Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Diversão com economia

Como escolher o melhor seguro viagem?

Contratar o melhor seguro viagem é fundamental para garantir sua segurança ao visitar países no exterior. Isso porque você deve estar preparado para possíveis imprevistos e questões relacionadas à saúde.

Em muitos países, os serviços de saúde custam caro e não existe atendimento gratuito para estrangeiros na rede de saúde pública.

Portanto, se algo acontecer, é bem provável que você tenha que gastar valores altos com consultas, tratamentos, internações e medicamentos. Sendo assim, não vale a pena correr o risco.

Além disso, a maioria dos seguros também costuma cobrir prejuízos causados por extravios de bagagem, remarcação de voos e custos decorrentes de casos de morte.

Que tal entender melhor como eles funcionam? Continue lendo!

Quais os tipos de seguro viagem e o que eles costumam cobrir?

Para descobrir qual é o melhor seguro viagem, você precisa levar vários aspectos em conta. Afinal, existem diferentes tipos de seguro, que variam de acordo com o perfil do viajante.

Diferentemente do que muita gente pensa, é possível encontrar seguradoras que trabalham com preços acessíveis. E, como vamos mostrar mais para frente, existe um jeito bem econômico de contratar o serviço.

Mas saiba que você não deve ficar de olho apenas no preço, já que o valor varia conforme a cobertura.

Vale dizer ainda que a contratação é obrigatória para a entrada de estrangeiros em vários países do mundo.

Confira a seguir quais são as principais opções:

Seguro para praticantes de esportes radicais

Se você gosta de aventuras e pensa em praticar esportes radicais durante a viagem, este é o melhor seguro viagem que você deve contratar.

Isso porque as outras modalidades não oferecem assistência para incidentes que acontecem durante essas práticas.

Vale ressaltar que dependendo do esporte, é preciso fazer uma apólice específica, de acordo com os riscos envolvidos. Portanto, é importante que você detalhe as atividades que pretende fazer antes de fechar o seguro.

Na hora de escolher o melhor seguro viagem não esqueça de levar em consideração as atividades de sua viagem. 

Seguro viagem individual

Se você for viajar sozinho, este é o melhor seguro viagem e também o mais comum. As seguradoras costumam oferecer diversos planos, com possibilidade de personalização de acordo com o tipo de viagem.

Por conta disso, os valores podem variar bastante conforme a cobertura contratada.

Os mais básicos costumam cobrir todos os serviços básicos de atendimento médico, exceto casos de acidentes relacionados a atividades de risco. Se o viajante quiser, é possível incluir coberturas extras para perda ou cancelamento de voos e extravio de bagagem.

Seguro viagem para famílias ou grupos

Nos casos de viagens com amigos ou familiares, o melhor seguro viagem é este! Além de ser a modalidade mais adequada, este tipo de seguro se torna mais econômico quando dividido entre o grupo.

A economia deste tipo de seguro está relacionada aos descontos que são oferecidos pelas seguradoras, de acordo com a quantidade de pessoas. Vale destacar que as coberturas desta modalidade são bem similares às dos seguros individuais. 

Seguro viagem para estudantes

Caso a intenção da viagem seja estudar no exterior, esta modalidade é o melhor seguro viagem a ser escolhido. Eles levam em conta as necessidades dos intercambistas, que podem precisar de assistência fora do país.

Assim como as outras modalidades, o seguro viagem para estudantes oferece planos com diferentes tipos de cobertura e valores. Mas, no geral, a maioria deles cobre consultas médicas, gastos com internação, cirurgias e exames de emergência, atendimento odontológico, entre outros.  

Se o assunto é estudar no exterior, o melhor seguro viagem é o para estudantes.

Seguro viagem empresarial

Caso a viagem seja a trabalho, esse é o melhor seguro viagem a ser contratado. Sendo assim, esta modalidade de seguro não deve ser contratado para viagens a lazer ou por intercambistas.

Geralmente quem faz a contratação não é o viajante, mas a empresa, que pode incluir em um “pacote” todas as viagens feitas durante o ano. Dessa forma, fica mais fácil distribuir o seguro entre os funcionários.

Ainda, esse tipo de seguro costuma oferecer cobertura para danos físicos e materiais dos viajantes corporativos. Para isso, a seguradora precisa ser avisada com antecedência sobre as próximas viagens.

Como escolher o melhor seguro viagem e usá-lo corretamente? 

Depois de conhecer os diferentes tipos, você deve ter notado que o melhor seguro viagem é aquele feito para o seu perfil de viajante.

Como a gente mostrou, se a sua intenção é praticar esportes radicais, por exemplo, um seguro individual não é o ideal, pois não oferece a cobertura necessária.

Outro ponto de atenção é o período de viagem. Na hora de contratar o seguro, forneça as datas precisas, incluindo o dia de partida e retorno. Se alguma coisa acontecer com você um dia depois da data final informada, por exemplo, não vai ser possível contar com a assistência.

Também é importante fazer uma pesquisa sobre as seguradoras para fechar negócio com uma empresa que tenha boa reputação no mercado, como é o caso da Affinity Seguro Viagem.

Por ser uma parceira da Easy Live, saiba que você pode fazer a contratação do melhor seguro viagem usando os seus pontos do cartão de crédito. É a maneira ideal de garantir a assistência necessária, já que você nem precisa colocar a mão no bolso!

Você sabia que a sua pontuação nos programas de fidelidade pode ser usada para deixar suas férias ainda mais baratas? Descubra como viajar com pontos! 

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Compartilhe

Deixe seu comentário