10 Dicas de filmes educativos: benefícios para aprendizagem

Além de divertidos, os filmes infantis educativos são ótimas formas para potencializar o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Então por que não aproveitar as oportunidades de fazer uma sessão pipoca em casa com o seu pequeno?

A seguir, vamos falar sobre os benefícios dos filmes infantis e compartilhar as melhores dicas para curtir em família!

Quais os benefícios dos filmes educativos

Aprendizagem

Ao entrar em contato com novas experiências por meio dos filmes infantis educativos, as crianças aumentam sua capacidade de reflexão. Com isso, se tornam capazes de tirar as próprias conclusões e encontrar soluções para os problemas.

Criatividade

Seja qual for a história, todos os filmes ajudam a estimular a imaginação dos pequenos. Dessa forma, desenvolvem ainda mais sua capacidade criativa, tão importante em todas as fases da vida.

Vocabulário

Assim como a leitura, os filmes educativos ampliam o vocabulário das crianças. Além de ouvir novas palavras, elas aprendem o seu significado de forma descontraída e imersas em contextos específicos, o que facilita a compreensão.

Contato com outros idiomas

Mesmo ao assistir aos filmes dublados, os personagens de outras partes do mundo podem utilizar de palavras em outros idiomas. Isso acaba sendo um estímulo para a criança se interessar por outras línguas.

Realidade x ficção

Ainda que sejam ficções, os filmes ensinam lições importantes que podem ser aplicadas na realidade das crianças. Afinal, é comum abordarem questões como família, amizade, sentimentos, autoconfiança, entre outras.

Alivia o estresse

Não são apenas os adultos que ficam estressados. Por diversos motivos, os pequenos também podem ter sintomas de estresse e ansiedade. Mas a boa notícia é que atividades como assistir a um filme trazem um alívio, ajudando a esvaziar a mente.

10 dicas de filmes educativos:

1.Divertida Mente (2015)

Por meio das mudanças de vida de uma garota de 11 anos, o filme fala sobre inteligência emocional e a complexidade das emoções humanas. Com esse olhar profundo, convida pais e filhos a pensar sobre a importância dos sentimentos, do autoconhecimento, de saber lidar com as mudanças e se expressar sem julgamentos.

2. Procurando Nemo

Além de conhecer um pouco sobre o fundo do mar e as tantas espécies de animais que vivem por lá, as crianças aprendem sobre o respeito às diferenças e como atitudes positivas são importantes.

O filme também faz os pais super protetores refletirem sobre criar os filhos para o mundo.

Filmes educacionais: Procurando Dory
Imagem: Cine Mundo

3. Procurando Dory

Depois de ajudar na busca por Nemo, Dory sai à procura de sua própria família. Por causa do seu problema de perda de memória, a personagem não vê os pais desde criança.

Ao longo desta aventura, tanto os adultos quanto as crianças são instigados a pensar a família enquanto aqueles que escolhemos amar.

Filmes educativos: toy story
Imagem: Cine Pop

4. Toy Story

A partir das qualidades e defeitos dos personagens de uma das sagas favoritas do cinema, as crianças aprendem lições valiosas: a importância da lealdade, da união da família, de valorizar as habilidades de outras pessoas e não sentir inveja quando elas se destacam, entre tantas outras.

Filmes educativos: Wall-E
Imagem: De Zero a Cinco

5. Wall-E (2008)

Wall-E é uma ótima pedida para os pais que buscam filmes sobre o tema do meio ambiente. O robozinho vive num planeta destruído pelos humanos e cheio de lixo.

O contexto do filme faz crianças e adultos refletirem sobre diversos tópicos de educação ambiental. Além disso, é uma história fofa e romântica.

Filmes educacionais: Valente
Imagem: Toda Matéria

6. Valente (2012)

A heroína do filme rompe com os estereótipos dos filmes infantis. Além de ser uma menina independente e cheia de força, ela não quer se casar.

A proximidade com a mãe é um convite à reflexão sobre a relação entre pais e filhos. E o filme também fala sobre ter coragem para vencer e responsabilidade para assumir os erros.

Filmes educacionais: A viagem de Chihiro
Imagem: Combo Infinito

7. A viagem de Chihiro (2001)

Nesta animação japonesa, Chihiro, uma garota de 10 anos, vive uma aventura num mundo de seres fantásticos depois de seus pais serem transformados em porcos por uma bruxa.

A saga fala sobre como lidar com o medo e os momentos difíceis da vida, ter determinação para atingir objetivos e cultivar a paciência.

Filmes educativos: Meu amigo Totoro
Imagem: Coisas do Japão

8. Meu amigo Totoro (1988)

Meu amigo Totoro é mais um dos filmes infantis educativos de sucesso entre pessoas de todas as idades.

As personagens Mei e sua irmã, ao tentarem visitar a mãe que está no hospital, se perdem na floresta e conhecem Totoro, o espírito protetor do lugar. Até encontrar o caminho de volta, vivem juntos altas aventuras.

Filmes educativos: Festa no céu
Imagem: Tecnoblog

9. Festa no céu (2014)

Assistir ao filme é como passear por um museu mexicano. Além de conhecer sobre a cultura do México, as crianças aprendem lições valiosas sobre amizade, companheirismo e livre-arbítrio.

Em “A Festa no Céu”, o personagem principal, Miguel Rivera, sonha em se tornar músico, contra a vontade da família. Durante a festa tradicional mexicana “Día dos Muertos”, o garoto, acessa outra realidade que se relaciona com a história de sua família e seus ancestrais.

Filmes Educativos? Up, Altas aventuras
Imagem: Cinema Aqui

10. Up, altas aventuras (2009)

Carl Fredricksen e sua esposa, Ellie, tinham o sonho de viver na Venezuela, no Paraíso das Cachoeiras. Porém, Ellie morre e Carl não desiste do sonho: enche milhares de balões e transforma a casa em um dirigível.

Acaba conhecendo Russell, um menino escoteiro, que participa de todas as aventuras. Além do tema da morte, o filme fala sobre determinação e respeito aos mais velhos.

Quer outras dicas de entretenimentos educativos? Conheça agora 6 atividades para crianças se divertirem!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *