Desenvolvimento profissional: descubra como acelerá-lo!

Qualquer pessoa que busca um futuro de sucesso precisa investir em desenvolvimento profissional. Afinal, ele é a alavanca para a sua evolução!

Para descobrir como acelerar esse processo, você precisa compreender três itens:

  • o que é desenvolvimento profissional;
  • por que ele é tão importante;
  • as diferenças entre desenvolvimento pessoal e profissional.

Vamos falar sobre tudo isso aqui. Por fim, vamos compartilhar as melhores dicas para você decolar de vez. Confira abaixo!

O que é desenvolvimento profissional?

Tanto se fala em desenvolvimento profissional, mas o que isso significa na prática? Nada mais é do que o caminho trilhado pelas pessoas que querem ampliar suas chances de se dar bem.

Mas, para isso, é preciso sair da zona de conforto, acionar sua proatividade e foco. É assim que você vai conseguir desenvolver novas habilidades, adquirir competências, ter mais segurança e confiança.

Afinal de contas, além do conhecimento técnico da área, você precisa de competências comportamentais para crescer na profissão.

Por isso, entre os aprendizados necessários estão a inteligência emocional, espírito de equipe, engajamento, administração de conflitos, gestão de tempo, comunicação clara, entre outros. Ou seja, tudo aquilo que favorece um bom desempenho no ambiente de trabalho.

E qual a importância de desenvolver-se profissionalmente?

Com vagas de emprego cada vez mais disputadas, sai na frente quem for mais qualificado e competente para assumir o cargo. Esse é um dos motivos pelos quais você deve dar valor ao desenvolvimento profissional.

Do contrário, você corre o risco de ser passado para trás. É sempre mais fácil se preparar antes do que compensar o prejuízo depois, concorda?

Ainda, o desenvolvimento profissional é importante para a sua autoestima. Quando você se sente mais confiante, a qualidade do seu trabalho e o modo como os outros enxergam o que você faz só tende a melhorar.

Desenvolvimento pessoal e profissional: quais as diferenças? 

O desenvolvimento profissional é essencial para garantir espaço no mercado de trabalho!

Quando o assunto é desenvolvimento pessoal, costumamos pensar em reconhecer nossos pontos fortes, trabalhar o que precisa ser melhorado. Ou seja, autoconhecimento.

Se você passa a se conhecer melhor, os ganhos não ficam limitados ao seu universo pessoal, mas atingem sua vida profissional também. Da mesma forma, muitos ensinamentos úteis para a carreira podem valer para o seu dia a dia e ajudar você a ter realização pessoal.

Isso quer dizer que, embora explorem aspectos diferentes, o desenvolvimento pessoal e profissional estão diretamente conectados.

Como acelerar seu desenvolvimento profissional 

Existem várias formas de se desenvolver profissionalmente. Nenhuma é melhor do que a outra; elas são complementares.

Investir nos estudos, por exemplo, é o que dá a base para você crescer. Fazer uma boa faculdade, investir continuamente em cursos, aprender inglês e outros idiomas são coisas fundamentais. Além disso, um profissional de excelência precisa ter as chamadas soft skills, que estão ligadas ao comportamento e atitudes, como:

  • empatia;
  • resiliência;
  • liderança;
  • pensamento criativo.

Acompanhar as tendências do mercado e participar de eventos relevantes do setor também colaboram com o desenvolvimento profissional. É um jeito de se alinhar às expectativas das empresas.

A leitura também é essencial! Os livros são meios de não apenas aumentar sua bagagem de conhecimento como também de desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e aumentar o foco.

E o foco deve ser seu amuleto do desenvolvimento profissional, pois ele vai ajudar você a se manter concentrado nos seus objetivos de carreira.

Maneiras de turbinar seu desenvolvimento profissional sem sair do orçamento

Não encare a falta de grana como um motivo para deixar de investir no seu desenvolvimento profissional. Sabe por quê?

Porque existe uma ótima solução para quem está com o orçamento apertado: a troca de pontos do cartão de crédito.

Com a ajuda da Easy Live, você usa os seus pontos do programa de fidelidade não apenas para adquirir produtos. Eles também podem se transformar em qualificação profissional:

Idiomas

Tecnologia

Outras habilidades

  • Aulas online para aprender sobre liderança, negócios, Excel, programação, idiomas, marketing digital e muito mais na Udemy; Cursos premium com certificado em diversas áreas de atuação oferecidos pelo iPED.

Quer conhecer outra forma de aprender que não custa nada? Hoje existem podcasts sobre tudo, inclusive sobre carreira, mercado de trabalho e vários outros temas úteis para o seu desenvolvimento profissional. Veja 3 sugestões:

  1. LiderCast: fala sobre como desenvolver a liderança, uma das habilidades mais valorizadas, de um jeito descontraído.
  2. Like a Boss: conversas cheias de aprendizado com fundadores de startups e empresas inovadoras.
  3. GunCast: baseado no autodesenvolvimento, o post discute questões ligadas à inovação, empreendedorismo e criatividade.

Todos esses podcasts estão disponíveis no Spotify. E aqui vai a última boa notícia do post: você também pode trocar seus pontos pela assinatura premium da plataforma de streaming. Para ficar por dentro de todas as possibilidades que os pontos te oferecem, confira o catálogo completo da Easy Live!

Quer desenvolver seu inglês pensando no seu desenvolvimento profissional? Confira 12 dicas aqui!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *