Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

As crianças estão em casa? Confira passatempos

Quem tem filho pequeno sabe que as crianças ficam facilmente entediadas quando passam muito tempo em casa. E nada melhor do que passatempos divertidos para deixá-las entretidas.

Principalmente em épocas de férias escolares, em que a rotina muda bastante e elas não estão na companhia dos coleguinhas, os pais ficam atrás de dicas de atividades infantis para fazer a alegria dos filhos.

É isso que você está buscando agora? Então chegou ao lugar certo!

O conteúdo de hoje conta um pouco mais sobre os passatempos e os benefícios deles para o desenvolvimento do seu filho, além de ótimas dicas de diversão para as crianças curtirem o tempo livre.

O que são passatempos?

Os passatempos, como o próprio nome diz, são justamente atividades que ajudam a passar o tempo. Mais do que isso, eles dão prazer para quem faz. 

Embora cada um se apaixone por uma coisa diferente – seja tocar um instrumento, praticar um esporte, ler um bom livro, entre outras –, o ponto em comum é a sensação de bem-estar que os passatempos trazem para a nossa vida.

A mesma coisa acontece com as crianças. As atividades infantis têm o poder de entreter, divertir, ensinar, alegrar e, claro, ajudar a passar o tempo. Além das coisas que os pequenos já gostam de fazer, quando se trata de diversão, o que vale é ter criatividade para inventar os passatempos.

Além daqueles que o seu filho faz sozinho, existem outros em que os pais também podem entrar na brincadeira. Já que as crianças estão em casa, por que não aproveitar para curtir ainda mais os momentos em família, não é verdade?

Os benefícios que os passatempos podem trazer à saúde e ao desenvolvimento das crianças

Proporcionar diversão para crianças não é a única função dos passatempos. Fique sabendo que eles podem trazer muito mais benefícios para o seu filho do que você pode imaginar.

Em relação à educação infantil, os jogos e brincadeiras são excelentes formas de inserir novos conteúdos, reforçar o que foi aprendido na escola, colaborar com o processo de aprendizagem e até de colocar os conhecimentos em prática. Mas, as atividades infantis vão além do que entendemos tradicionalmente como ensino.

Por meio dos passatempos, seu filho consegue desenvolver importantes habilidades psicomotoras, aspectos cognitivos, autonomia, criatividade, capacidade de memória, controle emocional, entre outros.

Isso porque o ato de brincar, por si só, favorece o aprendizado. Ou seja, as brincadeiras não são simples passatempos. Elas fazem os pequenos adquirirem novas habilidades, entenderem como o mundo se organiza e exporem o que sentem e pensam com a segurança que precisam.

Sabendo disso, tanto a escola quanto os pais precisam proporcionar às crianças ambientes seguros onde elas possam ser criativas e se desenvolver com liberdade durante as brincadeiras.

Além disso, os passatempos também oferecem um benefício para as próprias famílias: o fortalecimento dos vínculos. Portanto, valorize as atividades infantis dentro de casa e brinque com o seu filho sempre que puder.

Os 6 melhores passatempos para crianças

Agora que você já sabe os benefícios que essas atividades podem trazer, que tal conferir os 7 melhores passatempos para as crianças? Veja a seguir:

1- Pintar

Que criança não gosta de pintar, não é mesmo? Os desenhos e pinturas são mais do que aquilo que está no papel. Afinal, essas são atividades que fazem parte das nossas características humanas.

Ao pintar, o seu filho ganha percepção visual, melhora a coordenação motora, a autoestima e o bem-estar psicológico. Isso porque as artes são formas de expressão.

Portanto, deixe os lápis de cor, tintas, giz de cera e o que tiver em casa à disposição do seu pequeno. Se puder, sente-se ao lado dele para fazer companhia enquanto ele pinta.

Uma dica é não tentar corrigi-lo para que desenhe do jeito “certo”, pois pode prejudicar a autoestima. Em vez disso, dê os parabéns pelos esforços para que ele sinta-se confiante.

2- Esportes

Além de serem ótimos passatempos, os esportes contribuem para a saúde física das crianças. Eles fortalecem os ossos e músculos, desenvolvem as habilidades motoras e ainda ajudam a fugir do sedentarismo.

Para quem mora em casa com quintal, fica mais fácil estimular as atividades esportivas. Com uma única bola, já dá para fazer muita coisa!

Mas, também existe opção para as famílias que vivem em apartamento. A dança é um bom exemplo disso. E como a maioria das crianças adora dançar, por que não colocar a música preferida do seu filho para tocar e todos curtirem juntos?

3- Estimular a leitura

Ler com uma criança é um passatempo fundamental para o desenvolvimento dela.

Ler histórias para o seu pequeno e apresentá-lo ao universo dos livros é algo fundamental para que ele pegue gosto pela leitura. Afinal, isso não é obrigação só da escola.

Quando as crianças têm o exemplo dos pais, veem eles lendo em casa, a tendência é que elas também desenvolvam esse hábito.

Os livros são passagens para que qualquer pessoa se deixe levar pelo mundo da imaginação. Além disso, a leitura surte efeitos benéficos ao desenvolvimento cognitivo. Portanto, procure colocar essa atividade na lista de passatempos do seu filho.

4- Jogos de tabuleiro

Mesmo diante de tantas opções online, os jogos de tabuleiro são passatempos que continuam fazendo a diversão da criançada. O único cuidado necessário é saber escolher o jogo apropriado para a faixa etária do seu filho.

Os jogos de tabuleiros também são interessantes por outro motivo: toda a família pode participar. Dessa forma, estimula a socialização das crianças, que é algo essencial para vários aspectos da vida, e pode fortalecer os vínculos.

5- Estimular a escrita

Para as crianças que já são alfabetizadas, a escrita pode se transformar em mais um dos passatempos preferidos delas. E nem sempre ela aparece nas listas de atividades infantis.

Entretanto, escrever é uma maneira incrível de explorar várias habilidades importantes para o desenvolvimento dos pequenos. Se levada para as outras fases da vida, pode se tornar um motivo de paixão na vida de alguns deles.

5- Desafios mentais 

Se quiser acabar com o tédio do seu filho, ofereça a ele diferentes tipos de desafios mentais. Além de serem divertidos, essas atividades exercitam o raciocínio, a lógica e a capacidade de atenção.

Quer algumas sugestões? Se você não tiver em casa as revistinhas de caça-palavras e palavras-cruzadas, por exemplo, procure nos sites e aplicativos de jogos para as crianças na internet.

Ainda, outra dica é fazer brincadeiras de adivinhação, charadas, mímica, entre outras. O seu pequeno, com certeza, vai adorar!

6- Filmes infantis

Os filmes também não teriam como ficar de fora da nossa lista de dicas de passatempos. E hoje em dia é muito fácil encontrar várias opções disponíveis para assistir em casa.

Mais do que entreter, os filmes infantis costumam ensinar lições importantes e render boas risadas!

Até os pais podem se divertir e se emocionar com os filmes de animação feitos para as crianças. Para deixar essa experiência ainda mais gostosa, nada como uma boa pipoca para acompanhar!

Como fazer com que meu filho realize esses passatempos sem estourar o meu orçamento?

Ouvir música pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento e bem-estar infantil.

Embora a criatividade seja o mais importante na hora de escolher os melhores passatempos para o seu pequeno, você pode contar com a ajuda de alguns recursos bem bacanas.

A PlayKids é um ótimo exemplo. Se você nunca ouviu falar sobre ela, saiba que se trata de uma plataforma global que oferece conteúdos educativos para crianças. Como a proposta é promover o desenvolvimento infantil, lá você encontra várias opções de passatempos para fazer no mundo digital e fora dele também.

Além de um aplicativo com atividades infantis de desenho, leitura, vídeos e jogos, por meio da assinatura você pode receber todos os meses um kit com leituras divertidas para cada fase e também de atividades interativas.

Outra alternativa interessante para estimular a leitura é o Ubook Kids. Pelo computador, smartphone ou tablet, você consegue acessar milhares de audiolivros. É uma forma diferente de consumir cultura, estimular a imaginação do seu filho e ensinar novas palavras com histórias selecionadas para cada faixa etária.

Ter contato com boas histórias por meio dos filmes é garantia de diversão para crianças. Nesse caso, a Netflix faz um grande sucesso. Isso porque ela oferece uma seção voltada o público infantil, ou seja, só com conteúdos apropriados para crianças.

Mais recentemente, a plataforma lançou um novo recurso de controle parental. Além de poder filtrar os conteúdos disponíveis para o seu filho, esse recurso permite aos pais acessar o histórico de filmes assistidos, colocar senha para proteger os demais perfis da conta e até desabilitar a função de autorreprodução para limitar o tempo de acesso dos pequenos às telas.

A música é outra grande aliada dos pais na hora de entreter a criançada, sem contar que ela também funciona como um estímulo importante no desenvolvimento infantil. Para facilitar o acesso do público infantil ao mundo musical, o Spotify lançou o aplicativo Spotify Kids.

Com ele, os pequenos podem explorar música sozinhos ou junto dos pais. O app conta com playlists selecionadas para cada faixa etária e ainda permite que você escolha o que o seu filho pode ouvir. Não tem custo extra para quem assina o plano familiar do Spotify e a plataforma garante que o aplicativo é livre de propagandas.

Como as crianças de hoje nascem ligadas na tecnologia, antes mesmo de escrever elas já sabem entrar no YouTube para assistir vídeos. Para que elas façam isso com segurança, existe o YouTube Kids. Você pode ter total controle dos conteúdos aos quais o seu filho tem acesso.

Além de séries e desenhos animados, dá para encontrar uma infinidade de vídeos de brincadeiras, artes, artesanatos, entre outros passatempos divertidos para curtir o tempo em casa.

Os jogos podem estimular as crianças em vários aspectos e assim, trazer inúmeras vantagens ao desenvolvimento delas.

Se o assunto é diversão para crianças, os games não poderiam ficar de fora. Crianças, adolescentes e até adultos gostam de se entreter com os jogos de videogame e computador. Alguns deles podem ser interessantes para adquirir novos conhecimentos, trabalhar o raciocínio e, claro, se divertir.

Com a plataforma Easy Live, você pode trocar os seus pontos de cartão de crédito por várias das atividades citadas nesse conteúdo, vale a pena dar um conferida no catálogo!

Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir outros posts do blog com ótimas dicas para o seu dia a dia!

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário