Como aprender inglês em casa: confira 12 dicas!

Como aprender inglês sem sair de casa? Essa é uma dúvida de muitas pessoas que entendem a importância de falar outro idioma, mas estão sem tempo ou grana para estudar.

Por isso, o objetivo deste conteúdo é mostrar para você que aprender inglês pode ser mais simples do que você imagina. E vamos te ajudar nessa missão!

Além de apresentar ótimas dicas, o texto fala sobre os principais motivos para você aprender um novo idioma. Confira abaixo!

5 razões para aprender outra língua

Os estudos e a vida profissional só têm a ganhar com o conhecimento de outra língua. Mas os motivos para você descobrir como aprender inglês vão além. Dá uma olhada:

1. Melhora a concentração

Sabia que o cérebro de quem fala dois idiomas tem um maior poder de concentração? Afinal, ser capaz de falar sem misturar a gramática e os diferentes vocabulários demanda atenção plena.

Embora a gente não perceba, é como se as duas línguas estivessem disputando nossa atenção. O cérebro precisa se esforçar para encontrar as palavras de um idioma sem que as do outro idioma atrapalhe esse processo.

Portanto, a mente se exercita bastante, melhorando a capacidade de concentração. Tanto é que existem diversas pesquisas relacionando a fluência em outros idiomas com prevenção de Alzheimer e outras doenças associadas à velhice.

2. Desenvolve mais a agilidade mental

A agilidade mental é o que faz com que a gente seja capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo, outra capacidade desenvolvida pelo conhecimento de outro idioma.

Isso porque só um cérebro flexível pode conciliar várias tarefas simultâneas. Quando se fala outra língua, o órgão precisa fazer um revezamento entre as estruturas linguísticas dos diferentes idiomas. Dessa forma, fica mais fácil deslocar a atenção da mente sempre que for necessário.

3. Mais vantagens no mercado de trabalho

Por mais que a maioria saiba disso, não custa nada ressaltar a importância de saber falar inglês para a carreira. Mais do que um diferencial, hoje é uma exigência para muitas vagas de emprego. Ou seja, não é exagero dizer que quem não fala inglês corre o risco de ficar para trás.

Isso porque praticamente todas as áreas do mercado têm relações com empresas e profissionais de outros países. Assim, a língua inglesa vira parte do dia a dia de trabalho, nas reuniões, apresentações, trocas de e-mail, etc.

4. Estimula a memória

Garota estudando com uma lapiseira na mão
Como aprender inglês é uma questão que pode deixar muitas pessoas apreensivas, por isso, acompanhe as dicas e veja que não é tão complicado assim.

Outra razão para você aprender novos idiomas é a proteção da memória. Com o avanço da idade, ter problemas de memória é comum. Mas a boa notícia é que eles podem ser freados.

Estudando inglês e outras línguas, você pode evitar o desenvolvimento de problemas cognitivos mesmo depois de adulto. Ou seja, não são só as crianças que começaram a estudar outro idioma desde cedo que vão colher esse benefício no futuro.

Uma pesquisa, feita pela Academia Americana de Neurologia, mostrou que quanto mais línguas a pessoa fala menores são as chances de ter problemas de memória no futuro.

5. Ajuda a melhorar as habilidades sociais

Seja na vida profissional ou pessoal, o aprendizado de uma nova língua é ótimo para as habilidades sociais. Afinal, permite que você fale com um maior número de pessoas, de diferentes partes do mundo.

Essas trocas são importantes para o seu desenvolvimento pessoal. É na conversa com o outro que você aprende ainda mais, amplia sua visão de mundo e melhora sua capacidade de argumentação. Se conseguir fazer tudo isso em mais de uma língua, melhor ainda!

12 dicas de como aprender inglês em casa

Menina estudando no computador
Para aprender outro idioma em casa é fundamental seguir várias dessas dicas de como aprender inglês.

Agora que você já conheceu algumas das razões para aprender outros idiomas, que tal conferir 12 dicas de como aprender inglês em casa? Acompanhe!

1. Não queira aprender tudo de uma vez

Antes de mais nada, tenha paciência. Falar outro idioma é algo que demanda tempo e dedicação. É impossível aprender todas as palavras, tempos verbais e expressões de uma hora para a outra.

Portanto, é importante estudar por etapas. Lembre-se de que até a nossa própria língua a gente leva tempo para aprender na escola.

Sendo assim, estude com calma. Quando se trata de aprender, a pressa pode ser uma inimiga. Com tranquilidade, fica mais fácil atingir o nível de fluência que você tanto espera.

2. Mantenha sempre a organização nos estudos

É preciso ter disciplina para estudar qualquer coisa em casa. E não seria diferente quando se trata de como aprender inglês. Ou seja, você vai precisar organizar seus estudos.

Uma dica é separar alguns horários na semana para se dedicar a isso. Você pode montar um cronograma para acompanhar a sua evolução nos estudos e te ajudar a cumprir as tarefas.

Afinal, o melhor é estudar um pouquinho todos os dias. Isso faz com que o assunto se mantenha fresco na sua cabeça.

3. Leia um texto curto diariamente

Além de estudar gramática, você precisa colocar o que está aprendendo em prática. E uma ótima maneira de fazer isso é lendo. A cada dia escolha um texto de um assunto do seu interesse.

De preferência, faça a leitura em voz alta para praticar a pronúncia das palavras. Se você é do tipo que tem vergonha de falar outro idioma na frente dos outros, essa é uma das formas de vencer esse obstáculo.

Ainda, você sempre vai se deparar com novas palavras nos textos, aumentando ainda mais seu vocabulário.

4. Consulte sempre um dicionário para as palavras que ainda não conhece

Buscar o significado das palavras é parte fundamental de como aprender inglês. Portanto, não deixe palavras novas passarem batido por você. Confira no dicionário o que elas querem dizer.

Se você não tiver um em casa, não tem problema. Na internet você encontra disponível, gratuitamente, os melhores dicionários para consulta.

Além disso, os dicionários online também costumam ser boas ferramentas para buscar sinônimos, expressões e exemplos de como usar as palavras em diversos contextos.

5. Ouça músicas em inglês

Menino estudando com fone de ouvido
Uma dica valiosa de como aprender inglês é escutar músicas no idioma, além de ser uma atividade divertida ainda pode te ajudar com as palavras e pronúncias.

Outra das nossas dicas de como aprender inglês é estar sempre em contato com o novo idioma. Melhor ainda é se esse contato se der de forma descontraída e prazerosa, como por meio da música.

Procure artistas que cantam em inglês, pois ouvir as músicas deles te ajuda a familiarizar-se com as palavras e a pronúncia. Aproveite essa oportunidade para descobrir novos artistas e ouvir de tudo graças aos apps, como Spotify e Deezer.

É uma forma de estudar enquanto você faz outras coisas em casa ou relaxa. 

6. Assista filmes e desenhos legendados

Use os seus momentos de entretenimento também para aprender. Talvez você nem perceba que está aprendendo, mas está.

Ao invés de assistir filmes e desenhos dublados, troque pelos legendados. De novo, vale lembrar que quanto mais contato você tiver com a língua mais rápido vai conseguir a fluência.

Decidiu maratonar uma série no final de semana? Assista aos episódios em inglês. Depois de um tempo, você não vai nem perceber que está assistindo em um idioma diferente.

7. Tente conversar em inglês com amigos que também estudam o idioma

Por que não se unir com os amigos que também estão estudando inglês? Vocês podem se ajudar e, ao mesmo tempo, potencializar o aprendizado um do outro.

Uma sugestão é marcar um dia na semana pra reunir todo mundo e fazer uma videochamada para conversar em inglês. Vocês podem escolher um assunto para cada encontro ou só trocar ideia mesmo.

Não tem como aprender inglês ou qualquer outro idioma sem conversação. A espontaneidade está presente nos diálogos, exigindo uma desenvoltura diferente da leitura ou escrita.

8. Estabeleça objetivos

Para manter o ritmo de estudos, criar objetivos para você mesmo é uma boa saída. Dá para fazer isso estabelecendo pequenas metas, como aprender x novas palavras por dia ou conseguir ler um livro em inglês daqui a tanto tempo.

Sempre, é claro, pensando no seu objetivo maior em relação ao aprendizado do novo idioma. É o que vai te ajudar a se manter focado.

9. Escreva pequenos textos em inglês

Pessoa escrevendo em uma folha de papel
Escrever textos curtos no idioma também é uma ótima atividade para estudar, por isso não poderia faltar nas dicas de como aprender inglês.

Escrever é mais uma maneira de potencializar o seu aprendizado. É na escrita que você pode colocar em prática os conhecimentos de gramática e explorar a sua bagagem de vocabulário em inglês.

Se o idioma é algo importante na sua vida profissional, com certeza em algum momento você também vai precisar escrever em inglês.

O assunto dos textos pode ser o que você quiser, desde um diário até um resumo sobre uma matéria interessante que você leu, nem que seja para escrever um único parágrafo.

10. Coloque post-its pela sua casa com os nomes dos objetos em inglês

A gente só consegue aprender novas palavras depois de vê-las algumas vezes. Se você se depara com um termo diferente uma única vez, é provável que se esqueça dele depois de um tempo.

Sabendo disso, uma dica de como aprender inglês em casa é colocar post-its nos objetos, com os nomes deles. Então, toda vez que cruzar com eles a palavra vai estar escrita por lá.

11. Inscreva-se em podcasts e canais do Youtube em inglês

Não é só por meio de músicas e filmes que você pode entrar em contato com outros idiomas. Vídeos no YouTube e podcasts em inglês sobre assuntos do seu interesse também são ótimos.

É uma boa se inscrever nos canais, pois você passa a receber notificações de novos episódios ou vídeos que forem publicados.

12. Troque pontos acumulados no cartão por um curso de inglês!

Fazer um curso, com a ajuda de quem realmente entende do assunto, é outra dica de como aprender inglês. Se o problema é grana, fique tranquilo porque a gente tem a solução perfeita: usar os pontos do cartão de crédito.

Sabe aqueles pontos acumulados que você tem? Então, eles podem ser trocados por cursos online de inglês da EF English Live e da Alura Língua. Você encontra opções de planos, cursos em diferentes níveis e focados nas suas necessidades.

Nunca tinha ouvido falar sobre essa possibilidade? Veja como funciona a troca de pontos do cartão de crédito e aproveite todas as vantagens!

Gostou de saber como aprender inglês em casa? Então, confira também quais são os 14 benefícios da leitura!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *