delas.

Desenvolve a interpretação de textos

Sabia que um dos maiores problemas dos estudantes brasileiros é a interpretação de texto? Pois é, muitas pessoas crescem sem a habilidade de compreender o que foi lido.

A boa notícia é que a leitura na educação infantil ajuda a resolver esse problema, já que o hábito de ler desenvolve a capacidade de compreensão.

Ao mesmo tempo, os livros colaboram com o senso crítico, outra habilidade fundamental para o futuro das crianças.

Amplia o conhecimento

As histórias estão sempre recheadas de ensinamentos importantes, tanto para a vida escolar, quanto pessoal dos pequenos.

Por meio dos personagens, desafios e diferentes situações, as crianças aprendem coisas que ultrapassam as paredes da sala de aula.

Além disso, podem entrar em contato com diversas emoções e culturas, colaborando para o desenvolvimento sócio emocional delas.

Diminui o estresse

Não são apenas os adultos que sofrem com o estresse. Infelizmente, esse mal também atinge as crianças desde cedo.

O mundo funciona num ritmo muito acelerado, expondo as crianças a situações estressantes e uma agenda lotada de compromissos.

Com o apoio dos livros, esse problema pode ser aliviado. A leitura ajuda a mente a relaxar e esse benefício se estende mesmo depois da atividade

A leitura na educação infantil é essencial para o desenvolvimento pleno de um indivíduo e a boa notícia é que esse aprendizado pode começar logo cedo!

A partir de quando devo incentivar a leitura das crianças?

Mesmo antes de o seu filho ser capaz de ler, você pode começar a incentivar a leitura e a interação com os livros.

Para saber por onde começar, uma dica é buscar os livros indicados para faixa etária dele. Geralmente, o desenvolvimento intelectual, afetivo e psíquico bem como os mecanismos de leitura precisam ser levados em consideração.

Mas isso não quer dizer que existe uma regra, já que cada criança tem um processo de desenvolvimento próprio.

De qualquer maneira, quanto antes os pequenos são incentivados a ler melhor, pois eles passam a criar uma relação com os livros e a pegar gosto pela literatura.

Hoje é possível encontrar uma oferta ampla de livros para crianças de todas as idades. O que vale se atentar é se a história tem a ver com os interesses do seu filho e se elas estão dentro dos limites de compreensão dele.

Como comprar livros gastando pouco?

Mesmo que o orçamento esteja apertado, fique sabendo que existe uma maneira simples de comprar livros para estimular a leitura na educação infantil.

Em vez de trocar pontos por milhas, você pode trocar os seus pontos do cartão de crédito por livros, sabia?

Sim, é isso mesmo!

No catálogo da Easy Live, você encontra várias opções de livros de literatura infantil, como:

Além disso, também é possível usar os pontos para adquirir um plano da Ubook Kids e ter acesso a milhares de audiobooks voltados para o público infantil.

Sabia que essa não é a única maneira de você usar os seus pontos acumulados? Acesse o catálogo da Easy Live para ficar por dentro das diversas opções de produtos, serviços e experiências que você pode aproveitar!

Publicado por Marketing Easy Live

Compartilhe

Deixe seu comentário