Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

Mudança de hábitos: melhore sua vida com a troca de pontos!

Em várias épocas do ano, as pessoas param para refletir sobre como está a sua qualidade de vida e percebem que precisam, urgentemente, de mudança de hábitos.

Por isso, elaboramos um mini guia que pode te ajudar a se planejar e obter mudanças que melhorem a sua saúde física e mental.

E o melhor é que boa parte de nossas dicas podem ser seguidas se você trocar os pontos acumulados em cartões de crédito por ingressos para shows e cinema, além de acesso a maratonas, corridas de rua e até mesmo atividades de autocuidado, como massagens.

Confira nossas dicas, prepare-se para ter mudança de hábitos e se tornar a melhor versão de si mesmo!

O que é um hábito?

O termo “Hábito” é definido pelo dicionário como sendo: “maneira permanente ou frequente de comportar-se”, ou seja, é aquilo que você faz rotineiramente. Muitas vezes, um hábito está tão arraigado em nós que fazemos ele sem nem mesmo perceber.

É o caso, por exemplo, do hábito de escovar os dentes logo após o almoço. Muitas pessoas nem pensam muito e vão direto ao banheiro. Nesse caso, esse é um hábito positivo, já que contribui com a saúde bucal.

Mas, também podem existir hábitos negativos. São pequenas manias, como por exemplo, roer as unhas, arrancar a cutícula ou não trancar a porta ao sair de casa. Ao longo do tempo, esses costumes podem trazer impactos negativos na vida de um indivíduo. 

Outros hábitos ruins também podem estar relacionados a vícios, sendo que a pessoa que os tem, sabe que eles não fazem bem a saúde dela. Fumar e beber, em excesso, são exemplos disso.

Quando uma pessoa identifica que uma situação não a faz bem, ela pode querer mudá-la e isso pode ser uma tarefa complicada, uma vez que esse costume pode estar arraigado no indivíduo.

Para conseguir modificá-lo, é preciso acompanhar uma série de itens na vida da pessoa. A seguir, descubra quais são essas coisas.

Como ter mudança de hábitos?

A mudança de hábitos é um processo. Seja desenvolver um hábito completamente novo ou perder um antigo e prejudicial, é preciso seguir alguns passos que podem facilitar na hora de começar a alteração.

Confira abaixo o passo a passo para conseguir ter mudança de hábitos:

Identificar o que precisa ser mudado

Esse é o primeiro passo para começar a transformar a sua vida. Você pode desejar ler mais ou parar de fumar, se essas são as mudanças almejadas para a sua vida, comece as listando em um caderno ou refletindo sobre aquilo que já não lhe serve mais e que precisa ser transformado.

Substituir o hábito ruim por algo novo

Você tem o hábito de roer as unhas? Que tal, ao invés de roer as unhas, passar um creme nas mãos toda vez que sentir essa vontade? 

Você costuma morder a tampa das canetas? Que tal, trocar suas canetas por aquelas pneumáticas, que não possuem tampas?

O cérebro humano adora novidades e a melhor forma de perder um hábito antigo que não te faz bem é inundá-lo de coisas novas. Assim, ele pode nem perceber que você deixou de roer as unhas ou de fumar. 

Mantenha-se entretido conforme os dias passam e não caia na tentação de retomar um hábito negativo. Se isso acontecer, todo o progresso feito será perdido e você precisará retornar do zero nas etapas de mudança de hábitos.

Descobrir que novo hábito você quer incorporar à sua vida

O passo a passo para conseguir ter mudança de hábitos também pode ser usado para incorporar costumes positivos ao seu dia a dia. 

Você quer desenvolver o hábito da leitura? Quer iniciar uma atividade física? Quer aprender a tocar um novo instrumento musical? Uma vez que você decidir qual novo hábito quer ter, comece a incorporá-lo ao seu cotidiano e isso pode ser feito, mais facilmente, ao estabelecer uma nova rotina. 

Se você quer ler mais, separe alguns minutos todos os dias para ler um pouco. Nesse momento, a quantidade não importa, o que interessa é criar uma base.

Se você quer fazer exercícios físicos, descubra onde tem uma academia perto de sua casa, se inscreva nela e planeje o seu dia reservando, pelo menos, uma ou duas horas para atividade física.

Programar uma rotina nova também ajuda a perder os hábitos antigos negativos. Se você fuma, é provável que a sua rotina envolva pausas para ir a espaços abertos. Remova essa pausas e dê mais um passo para eliminar esse costume.

Repetir esse ato até que se torne um hábito

A repetição é o que torna esse ato algo realmente incorporado à sua rotina, ou seja, um hábito, que são ações feitas sem que você pense nisso. 

Alguns psicólogos e especialistas em hábito dizem que um ato deve ser repetido por pelo menos 21 dias até que se torne verdadeiramente um costume. Outros aumentam a quantia de dias para 40. Seja como for, o segredo está em repetir.

Se você for uma pessoa visual, vale a pena criar um calendário onde você pode marcar ou escrever a mão a quantidade de dias que está repetindo uma determinada ação. Isso é chamado de tracker e pode servir para aumentar sua motivação. 

Uma vez que você consiga ver todo o seu progresso, fica fácil seguir aumentando os dias e a quantidade de horas que você dedica a desenvolver seu novo hábito.

