Educação Financeira Pessoal: o que é e por onde começar?

Você se preocupa com a saúde financeira pessoal? Este é um tema importante na vida de todas as pessoas.

Afinal de contas, saber cuidar do dinheiro para atender às nossas necessidades sem passar perrengue ou se enrolar em dívidas faz toda a diferença tanto no presente quanto no futuro.

Por isso, no post de hoje vamos falar não só de saúde financeira como também sobre o que é educação financeira e compartilhar dicas que vão mudar sua relação com o dinheiro!

O que é saúde financeira pessoal? 

Assim como os nossos hábitos influenciam a saúde do nosso corpo e mente, eles também são capazes de interferir na saúde financeira pessoal.

Isso quer dizer que os comportamentos individuais, atitudes e aspectos de organização, por exemplo, afetam a relação que cada um tem com o dinheiro.

Dependendo do tipo de relação, você experimenta impactos positivos ou negativos na hora de atingir seus objetivos, realizar seus sonhos e conquistar sua independência.

Qual a diferença entre educação financeira e saúde financeira? 

Enquanto a saúde financeira diz respeito à relação de alguém com o dinheiro – que pode ser saudável ou não –, a educação financeira trata do processo de conscientização.

Mas, então, o que é educação financeira?

A educação financeira é pautada pelo trabalho e pelo conhecimento. Enquanto o trabalho possibilita ganhar dinheiro, o conhecimento é o que vai ajudar você a administrá-lo.

Saber lidar com o dinheiro é fundamental para que você consiga pagar suas contas, ter um valor disponível para fazer o que gosta e fazer uma reserva para o futuro.

Portanto, não pense que a educação financeira é só para quem tem muita grana porque não é. Independentemente do quanto você ganha, saber administrar o dinheiro do jeito certo é fundamental.

Qual a importância da saúde financeira pessoal?

Quando se tem uma relação saudável com o dinheiro, é possível ter uma vida mais tranquila, sabia?

Isso porque você passa a ter controle sobre as despesas, consegue fazer planos e economizar no que for possível.

Mesmo que você nunca tenha passado por isso, deve saber o quanto o descontrole com os gastos podem causar problemas na vida de alguém. Afinal, quanto se trata de dívida, o problema vira uma bola de neve.

5 atitudes importantes para ser financeiramente saudável

Mão segurando notas de dólar que estão pegando fogo.

Parte do processo da educação financeira é mapear onde, e como você gasta o seu dinheiro.

1. Compreenda seus ganhos e gastos

O primeiro passo é anotar todos os seus gastos para entender para onde o dinheiro está indo. Dessa forma, fica mais fácil descobrir quanto do seu salário costuma estar comprometido, se sobra ou se falta dinheiro no final do mês.

2. Entenda a diferença entre preço e valor 

Preço é quanto você paga em dinheiro por um produto, serviço, experiência, etc. Já o valor tem outros atributos, que se agregam a aspectos da sua vida. É a partir da perspectiva do valor que devemos olhar, por exemplo, para os gastos com educação e bem-estar.

3. Aprenda a economizar dinheiro

Faça uma análise de quais gastos poderiam ser cortados. Além disso, se você costuma ser impulsivo na hora das compras, tente se controlar e pensar racionalmente se deve gastar ou não.

4. Fuja das dívidas

Tenha muito cuidado na hora de parcelar alguma compra e comprometer uma quantia de dinheiro que você ainda não tem. Se você tem um objetivo, prefira juntar o valor necessário para atingi-lo em vez de se endividar.

5. Faça um planejamento financeiro

Com base no quanto você ganha por mês, defina os valores a serem destinados para cada necessidade. Assim, você evita perder o controle, gastar mais do que ganha e pode até guardar um pouquinho para investir.

6. Invista do jeito certo

Conseguiu fazer uma reserva de dinheiro? Então busque os investimentos que tenham a ver com o seu perfil e que não ofereçam riscos. Afinal, é preciso ter cuidado para não entrar em roubadas.

planta brotando de um vaso transperente com moedas de bronze.

Educação financeira não significava abrir mão de tudo. Existem diversas maneiras de economizar e a troca de pontos é uma boa alternativa para quem quer manter uma vida financeira saudável.

Troque pontos e economize dinheiro!

Além de saber o que é educação financeira, parte deste processo é buscar estratégias que ajudem você a economizar. E uma delas é a troca de pontos.

Sabe os pontos do cartão de crédito? Então, eles funcionam como moedas de troca, que podem ser usadas para resgatar produtos e adquirir diversos serviços.

Afinal de contas, a ideia da educação financeira não é fazer você abrir mão de tudo. Parte do objetivo também é manter uma boa qualidade de vida, com economia, é claro.

Você não precisa, por exemplo, abrir mão do delivery naqueles dias em que você está sem tempo de cozinhar ou com vontade de comer algo diferente. Uma saída é trocar os seus pontos por créditos para usar nos aplicativos do iFood e Uber Eats.

E não é só isso!

Com a ajuda da Easy Live, parceira dos principais programas de fidelidade do país, você também pode trocar seus pontos por cursos de finanças pessoais e vários outros na plataforma da Udemy.

Bora conhecer todas as formas de usar o seu saldo de pontos? Acesse agora o catálogo da Easy Live!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *