compre com pontos
Na imagem há uma xícara deitada sobre o pires com grãos de café esparramando sobre o pires e uma bancada de granito.
Qualidade de vida

Tipos de café: você conhece todas as variedades?

Quando pensamos sobre refeições matinais ou algo que nos ajude a manter o foco, a primeira coisa que vem à nossa mente é o café! 

Isto acontece porque o café é uma das bebidas favoritas não apenas dos brasileiros, mas também de diversas pessoas ao redor do mundo inteiro

Mas você sabia que existe uma grande variedade desse tipo de bebida? Pois é, muitas pessoas não sabem que existem diferentes tipos de café, com características diferentes, como aroma e sabor, dependendo do tipo de grão.

Que tal pegar o seu cafezinho para acompanhar a leitura deste artigo e saber tudo sobre essa bebida especial, presente em vários momentos do nosso dia!

Qual é a história do café?

Antes de apresentar os diferentes tipos de café, vamos falar um pouco sobre a história dessa bebida. 

A planta da qual é colhido os frutos é das regiões altas da Etiópia, sendo que a forma que começou o preparo e consumo são cercadas de diversas lendas locais

Antes de se tornar a bebida que conhecemos hoje, o café foi usado de vários jeitos: em forma de polpa nas refeições, suco feito com os frutos, chás a partir das folhas, entre outros.

Com o tempo, o café começou a embarcar em viagens para vários lugares no Oriente. Mas foram os holandeses, com seus grandes navios, que levaram a planta para outras partes do mundo, sendo eles considerados os primeiros exportadores de café comercialmente.

No Brasil, a planta chegou junto dos portugueses e franceses, no processo de colonização, e, graças ao excelente clima, ela foi facilmente cultivada no solo brasileiro. Entretanto, foi por conta do aumento no consumo de café pelos europeus que ele ganhou espaço por aqui, dando origem ao ciclo econômico do café marcante na história do país.

Durante os séculos XIX e XX, o café foi o produto brasileiro mais exportado. Até hoje a cafeicultura do país se destaca. Tanto é que continuamos entre os principais produtores de café no mundo.

Agora que já conhecemos um pouco sobre a história do café, vamos saber sobre as variedades de tipos de café que conquistaram o Brasil e o mundo.

Quais são os tipos de café?

Normalmente, os grãos usados para produzir o café que costumamos tomar, são de duas espécies, conhecidas como robusta e arábica. 

Explicaremos melhor sobre as características de cada uma delas:

Café Robusta

Um dos tipos de café que consumimos é o tipo robusta! Essa variedade de grão é a preferida de quem aprecia o sabor mais amargo e um café mais encorpado. Por ser uma planta resistente, o plantio é fácil se comparado à arábica.

Neste tipo de café, a concentração de cafeína é maior em relação ao arábica e tem menos açúcar, normalmente ele é usado principalmente em cafés instantâneos e blends.

Um dos tipos de café utilizado em cafés instantâneos é o café robusta.

Café Arábica

O tipo de café arábica normalmente é cultivado em lugares de alta altitude para garantir sua qualidade e ele possui uma menor concentração de cafeína e um teor maior de açúcar em comparação ao robusta.

Essas características fazem com que esse tipo de café tenha sabores mais complexos e com diferentes tipos de café, tanto é que deu origem a variedades produzidas em diferentes partes do mundo.

A seguir, apresentaremos 4 tipos de café que são considerados do tipo arábica:

Café Acaiá

O tipo de café conhecido como acaiá é um dos mais cultivados no Brasil e é conhecido pelas suas sementes grandes

As características desse tipo de café são o seu sabor mais suave, a média acidez, rica em notas frutais e achocolatado, sendo recomendado para uso em bebidas gourmet.

Café Bourbon

Já o tipo de café bourbon é mais conhecido em outros países e apresenta a maior qualidade para a utilização em cafés especiais ou gourmets

As características do café bourbon são o seu aroma mais intenso, a baixa acidez, as notas mais achocolatadas ou que lembram caramelo. Este tipo de café costuma ser o preferido de quem aprecia sabores mais adocicados e leves.

As variedades de tipos de café agradam o paladar de diversas pessoas em todo o mundo.

Café Catuaí

Outro tipo de café arábica conhecido entre os adeptos da bebida, é o catuaí

O café catuaí é uma variedade cultivada em quase todas as regiões do Brasil. As suas características são a acidez moderada e a doçura natural do seu sabor, além de ter um bom rendimento financeiro para quem produz, pois seu cultivo é mais fácil em relação aos demais tipos.

Café Kona

Por fim, há o tipo de café kona. Ele é cultivado no Havaí e cresce muito bem na região por conta do clima e do solo vulcânico

Por conta da suas particularidades de cultivo, o café kona é considerado um tipo exótico, usado também na produção de cafés gourmets e se destaca principalmente pelo sabor de fruta.

Ficou interessado em saber mais sobre os tipos de café?

Assim como os amantes de vinho e cerveja, os apaixonados por café podem se dedicar a conhecer mais sobre a bebida que tanto amam.

Seja por curiosidade ou para se profissionalizar como barista, você pode fazer cursos para aprender tudo sobre café. Além de conhecer as diferenças dos grãos, é possível ir além para desenvolver combinações, técnicas de preparo e muito mais.

Outra sugestão é sair em busca de experiências gastronômicas para conhecer de perto os tipos de café e apreciar a bebida.

Saiba que tudo isso é possível mesmo se você estiver com o orçamento apertado.

Graças à parceria da Easy Live com os principais programas de fidelidade do país, você pode trocar seus pontos pelo curso de barista e por créditos para gastar em cafés e restaurantes.

Quer saber melhor como isso funciona? Então leia sobre a troca de pontos e acesse o catálogo da Easy Live para conhecer todas as possibilidades!

Publicado por Marketing Easy Live

Compartilhe

Deixe seu comentário