Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

O que significa consumo consciente? Entenda tudo sobre!

Se você tem dúvidas sobre o que significa consumo consciente, chegou ao lugar certo! Neste artigo, a gente explica quais são as práticas que envolvem o consumo consciente – ou consumo responsável.

É cada vez mais importante falar sobre o assunto porque a nossa forma de consumir tem impactos tanto no meio ambiente, quanto na sociedade, sabia?

Portanto, temos que refletir a respeito dos nossos hábitos e considerar as consequências que vão além da nossa simples satisfação imediata.

Continue lendo para saber mais!

O que significa consumo consciente?

Como o nome sugere, o consumo consciente diz respeito ao ato de consumir com consciência, de maneira ética.

Ou seja, de adquirir produtos e serviços cuja cadeia produtiva não provoque – ou cause o mínimo possível – danos para o meio ambiente, pessoas e animais.

Pelo o que parece, o consumo consciente é uma tendência que veio para ficar.

Afinal, não se trata de um “estilo” adotado por um grupo específico de pessoas, mas de uma mudança de hábitos extremamente necessária para o bem-estar do planeta e da humanidade.

Como funciona o consumo consciente?

Além de saber o que significa consumo consciente ou o que é consumo responsável, é importante entender como ele acontece na prática.

Para quem não tem o costume de parar para pensar no assunto, fica difícil descobrir quais hábitos adotar.

De forma geral, o consumo consciente pode acontecer de algumas formas:

Para fazer sua parte, você pode optar por produtos que sejam, por exemplo:

O consumo consciente passa pelo entendimento da cadeia de produção daquilo que é consumido, inclusive das relações de trabalho envolvidas nele.

Para que serve o consumo consciente?

Como a gente já comentou aqui, o consumo consciente traz diversos benefícios para a sociedade, para o meio ambiente e para você mesmo, incluindo a sua saúde financeira, sabia?

Isso porque, além de pensar em toda a cadeia produtiva, você passa a rever suas decisões de compra, deixando o impulso de lado.

Ou seja, também traz uma consciência de consumir apenas o que é realmente necessário, ajudando você a economizar dinheiro.

Além de se questionar antes de comprar, as pessoas levam em conta outros aspectos de um produto, como segurança e durabilidade, por exemplo.

Passam a pensar ainda em de quem comprar, como valorizar a vida útil de um produto e descartá-lo da forma certa.

6 atitudes de um consumidor consciente

1. Reflita sobre os seus hábitos

Faça o exercício de pensar como você costuma consumir. Esse é o primeiro passo para a adoção de hábitos saudáveis e de práticas de consumo consciente.

2. Consuma somente o necessário

Em vez de sair comprando o que der vontade, compre apenas o que você precisa. Nesse sentido, planejar as próximas compras pode ser uma boa estratégia.

3. Aprenda a reutilizar

Consumidores conscientes não descartam nada sem antes ter certeza de que os objetos não podem ser consertados, transformados ou usados de outra forma.

4. Valorize empresas socialmente responsáveis

Atentas aos movimentos sociais e políticos, certas empresas operam com base na ética e na responsabilidade em relação aos funcionários, à natureza e à sociedade. É nelas que você deve ficar de olho!

5. Separe o lixo

Crie o hábito de separar os lixos recicláveis. Além de poupar recursos naturais, essa atitude reduz a degradação ambiental e ainda gera empregos.

Como começar a ter hábitos sustentáveis?

Para aderir ao consumo consciente, passos simples são a melhor forma de começar, por exemplo, introduzindo o consumo de produtos ecológicos.

Ao entender o que significa consumo consciente, é quase inevitável não mudar nossa forma de escolher de quais empresas e o que comprar. Mas você pode começar aos poucos, tomando algumas atitudes simples.

Deixar de lado certos utensílios descartáveis, por exemplo, é uma ótima decisão. Com isso, você evita o desperdício e reduz sua produção de lixo.

Hoje já existem produtos ecológicos bem bacanas que substituem os descartáveis, como os oferecidos pela Ekological, uma marca de produtos sustentáveis para o dia a dia.

Fique sabendo que você pode trocar pontos do cartão por produtos como kit de canudo de inox e garrafa de silicone para levar a qualquer lugar. Nesse caso, nem é preciso colocar a mão no bolso!

Essa é apenas uma das atitudes que você pode tomar. 

Não se preocupe, aos poucos, os hábitos sustentáveis vão começar a fazer parte da sua rotina. Afinal, querendo ou não, trata-se de um profundo processo de mudança de mentalidade. Quer usar a troca de pontos do cartão de crédito para seu consumo consciente? Entenda como a troca de pontos funciona, quais são as vantagens e os principais mitos!

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Compartilhe

Deixe seu comentário