Como melhorar a vida com a troca de pontos

Desenvolver um novo hábito pode exigir que uma pessoa gaste uma certa quantia de dinheiro, investindo em seu futuro. Porém, isso não vale para quem acumula pontos em programas de fidelidade e conhece a Easy Live.

Existem vários programas de fidelidade no mercado, que agradam aos diferentes perfis de compradores. Em alguns, você acumula pontos a cada vez que compra no cartão de crédito ou abastece em uma determinada rede de postos de gasolina. Em outros, você acumula pontos comprando em uma grande variedade de lojas on-line, por exemplo.

Essa pontuação pode ser trocada, futuramente, por diversas opções, como: shows, ingressos para cinema e teatro, créditos de viagens em aplicativos, como o Uber ou pedidos no Uber Eats, atividades de entretenimento e bem-estar, etc.

A seguir, confira algumas dicas de como melhorar sua vida por meio da troca de pontos. São sugestões de hábitos que você pode desenvolver de agora em diante, sem precisar colocar a mão no bolso.

5 novos hábitos possibilitados pela troca de pontos

Agora que já sabe o que é e como conseguir realizar uma mudança de hábitos, vamos dar algumas opções de novos e bons costumes que você pode querer adquiri-los em sua rotina. Confira abaixo:

1. Encontrar os amigos com mais frequência

Um costume valioso que devemos preservar, e se não tivermos, temos que seguir esses passos para ter mudança de hábitos e incluí-los em nossa rotina, é encontrar os amigos, pois são com eles que podemos sempre contar.

Com as redes sociais disponíveis, é fácil ter amizades com quem você conversa com frequência, mas dificilmente vê pessoalmente e o mesmo vale para amigos virtuais. Vocês são próximos, um sabe tudo da vida do outro, mas vocês quase nunca saem juntos para desfrutar da mesma atividade.

Mas, que tal estabelecer o hábito de ver seus amigos pelo menos duas vezes por mês? Você pode marcar com todos de uma vez ou ver um por um, o importante mesmo é estabelecer para si mesmo o hábito de encontrá-los longe de aplicativos de conversa no celular, para trocar um abraço e desenvolver uma conversa pessoalmente. 

Trocando pontos por ingressos para exposições de arte ou para uma sessão de cinema, existe a possibilidade de fazer um passeio incrível na companhia de quem você admira.

2. Sair de casa mais vezes

Muitas pessoas trabalham durante a semana toda e no final de semana não querem nem sair de casa. Mas, essa não precisa ser a realidade. Com a troca de pontos por ingresso para festas, shows e cinema, você pode desfrutar de atividades para se divertir, consolidando o costume de sair de casa sem precisar colocar a mão no bolso ou gastando muito menos.

3. Praticar exercícios físicos

Ter o hábito de praticar exercícios físicos é uma das coisas que as pessoas mais desejam, em especial, no verão. 

Praticar exercícios físicos sem precisar gastar é algo que as pessoas podem gostar muito. Com a Easy Live, é possível trocar pontos por acesso não só a diárias de academias e locais de exercícios físicos, como também trocá-los pela inscrição em corridas de rua, por exemplo. 

Estabelecer a meta de correr em uma maratona, é uma ótima forma de se desafiar e desenvolver um costume muito bom para a saúde, que é o de correr. 

Com tantas opções que a troca de pontos te oferece, não vai ser por falta de motivação que você não optará por ter mudança de hábitos positivas.

4. Praticar o autocuidado

Uma mudança de hábitos que irá fazer toda a diferença no seu dia a dia, é o autocuidado. Pois fará se sentir melhor com você mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor.

Cuidar de si mesmo é essencial para viver uma vida plena e equilibrada. Na Easy Live é possível trocar os pontos acumulados em um programa de fidelidade de sua escolha por atividades variadas, relacionadas ao autocuidado. 

Você pode trocar seus pontos por uma massagem, por uma manicure ou até mesmo por um corte de cabelo em salões de beleza super renomados.

5. Conhecer novos restaurantes

Se você quer adquirir o costume de desenvolver seu paladar e conhecer novos restaurantes, visitando, pelo menos, um lugar novo por mês, também poderá contar com a ajuda da Easy Live. 

Com a nossa plataforma, você pode trocar seus pontos acumulados por vouchers que podem ser usados em diversos restaurantes localizados nas principais cidades do Brasil. É possível trocar os pontos, até mesmo, por descontos nos aplicativos de delivery de comida, como o UberEats.

Você ainda pode aproveitar os planos de assinatura disponíveis para restaurantes, como exemplo o Duo Gourmet e o ChefsClub, que podem oferecer vários benefícios e descontos incríveis nos restaurantes mais cobiçados. Confira no catálogo

Agora que você já sabe tudo sobre mudança de hábitos, que tal dar uma olhada nas outras dicas que temos em nosso blog?

Publicado por Eduardo Mariz

Gerente de Estratégia Digital da Easy Live. Administrador com mais de 10 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Graduado em Administração pela UFRJ, pós-graduado em Marketing na IBMEC, atuou em diferentes áreas, como comercial e marketing digital, data analytics e user experience.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário