Culinária japonesa: conheça os principais pratos

Já faz um tempo que a culinária japonesa caiu no gosto das pessoas e se tornou uma das mais consumidas no mundo.

Além da delicadeza presente no sabor dos seus pratos, esse estilo gastronômico diz muito sobre a cultura do Japão e a história por trás das refeições.

Se você é do tipo que adora comida japonesa, continue com a gente para conhecer mais sobre as suas características e os pratos mais conhecidos!

Quais são as características da culinária japonesa?

Usando diversos ingredientes saudáveis no preparo dos pratos, a culinária japonesa mostra que uma boa alimentação não precisa ser sem graça. Pelo contrário, pode contar com sabores riquíssimos.

Sem dúvidas, o arroz é um dos alimentos protagonistas, que entra em perfeita harmonia com conservas, pratos à base de soja, peixes, carnes, tubérculos, algas, cogumelos, verduras, entre outros ingredientes.

A variedade presente nos pratos da gastronomia japonesa costuma ser grande, mas o que realmente importa é que os ingredientes sejam de boa qualidade e frescos

Além disso, a culinária japonesa costuma valorizar os alimentos de cada estação, o que reflete na forma de preparo do alimento e também na decoração de cada prato, já que são utilizadas flores, folhas ou utensílios que simbolizam as estações do ano.

Outro alimento bem presente na culinária japonesa é o peixe cru. Embora o consumo tenha se popularizado bastante, os japoneses usam diversos processos diferentes no preparo desta comida.

Por fim, os pratos da culinária japonesa normalmente são compostos por vários sabores, além das diversas texturas e cores. Afinal de contas, o capricho na hora de montar a apresentação é tão importante quanto o preparo e o sabor.

Conheça alguns dos principais pratos da culinária japonesa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as características presentes na culinária japonesa, mostraremos alguns dos principais pratos desta culinária que conquista cada vez mais pessoas. 

Sashimi

O sashimi refere-se a qualquer comida crua que é cortada em fatias bem finas, mas ficou associado pelo mundo todo ao peixe cru, normalmente o salmão, que é consumido há séculos pelos japoneses e agrada bastante aos amantes da gastronomia japonesa.

Como falamos antes, o preparo deste prato corresponde a cortar o peixe em fatias bem finas, mas é fundamental que o sashimi seja feito com peixes frescos para garantir a sua qualidade.

Ele costuma ser servido com shoyu, gengibre e wasabi, uma pasta verde de sabor bem forte e apimentado.

Na imagem há um prato retangular com uma fileira de sashimi sobre uma bancada. Próximo ao prato há 2 hashi e uma cumbuca preta com shoyo.

O sashimi é um dos alimentos mais consumidos da culinária japonesa.

Sushi

Sem dúvidas, o sushi é um dos pratos mais populares da culinária japonesa no mundo inteiro.

Esse modo de envolver o arroz cozido em volta do peixe foi criado com o objetivo de apenas armazenar o peixe por um período. Por isso, o arroz era jogado fora. Mas, com o tempo, o arroz passou a ser consumido junto.

O sabor característico do sushi se deve ao uso de vinagre de arroz, que começou a ser usado por conta da fermentação, que ajudava a conservar o alimento quando não havia refrigeração.

É um prato que é enrolado com nori, que é um tipo de alga marinha, e pode ser preparado com peixe, legumes, ovo e vários ingredientes.

Missoshiru

Outro prato conhecido dos amantes da culinária japonesa é o missoshiru. Embora seja um dos pratos mais tradicionais, ele possui diversas variações na forma de preparo e também dos acompanhamentos.

Este prato é uma sopa preparada com missô que é uma pasta à base de soja fermentada e sal. Normalmente o missoshiru é consumido quente, servido junto das refeições em pequenas tigelas.

Nos restaurantes especializados na culinária japonesa, o que costuma ser comum é servir o missoshiru acompanhado de pedaços de tofu e cebolinha. No entanto, ele pode levar outros ingredientes, como cogumelos, algas, legumes, ovo, etc.

Guioza

Há uma discussão sobre a real origem do guioza. Enquanto alguns dizem ser um prato da culinária japonesa, outros dizem que ele foi criado na China. Mas, por aqui, o guioza costuma marcar presença nos menus dos restaurantes de comida japonesa.

Feito com uma massa de farinha bem fina, esse pequeno pastel pode ser grelhado, frito ou cozido no vapor. A versão mais tradicional leva no recheio carne de porco moída, mas também é possível encontrar guioza vegetariana, feito só com legumes e cogumelos.

Tempurá

O tempurá é um nome dado ao preparo de diversos alimentos, que são empanados e depois fritos em óleo bem quente.

O prato pode ser feito com frutos do mar e legumes diversos, como cenoura, batata, vagem, entre outros. Sejam quais forem os ingredientes escolhidos, o que importa mesmo é que o tempurá esteja crocante e seja consumido bem quentinho.

Na imagem há um prato retangular com oito tempurá e uma cumbuca com shoyo.

O tempurá conquista os amantes da culinária japonesa e que gostam de coisas fritas.

Mas é possível trocar pontos por comida japonesa?

Sim, essa é uma possibilidade deliciosa para as ocasiões especiais ou para o dia a dia. E você pode contar com a nossa ajuda!

Por ser parceira dos principais programas de fidelidade do país, a Easy Live conta com um catálogo onde você consegue trocar os pontos do cartão pelos seus pratos japoneses preferidos. Eles podem ser trocados por crédito para você usar nos aplicativos de delivery, como iFood e Uber Eats.

Além disso, já pensou em aprender mais sobre a gastronomia japonesa e as melhores técnicas? Saiba que você também pode adquirir com seus pontos um curso de culinária japonesa no bairro mais oriental do Brasil.

Quer conhecer todas as possibilidades do mercado de fidelidade? Então acesse o catálogo da Easy Live e fique por dentro de todas as experiências que os pontos podem proporcionar para você!

Botão de acesso ao site.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *