E-sports: saiba tudo sobre o esporte que está em alta

Você já ouviu falar sobre e-sports? Eles nada mais são do que jogos online que passaram a ser encarados como uma nova modalidade de esporte.

A popularização desse novo estilo de esporte ocorreu graças ao avanço da tecnologia, onde os esportes habituais foram se transformando e ocupando o ambiente digital. 

Assim como as modalidades tradicionais, os e-sports podem funcionar como fonte de bem-estar e distração para as pessoas, além de serem considerados como meios de socialização.

Quer saber mais sobre essa tendência que não para de conquistar novos jogadores? Confira a seguir tudo sobre o mundo dos esportes eletrônicos!

Afinal, o que são os e-sports?

O termo e-sports é o mais usado no mundo todo para falar sobre os esportes eletrônicos, que podem ser disputados individualmente ou em equipes. Apesar do e-sports ter surgido há poucos anos, essa modalidade esportiva já domina o mercado de games, atraindo jovens em diferentes cantos do planeta. 

Assim como em outros esportes tradicionais, existem os jogadores amadores que utilizam os e-sports como meios de entretenimento e diversão. Mas há também os jogadores profissionais, que tratam os esportes eletrônicos como trabalho e participam de grandes competições

Os campeonatos disputados pelos jogadores profissionais costumam acontecer presencialmente, em locais onde os computadores ficam conectados em LAN ou à internet.

Por que os jogos eletrônicos são considerados esportes?

Muitas pessoas se perguntam como os jogos eletrônicos são considerados esportes se não exige um esforço físico, mas a explicação é simples: os jogadores profissionais realmente levam a atividade a sério

Isso quer dizer que dedicam várias horas ao estudo dos jogos e aos treinamentos, o que demanda muita disciplina. E, só assim conseguem chegar preparados para disputar partidas com os melhores do mundo.

Além disso, o sucesso dos e-sports é tão grande que as competições são assistidas presencialmente, pela televisão e por diversas plataformas de streaming em tempo real. Assim, milhares de gamers podem acompanhar as partidas, com direito à narração oficial.

Na imagem há três pessoas sentadas em cadeiras, jogando uma das categorias de e-sports.

Para alcançar resultados satisfatórios, os jogadores profissionais de e-sports dedicam  horas de treinamento. 

Qual a origem dos e-sports?

A primeira competição de e-sports aconteceu em 1972, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ele recebeu o nome de Intergalactic Spacewar Olympics e o ganhador do torneio recebeu como prêmio uma assinatura da revista Rolling Stones.

Alguns anos depois, outros eventos grandes aconteceram. Sendo um deles em 1980, onde a empresa Atari organizou a primeira competição em larga escala, que contou com cerca de 10 mil jogadores estadunidenses.

Mas foi a partir do ano 2000 que os e-sports realmente começaram a bombar no mundo inteiro. Então, a modalidade começou a oferecer recompensas em dinheiro e trabalhar com patrocinadores.

Com o lançamento do Twitch, plataforma usada para transmitir as competições, as premiações foram se tornando cada vez mais surpreendentes. Para você ter uma ideia, o Dota 2 já chegou a pagar 24 milhões de dólares em prêmios para os jogadores.

As pessoas que costumam participar e acompanhar os e-sports têm entre 16 e 34 anos, o que acaba sendo vantajoso para diversas marcas que querem investir nesse mercado para atingir o público consumidor.

Quais são os principais tipos e-sports?

Existe uma infinidade de jogos que fazem partes dos e-sports. A seguir mostraremos as quatro categorias que são mais populares entre os jogadores:  

1. First Person Shooters (FPS)

Um dos tipos de jogos online é o First Person Shooters, também conhecido como FPS. Este gênero é um dos mais populares entre os adeptos aos jogos eletrônicos e são os jogos online de atiradores.

A tradução desta categoria quer dizer “atiradores em primeira pessoa”. Eles são chamados assim porque os jogadores controlam seus personagens no jogo por meio do próprio campo de visão.

Vale destacar que por ser um dos gêneros mais populares, as competições de FPS são as que oferecem melhores recompensas para os jogadores que ganham as disputas. 

Os principais jogos desta categoria são o Counter-Strike, Call of Duty, Battlefield, Destiny 2, Apex Legends e Overwatch.

2. Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)

Outra categoria de e-sport é o Multiplayer Online Battle Arena, também conhecido como MOBA. Nesta modalidade de e-sport são incluídos os jogos de ação e também os de estratégia para a conquista dos objetivos do game

Os jogos de MOBA geralmente tem uma disputa entre equipes que ocupam um mesmo mapa, como numa verdadeira batalha. O principal objetivo de cada equipe é destruir a base do adversário.

Os e-sports mais famosos desse gênero são o League of Legends (LoL), Dota 2 e Starcraft.

Na imagem há uma pessoa em frente a três telas de computador reproduzindo o jogo League of Legends, sendo que a pessoa está com a mão direita mexendo no mouse e com a mão esquerda digitando no teclado.

O League of Legends (LoL) é um estilo de MOBA que tem conquistado muitos jogadores.

3. Battle Royale

Já os games classificados como Battle Royale são os mais recentes do mundo dos e-sports. Os jogadores desta modalidade além de enfrentar batalhas, precisam explorar os territórios e buscar equipamentos para garantir sua sobrevivência no jogo.

Os principais jogos desta categoria são o PlayerUnknown ‘s Battlegrounds e Fortnite.

4. Fighting Games

Por fim, há os jogos eletrônicos mais tradicionais, da época em que os jogos eletrônicos ainda nem aconteciam no ambiente online, os Fighting Games ou “jogos de luta”.

Essa modalidade saiu das máquinas de fliperama e dominaram também o ambiente online com os clássicos da categoria, como Street Fighter, Dragon Ball, Mortal Kombart, Tekken, entre outros.

Ficou interessado em praticar um e-sport?

Se você já pratica ou quer começar a entrar nesse mundo dos e-sports, a Easy Live te ajuda. Mas como?

Graças à parceria da Easy Live com os principais programas de fidelidade do país, você consegue trocar os seus pontos do cartão por crédito para comprar alguns dos games de maior sucesso:

Isso significa que você não precisa colocar a mão no bolso para se divertir com os jogos eletrônicos. Uma maravilha, não é?

Quer entender melhor como isso funciona? Então leia mais sobre como trocar pontos por games!

Botão de acesso ao site.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *