compre com pontos
Duas pessoas em uma mesa, fazendo contas em um papel com um notebook ao lado.
Qualidade de vida

Desenvolvimento profissional: descubra como acelerá-lo!

Qualquer pessoa que busca um futuro de sucesso precisa investir em desenvolvimento profissional. Afinal, ele é a alavanca para a sua evolução!

Para descobrir como acelerar esse processo, você precisa compreender três itens:

Vamos falar sobre tudo isso aqui. Por fim, vamos compartilhar as melhores dicas para você decolar de vez. Confira abaixo!

O que é desenvolvimento profissional?

Tanto se fala em desenvolvimento profissional, mas o que isso significa na prática? Nada mais é do que o caminho trilhado pelas pessoas que querem ampliar suas chances de se dar bem.

Mas, para isso, é preciso sair da zona de conforto, acionar sua proatividade e foco. É assim que você vai conseguir desenvolver novas habilidades, adquirir competências, ter mais segurança e confiança.

Afinal de contas, além do conhecimento técnico da área, você precisa de competências comportamentais para crescer na profissão.

Por isso, entre os aprendizados necessários estão a inteligência emocional, espírito de equipe, engajamento, administração de conflitos, gestão de tempo, comunicação clara, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que favorece um bom desempenho no ambiente de trabalho.

E qual a importância de desenvolver-se profissionalmente?

Com vagas de emprego cada vez mais disputadas, sai na frente quem for mais qualificado e competente para assumir o cargo. Esse é um dos motivos pelos quais você deve dar valor ao desenvolvimento profissional.

Do contrário, você corre o risco de ser passado para trás. É sempre mais fácil se preparar antes do que compensar o prejuízo depois, concorda?

Ainda, o desenvolvimento profissional é importante para a sua autoestima. Quando você se sente mais confiante, a qualidade do seu trabalho e o modo como os outros enxergam o que você faz só tende a melhorar.

Desenvolvimento pessoal e profissional: quais as diferenças? 

O desenvolvimento profissional é essencial para garantir espaço no mercado de trabalho!

Quando o assunto é desenvolvimento pessoal, costumamos pensar em reconhecer nossos pontos fortes, trabalhar o que precisa ser melhorado. Ou seja, autoconhecimento.

Se você passa a se conhecer melhor, os ganhos não ficam limitados ao seu universo pessoal, mas atingem sua vida profissional também. Da mesma forma, muitos ensinamentos úteis para a carreira podem valer para o seu dia a dia e ajudar você a ter realização pessoal.

Isso quer dizer que, embora explorem aspectos diferentes, o desenvolvimento pessoal e profissional estão diretamente conectados.

Como acelerar seu desenvolvimento profissional 

Existem várias formas de se desenvolver profissionalmente. Nenhuma é melhor do que a outra; elas são complementares.

Investir nos estudos, por exemplo, é o que dá a base para você crescer. Fazer uma boa faculdade, investir continuamente em cursos, aprender inglês e outros idiomas são coisas fundamentais. Além disso, um profissional de excelência precisa ter as chamadas soft skills, que estão ligadas ao comportamento e atitudes, como:

Acompanhar as tendências do mercado e participar de eventos relevantes do setor também colaboram com o desenvolvimento profissional. É um jeito de se alinhar às expectativas das empresas.

A leitura também é essencial! Os livros são meios de não apenas aumentar sua bagagem de conhecimento como também de desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e aumentar o foco.

E o foco deve ser seu amuleto do desenvolvimento profissional, pois ele vai ajudar você a se manter concentrado nos seus objetivos de carreira.

Maneiras de turbinar seu desenvolvimento profissional sem sair do orçamento

Não encare a falta de grana como um motivo para deixar de investir no seu desenvolvimento profissional. Sabe por quê?

Porque existe uma ótima solução para quem está com o orçamento apertado: a troca de pontos do cartão de crédito.

Com a ajuda da Easy Live, você usa os seus pontos do programa de fidelidade não apenas para adquirir produtos. Eles também podem se transformar em qualificação profissional:

Idiomas

Tecnologia

Outras habilidades

Quer conhecer outra forma de aprender que não custa nada? Hoje existem podcasts sobre tudo, inclusive sobre carreira, mercado de trabalho e vários outros temas úteis para o seu desenvolvimento profissional. Veja 3 sugestões:

  1. LiderCast: fala sobre como desenvolver a liderança, uma das habilidades mais valorizadas, de um jeito descontraído.
  2. Like a Boss: conversas cheias de aprendizado com fundadores de startups e empresas inovadoras.
  3. GunCast: baseado no autodesenvolvimento, o post discute questões ligadas à inovação, empreendedorismo e criatividade.

Todos esses podcasts estão disponíveis no Spotify. E aqui vai a última boa notícia do post: você também pode trocar seus pontos pela assinatura premium da plataforma de streaming. Para ficar por dentro de todas as possibilidades que os pontos te oferecem, confira o catálogo completo da Easy Live!

Quer desenvolver seu inglês pensando no seu desenvolvimento profissional? Confira 12 dicas aqui!

Publicado por Marketing Easy Live

Compartilhe

Deixe seu comentário