compre com pontos
programa-de-fidelidade-clube-de-benefícios
Sem categoria

Programa de Fidelidade X Clube de Benefícios: Saiba a diferença 

Você sabe qual é a diferença entre um programa de fidelidade e um clube de benefícios? Esses dois tipos de programas são formas de fidelizar os clientes e oferecer vantagens para quem compra com frequência, mas eles têm características distintas. Neste artigo, vamos explicar o que é cada um e quais são as principais diferenças entre eles. 

Um programa de fidelidade é aquele em que o cliente acumula pontos a cada compra realizada e pode trocá-los por produtos, serviços ou descontos. Geralmente, os pontos têm uma validade determinada e podem ser usados em uma rede de parceiros. Um exemplo de programa de fidelidade é a Livelo, que permite trocar os pontos por itens de diversas categorias, como produtos, entretenimento, livros, etc. 

Um clube de benefícios é aquele em que o cliente paga uma mensalidade ou anuidade para ter acesso a vantagens exclusivas, como: descontos e etc. Os benefícios podem ser oferecidos pela própria empresa ou por parceiros. Um exemplo de clube de benefícios é o Clube +alegria, que dá direito a descontos em entretenimento, serviços, streaming, livros, jogos, etc. 

As principais diferenças entre um programa de pontos e um clube de benefícios são: 

– No programa de fidelidade, o cliente precisa comprar para acumular pontos e trocá-los por benefícios. No clube de benefícios, o cliente não precisa se preocupar em acumular pontos. 

– Os benefícios no programa de fidelidade, dependem da quantidade de pontos acumulados e da disponibilidade dos produtos ou serviços. Os benefícios no clube de benefícios são garantidos e ilimitados. 

– Os pontos no programa de fidelidade podem expirar se não forem usados em um prazo. Já no clube de benefícios, os benefícios são válidos enquanto a empresa for assinante. 

– Enquanto no programa de fidelidade, o cliente pode escolher entre vários parceiros para trocar os pontos. No clube de benefícios, os parceiros são definidos pela empresa que oferece o clube.

– Desenvolver um programa de fidelidade para os clientes tem o custo mais elevado do que um clube de benefícios.  

A escolha entre um programa de fidelidade e um clube de benefícios depende do perfil e das preferências. Se você quer ter mais liberdade para escolher os benefícios, um programa de fidelidade pode ser mais adequado para você. Se você quer ter benefícios garantidos e ilimitados sem depender da quantidade de compras que faz e está disposto a pagar uma mensalidade fixa por isso, um clube de benefícios pode ser mais vantajoso para você. 

Mas é válido destacar que se você tiver um programa de fidelidade, nada te impede de ter um clube de benefícios, afinal, por mais que ambos beneficiem os clientes finais, o clube de benefícios pode também beneficiar associados e colaboradores. Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças entre os dois. 

Publicado por Marketing Easy Live

Compartilhe

Deixe seu comentário