Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

Tudo o que você precisa saber sobre estudar para o vestibular!

Estudar para o vestibular é um desafio na vida de muitos estudantes. Mas fique sabendo que essa tarefa pode ser bem mais tranquila do que você imagina.

De fato, o volume de matérias é grande. Entretanto, é possível dar conta de tudo com as dicas para vestibular que vamos compartilhar a seguir.

Continue com a gente!

Como começar a estudar para o vestibular

Nós sabemos que para começar a estudar para o vestibular, dar o primeiro passo é sempre o mais difícil. Pensando nisso, nós separamos para você o passo-a-passo que envolve o processo de preparação. 

E, acredite, antes de começar os estudos é necessário preparação e organização, estes dois fatores serão fundamentais para você arrasar nos dias das provas. 

E, então, vamos lá?

Conhecendo os vestibulares

Decidiu em quais faculdades você gostaria de estudar? Então, antes de começar a botar a cara nos livros, é preciso conhecer as características de cada vestibular.

Editais

A melhor forma de fazer isso é revisando os editais. Isso porque cada universidade tem um processo de seleção, data de prova, lista de leitura obrigatória, etc.

Como se planejar para o vestibular?

Depois de ficar por dentro dos processos, é hora de começar a fazer um planejamento dos estudos.

Escala de dificuldade

Separar as disciplinas por nível de dificuldade é uma das dicas para vestibular.

Fácil

As matérias que você tem mais facilidade provavelmente vão exigir menos esforço. Por isso, uma opção é gastar menos tempo com elas para se dedicar mais às outras.

Médio

Já as que apresentam um nível de dificuldade médio merecem um pouco mais de atenção e horas de estudo.

Difícil

No caso das disciplinas mais difíceis, o grau de dedicação deve ser maior. Até porque, infelizmente, não tem como fugir delas no dia da prova.

Cronograma realista

Montar um cronograma para estudar para o vestibular é fundamental. Dessa forma, você se organiza para revisar todas as matérias a tempo.

Mas procure ser realista. Não adianta achar que você vai, por exemplo, estudar todos os dias sem nenhuma brecha para descanso ou para se dedicar a outras atividades.

Teste métodos de estudos

Tente descobrir qual método funciona melhor para você. Enquanto alguns estudantes preferem fazer resumos das matérias, outros preferem gravar as aulas para ouvir depois, intercalar matérias em um mesmo dia, entre outras.

Como praticar?

Revisões

Uma das formas de estudar para o vestibular é revisando as matérias estudadas. Você pode apenas ler o conteúdo ou fazer anotações e resumos do que foi lido para reforçar o aprendizado.

Mapas mentais

Para quem gosta de visualizar as coisas, os mapas mentais são ótimas dicas para vestibular. É uma técnica em que você cria diagramas com cores, flechas, palavras e ícones para estabelecer ligações entre diferentes temas.

Anote e tire dúvidas

Estava estudando e apareceu uma dúvida? Não deixe ela passar em branco. Anote para depois perguntar para um professor, um colega ou alguém que possa ajudar você a acabar com ela.

Simulados e provas

Fazer simulados dos vestibulares que você vai prestar é fundamental. Você pode baixar as provas anteriores gratuitamente para fazer na sua casa. E faça como se fosse no dia da prova, controlando o tempo e tudo mais.

Escrita

Lembre-se que tanto os grandes vestibulares quanto o Enem têm prova de redação. Portanto, pratique a escrita dos gêneros textuais cobrados por eles para chegar no dia preparado.

Leituras obrigatórias

A leitura de livros de literatura é obrigatória nos vestibulares. Por isso, o quanto antes, inclua a lista de livros no seu cronograma para não deixar para a última hora.

Se quiser economizar, troque seus pontos do cartão por uma assinatura da Ubook, a maior plataforma de audiobooks do Brasil.

Notícias

As atualidades sempre são assuntos cobrados nas questões das provas. Dessa forma, uma das dicas para vestibular é criar o hábito de acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo.

Neste sentido, para facilitar a se manter atualizado, gastando pouco, você pode acessar o nosso catálogo e trocar seus pontos pela assinatura mensal do Bebanca Banca Digital ou pela assinatura trimestral da UOL Banca digital.

Outras formas de aprendizado

Também existem outros modos de estudar e se preparar para o vestibular. Você encontra muito conteúdo online, como podcasts, vídeos no YouTube, músicas e filmes que tratam de temas que caem nas provas.

No catálogo da Easy Live, há vários cursos online disponíveis que você pode fazer sem sair de casa.

O vestibular na prática:

É importante ressaltar que a preparação para o grande dia não se resume a estudar para o vestibular, viu?

Lazer

Reservar um tempinho da semana para se divertir, se reunir com os amigos e a família é essencial. Ajuda a recarregar as baterias para enfrentar mais uma semana de estudos.

Descanso

Mesmo que você esteja disposto a pegar pesado, valorize os momentos de descanso. Dormir pouco e não fazer pausas ao longo do dia só prejudica o seu desempenho.

Saúde física

Cuidar do corpo também é importante, sobretudo para quem passa tanto tempo sentado. Por isso, pratique uma atividade física que você curta algumas vezes na semana para não se entregar ao sedentarismo.

Nós sabemos que manter um corpo saudável não envolve apenas praticar exercícios. Para manter uma saúde física e qualidade nos estudos é fundamental implementar à sua rotina uma alimentação saudável.

Mas, muitas vezes, com uma rotina tão acelerada de estudos, fica impossível separar tempo para cozinhar aquela comidinha saudável que te dá um gás nos estudos.

Por isso, quando for assim, uma boa alternativa é trocar seus pontos por créditos e descontos e pedir aquela comidinha gostosa, sem sair de casa e sem prejudicar sua saúde.

Saúde mental

Não só o corpo merece cuidados, mas a mente também. Sabendo disso, aprenda a cuidar dela com carinho. Caso ela comece a dar sinais de que algo está errado, como muito estresse e ansiedade, talvez seja preciso procurar ajuda médica.

E aí, preparado para estudar para o vestibular? Se você curtiu o post de hoje, não deixe de conferir outros conteúdos do blog da Easy Live!

Publicado por Rivo Soares

Diretor de Operações da Easy Live. Executivo com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia nos mercados B2B e B2C. Engenheiro de Computação pela UERJ, com MBA em Marketing na ESPM e especializações em Digital na Columbia Business School e Inovação no IMD (Suíça), atuou em diferentes áreas, como Digital, Marketing, Vendas e TI.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário