Melhores livros brasileiros: 12 que você precisa conhecer!

Diante de tantas opções incríveis, como saber quais são os melhores livros brasileiros? A escolha é difícil, mas nós estamos aqui justamente para ajudar!

Assim como em outros aspectos culturais, a literatura brasileira é riquíssima. Por todos os cantos do país, escritores criaram e continuam criando obras maravilhosas para expandir o universo de crianças, jovens e adultos.

A seguir, vamos falar um pouco do cenário literário de hoje e dos benefícios da leitura. Depois, você confere a lista com sugestões de obras e uma dica valiosa para comprar os melhores livros brasileiros sem sair do orçamento. Acompanhe!

A literatura brasileira 

Embora o Brasil tenha uma produção literária admirável, a leitura não está entre as atividades preferidas da população. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, 44% dos brasileiros não lê e 30% nunca comprou um livro na vida.

No entanto, o trabalho dos escritores e a formação de uma sociedade leitora são fundamentais para o desenvolvimento do país.

É por isso que os grandes nomes da literatura brasileira são tão importantes. Você certamente já ouviu falar de Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, entre tantos outros, certo?

Mas, saiba que as novas gerações continuam a todo vapor, moldando uma nova literatura brasileira, explorando novos temas e dando voz a outras pessoas.

Os benefícios que a leitura pode trazer!

Mais do que um prazer, a leitura traz diversos benefícios. Quando os livros se tornam parte da nossa vida, o nosso cérebro funciona melhor. Com isso, você também ganha em termos de:

  • criatividade;
  • redução do estresse;
  • capacidade de memória;
  • foco e concentração.

Portanto, é bom que o hábito da leitura seja desenvolvido desde cedo. Mesmo antes de aprenderem a ler, as crianças devem ser apresentadas aos livros.

É uma atividade que ajuda os pequenos a potencializar a imaginação, ter mais empatia, aceitar o diferente, aprender novas palavras e muito mais!

12 melhores livros brasileiros

Do clássico ao contemporâneo, confira uma lista de melhores livros para você e toda a sua família!

A hora da estrela, de Clarice Lispector

Conta a história de Macabéa, uma jovem alogoana que chega ao Rio de Janeiro com 19 anos. Depois das revelações de uma cartomante, o destino dela muda para sempre.

O sol na cabeça, de Geovani Martins

É considerado um dos melhores livros brasileiros de hoje, sendo um marco na literatura moderna do país. A obra reúne contos que falam sobre o cotidiano e relações humanas na vida de quem vive à margem na cidade do Rio de Janeiro.

Luzes de emergência se acenderão automaticamente, de Luisa Geisler

Para falar sobre a passagem para a vida adulta, a autora soube usar um humor desconcertante. Boa parte da história é contada por cartas que o personagem Ike escreve para o amigo que está em coma.

Uma mulher no escuro, de Raphael Montes

A casa da família de Victoria foi invadida quando ela tinha 4 anos e ela foi a única sobrevivente. Carregando o trauma desse episódio violento, Victoria é obrigada a enfrentar a própria tragédia.

Outros cantos, Maria Valéria Rezende

Este romance que rendeu prêmios importantes para a autora amarra passado e futuro. Numa viagem de ônibus, Maria, mulher determinada que dedicou a vida à educação, recupera memórias criadas em diversos cantos do mundo.

Turma da Mônica, Dentro da História

Neste livro, o seu filho pode ser um dos protagonistas da história junto com seus personagens preferidos da Turma da Mônica. É uma experiência interativa que desperta o interesse pela leitura.

Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina de Jesus

Em seu diário que depois virou livro, Carolina descreve seu dia a dia – de mulher negra e pobre – marcado pelo desafio de sobreviver e garantir a sobrevivência de seus filhos.

Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

O livro é formado por pequenos relatos feitos por pessoas de diversas classes sociais. Todos são narrados em um único dia, em São Paulo, e retratam aspectos da vida na cidade grande.

Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva

Ao dar um mergulho num lago e bater a cabeça, Marcelo fica tetraplégico. Neste relato biográfico, o autor fala sobre os desafios da nova condição e o desaparecimento do pai preso pela ditadura militar.

Mundo de Bita

Para estimular a arte de criar e imaginar dos pequenos, a série de livros do Mundo de Bita oferece uma aventura e tanto. São indicados para crianças a partir de 6 meses.

A visita de João Gilberto aos Novos Baianos, de Sérgio Rodrigues

O livro conta uma das grandes histórias da MPB, quando João Gilberto, o mito da bossa nova, se encontrou com os Novos Baianos. Reúne textos inéditos e outros já publicados.

Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado

Depois de abordar diversos temas sociais, o autor inaugurou uma nova fase com esta obra. Com sua sensualidade inocente, Gabriela seduz os homens de Ilhéus e instiga o leitor a pensar sobre as ideias culturais dos anos 20.

Como aproveitar os melhores livros brasileiros sem sair do orçamento?

Criança lendo os melhores livros brasileiros.

Os livros são fundamentais para o desenvolvimento das crianças!

Chegou no final do mês e viu que não sobrou quase nada? Isso não é motivo para deixar a leitura de lado. Afinal, é possível ter acesso aos melhores livros brasileiros mesmo assim.

Mas como? Simples: você troca os seus pontos do cartão de crédito por livros!

Com a ajuda da Easy Live, você usa a pontuação acumulada no seu programa de fidelidade para adquirir gift cards para gastar nas lojas virtuais da Livraria Cultura e da Saraiva.

Outra ótima opção é trocar os pontos por planos de assinatura da Ubook, uma plataforma com milhares de audiobooks, documentários e podcasts. A Ubook também oferece serviço para crianças, o Ubook Kids, plano especial para os pequenos acessarem inúmeros livros digitais.

Viu como é fácil ler os melhores livros brasileiros?

Quer descobrir todas as possibilidades que os seus pontos oferecem para você? Acesse agora o catálogo completo da Easy Live!

Querendo se divertir, mas ao mesmo tempo economizar dinheiro? Entenda como aqui!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *