Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Diversão com economia

6 atividades para crianças se divertirem: confira!

Precisando de dicas de atividades para crianças? Então, você chegou ao lugar certo!

Quem tem filho sabe que os pequenos costumam ter muita energia, o que faz com que eles queiram brincar e correr de um lado para o outro o tempo todo.

Fique sabendo que, mais do que entreter e acabar com o tédio, jogos e brincadeiras são atividades infantis importantes para o desenvolvimento integral das crianças.

A seguir, além de conferir algumas sugestões de atividades lúdicas, você fica por dentro dos maiores benefícios delas para a vida do seu filho. Por fim, o artigo ainda apresenta dicas de passeios divertidos para fazer em família gastando pouco.

Conheça as melhores atividades para crianças

Muita gente pode achar que inserir essas atividades no dia a dia é complicado e, por esse motivo, acabam não desfrutando dos benefícios que as atividades para crianças podem trazer, visto isso, vamos deixar algumas opções para você ver como é fácil incluí-las na rotina. Acompanhe!

1. Jogos

Os jogos podem ser atividades para crianças muito benéficas no desenvolvimento infantil.

Seja em dupla, em grupo, com os amiguinhos ou com a família, os jogos são excelentes atividades para crianças, pois envolvem e garantem a diversão da criançada. Embora a temática varie de jogo para jogo, geralmente tratam-se de atividades que apresentam novos conteúdos para as crianças, estimulam o aprendizado, a interação com outras pessoas, etc.

Até mesmos os adultos podem participar e fazer com que esses momentos se tornem especiais para toda a família. Além de brincar com os jogos mais atuais, uma ótima ideia também é apresentar aos pequenos jogos da sua infância.

2. Brincadeiras ao ar livre

Brincar dentro de casa pode ser uma experiência bem diferente de brincar ao ar livre. Quando a criança está em uma praça ou parque, por exemplo, ela tem mais liberdade para explorar os espaços e a oportunidade de conviver socialmente com outras pessoas.

É uma maneira de ela conhecer o mundo ao seu redor e desenvolver habilidades de comunicação. Além disso, algumas brincadeiras que os pequenos amam só podem ser feitas em ambientes externos, como guerra de bexigas d’água, empinar pipa, bolhas de sabão, cabo de guerra, entre outras.

3. Atividades manuais

Em um mundo repleto de telas, as atividades manuais são cada vez mais raras no dia a dia das crianças. No entanto, são ótimas maneiras de entretê-las, proporcionar momentos divertidos, trabalhar a coordenação motora e estimulá-las a pensar.

Argila, tintas, folhas, papel, tecidos e cola são apenas alguns exemplos de materiais que podem ser explorados em atividades do tipo “faça você mesmo”. A partir deles, a criança pode inclusive criar os próprios brinquedos.

4. Leitura

Incentivar a leitura desde cedo é uma das atividades para crianças essenciais que podem gerar benefícios não só durante a infância, mas na vida toda.

A leitura é importante para que as crianças desenvolvam uma relação com os livros desde cedo. O universo e as personagens de diferentes histórias apresentam novos conhecimentos, linguagens e estimulam a imaginação delas.

Quando conta com a criatividade dos adultos, essa atividade pode ser ainda mais divertida. Dá para fazer efeitos sonoros, encenar personagens, convidar toda a família para participar e até criar um cantinho especial para os momentos de leitura.

5. Conhecer lugares novos

A maioria das pessoas adora visitar novos lugares, inclusive as crianças. Afinal de contas, ter contato com lugares nunca vistos antes é algo que desperta a curiosidade, gera perguntas e cria novas experiências.

Por isso, apresentar ambientes diferentes para os pequenos é importante para o desenvolvimento na infância. Isso vale desde uma viagem de férias até um passeio para o parque, cinema, teatro, entre outros. 

6. Esportes

O esporte também está entre as atividades para crianças que devem fazer parte da rotina delas. Embora na infância as práticas esportivas sejam apresentadas como brincadeiras, elas são responsáveis por desenvolver habilidades motoras e emocionais.

Sem contar os benefícios para a saúde. Quando praticam esportes desde pequenas, as crianças tendem a adquirir hábitos mais saudáveis, ser menos sedentárias e, consequentemente, ter chances menores de desenvolver certas doenças.

Quais são os benefícios das atividades infantis?

Jogos, brincadeiras e passeios acabam com o tédio da criançada, fazendo com que elas gastem bastante energia. Mas, não é só isso.

As atividades para crianças mencionadas aqui também oferecem vários benefícios para o desenvolvimento delas. Confira quais são eles:

Promove a atenção e o foco

Diante de um mundo cheio de informação para todos os lados, conquistar a atenção de uma criança pode ser um desafio. Por isso, esta é uma das maiores vantagens das atividades infantis. E o foco é uma habilidade fundamental para a vida de qualquer um. 

Desenvolve aspectos cognitivos e habilidades motoras

As atividades para crianças, além de promover a diversão e as tirá-las do tédio, podem trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo.

A diversão é capaz de beneficiar a saúde emocional dos pequenos por despertar sentimentos positivos. Além disso, as brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades importantes como coordenação motora, equilíbrio, orientação espacial, etc.

Incentiva o trabalho coletivo

Nos jogos com os colegas e sobretudo nos esportes, as crianças precisam interagir entre si. Com isso, elas se tornam parte integrante de um grupo e aprendem a agir de forma coletiva. Ainda que não pareça, por enquanto, uma habilidade tão relevante, ela vai ser essencial no futuro do seu filho.

Estabelece regras

Entender que existem limites e regras que devem ser seguidos para a boa convivência em sociedade é algo que precisa ser trabalho desde cedo. E as atividades infantis ensinam sobre o assunto ao mesmo tempo em que promovem a diversão. É importante mostrar, por exemplo, que para um jogo de tabuleiro dar certo, todos os jogadores precisam seguir as regras. 

Fortalece os vínculos familiares

A presença dos pais nas brincadeiras é essencial para fortalecer os vínculos com a criança. É quando a família se reúne para desfrutar momentos prazerosos de diversão. Até mesmo as tarefas diárias, como escovar os dentes, podem ser transformadas de maneira lúdica com a ajuda da família para estimular as crianças a realizá-las.

Explora a criatividade

A criatividade é algo que deve ser explorado ao máximo durante a infância. E nada melhor do que fazer isso por meio de atividades para crianças que entretenham e divirtam os pequenos. Principalmente aquelas que as convidam a criar objetos, ou seja, colocar a mão na massa, são ótimas para deixar a imaginação aflorar e fazer com que elas usem todo o potencial criativo que possuem.

Como fazer com que as crianças se divirtam sem que os pais gastem muito?

Não fique pensando que as melhores atividades para crianças precisam custar caro, pois isso não é verdade. Além das brincadeiras feitas em casa, saiba que existem várias opções de passeios bem divertidas e acessíveis para curtir em família.

Você sabia que é possível trocar os pontos acumulados no cartão por ingressos para parques de diversão, cinema, teatro e muito mais? É isso mesmo!

Antes que os seus pontos em programas de fidelidade expirem, dê uma olhada nas atividades disponíveis no catálogo da Easy Live. Você vai encontrar opções de passeios incríveis para fazer com as crianças sem precisar colocar a mão no bolso. Confira abaixo quais são elas:

Aquário marinho

Além de ser uma atividade educacional, uma das atividades para crianças que também pode ser bem divertida é visitar um aquário.

Já imaginou levar o seu filho para ver de perto centenas de espécies marinhas? Essa é uma experiência que vocês podem ter em família ao visitar o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul. 

Os tanques de toque são os que mais chamam a atenção do público, pois permitem que os visitantes tenham contato com arraias, tubarões e muitos peixes. Além disso, é uma oportunidade de aprender sobre o universo marinho e a importância da conservação.

Cinema

É difícil encontrar uma criança que não goste de ir ao cinema, não é verdade? Os filmes infantis costumam despertar nos pequenos uma paixão pela história, pelos personagens e pelas músicas. Além de ser uma opção de entretenimento, os filmes estimulam a imaginação e ensinam lições importantes.

A boa notícia é que você também pode trocar os seus pontos por ingressos para o cinema. E você ainda tem total liberdade para escolher qual filme assistir entre as opções disponíveis.

Teatro

Não só as crianças como também os adultos estão mais acostumados a assistir histórias encenadas por meio de telas. Esse é um dos motivos que fazem com que ver uma peça ao vivo seja uma experiência tão única.

Se você nunca levou o seu filho ao teatro, aproveite e use os seus pontos para adquirir ingressos para uma peça infantil. Com certeza, ele vai adorar o passeio!

Centros culturais 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) possui unidades em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal. São espaços que costumam oferecer uma série de exposições, atividades para crianças, shows e programas educativos.

Além disso, todas as unidades contam com espaços de cinema e teatro. E você tem a possibilidade de trocar pontos por ingressos para os filmes e espetáculos em cartaz. 

Parques de diversão

Como o próprio nome diz, os parques de diversão são lugares especiais onde os momentos divertidos parecem não acabar nunca. Na Easy Live, a sua pontuação pode servir para a retirada de ingressos para os principais parques do país e do mundo.

O Hopi Hari é um deles. O parque é sinônimo de diversão para crianças e pessoas de todas as idades. São mais de 40 atrações e mais de 18 pontos de alimentação. Dependo da data, os visitantes ainda podem aproveitar os shows que acontecem por lá.

Outro parque famoso com excelentes atividades para crianças é o Beto Carrero World. Há inúmeras atrações, kartódromo, pista de motocross, restaurantes, pista de boliche e muito mais. 

Já o Parque da Mônica é uma opção queridinha das crianças menores. Por conta do estilo das atrações, esse costuma ser um passeio voltado para os pequenos de até 10 anos de idade. E na maioria dos brinquedos eles podem ir acompanhados pelos pais.

Principalmente para os dias mais quentes, o Wet’n Wild oferece uma experiência inesquecível. Esse parque aquático possui mais de 25 atrações entre toboáguas, rio de correnteza, piscina com ondas, além de áreas para relaxar com a família.

Gostou das sugestões de atividades para crianças? Qual desses passeios você acha que o seu filho mais vai gostar? Conte pra gente nos comentários!

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário