Como ser produtivo no trabalho remoto? Confira dicas

Antes considerada uma prática apenas das empresas mais modernas, o trabalho remoto chegou para ficar. No cenário em que vivemos hoje, essa dinâmica traz diversas vantagens tanto para as empresas quanto para os profissionais.

Por ainda ser uma novidade para muitos, adaptações estão acontecendo. Além disso, com o fato do home office mudar completamente o nosso estilo de vida, é comum que os desafios comecem a aparecer.

Um dos principais é: “Como manter a produtividade em casa?”. Você também está enfrentando essa dificuldade?

Abaixo, você pode entender melhor sobre o esquema de trabalhar de casa, quais são as principais vantagens e o que fazer para ser mais produtivo. Confira!

O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto, também chamado de home office ou teletrabalho, basicamente significa trabalhar a distância. Ou seja, em vez de ir para o escritório da empresa, a pessoa pode trabalhar de casa ou de onde estiver, desde que tenha um notebook e uma boa conexão de internet.

Como muitos profissionais desempenham todas as suas tarefas no computador, esse esquema de trabalho se tornou possível para diversas pessoas do mundo inteiro. Em áreas ligadas à tecnologia, comunicação e criatividade, o trabalho remoto é uma prática comum há bastante tempo.

Diante de contextos de crise, os benefícios para as empresas são ainda maiores, já que ele contribui para a redução de custos e, ao mesmo tempo, pode aumentar a produtividade e a satisfação dos profissionais.

Vantagens em trabalhar de casa

Embora tudo tenha seus prós e contras, as vantagens do trabalho remoto são fortes atrativos para a maioria das pessoas.

Em primeiro lugar porque ele elimina a necessidade de se deslocar diariamente. Sobretudo nas grandes cidades, isso faz uma diferença enorme, já que as viagens tomam muito tempo e o trânsito costuma ser um dos maiores motivos de estresse na rotina. Dessa forma, você tem mais horas no dia para se dedicar à sua vida pessoal, passar mais tempo com a família e fazer o que gosta.

Ao mesmo tempo, o trabalho remoto pode colaborar para que que as pessoas consigam ter um estilo de vida mais saudável. Além de reduzir o estresse, você consegue fazer suas refeições com calma, se alimentar melhor em casa e até ter uma boa noite de sono.

Há ainda, é claro, as vantagens para a vida profissional. No home office, você tem mais liberdade para trabalhar, sem aquela sensação de estar sendo vigiado pelo outros. Isso também exige que os chefes confiem ainda mais nos colaboradores, o que é positivo para a equipe inteira.

Outra vantagem é a flexibilidade para organizar seu tempo e fazer suas tarefas nos períodos em que você se sente mais focado. Enquanto alguns conseguem se concentrar melhor durante a tarde, outros são mais produtivos durante a madrugada. 

Trabalhar de casa também ajuda as pessoas a aumentarem seus níveis de produtividade. Por terem mais autonomia, os profissionais se sentem mais incentivados a dar o melhor de si. Ainda, a combinação de maior conforto, menos desgastes e mais flexibilidade ajuda os profissionais a ficarem mais focados e, portanto, serem mais produtivos.

6 dicas de como ser mais produtivo durante o trabalho remoto

Agora que você já sabe o que é trabalho remoto e conheceu as vantagens de trabalhar em casa, vamos dar 6 dicas de como ser mais produtivo durante esse período. Acompanhe a seguir:

1- Estabeleça um horário para a sua jornada de trabalho

Um dos riscos do home office é acabar trabalhando demais. O fato de você estar em casa não te obriga a ficar disponível o tempo inteiro. Assim como no escritório, é preciso ter um horário definido para a jornada de trabalho.

Até porque trabalhar mais horas não significa que você vai ser mais produtivo. Além disso, regular os horários te ajuda a separar a vida profissional e a pessoal, que costuma ser um dos maiores desafios do home office.

2- Mantenha a organização

No trabalho remoto o que não pode faltar é uma boa organização, para não atrasar as demandas.

Ser organizado é fundamental para o trabalho remoto. Em casa, todo profissional é gestor de si mesmo. Ou seja, é você quem precisa colocar ordem nas suas demandas para não atrasar nenhuma entrega.

Sendo assim, o melhor é não confiar apenas na memória. Conte com a ajuda da tecnologia para organizar suas tarefas de acordo com os prazos e não deixar nada passar.

3- Defina um local para trabalhar

Por mais que você tenha toda a liberdade para isso, trabalhar na cama ou no sofá da sala pode prejudicar a sua produtividade. Sendo assim, tente separar um canto da casa só para fazer suas tarefas.

Escolha um ambiente silencioso, bem ventilado, com uma iluminação adequada e, de preferência, o mais longe possível das distrações. Afinal, muito movimento e barulho atrapalham a concentração e fazem você perder o foco.

4- Comunique-se com o seu time

Fique sabendo que o trabalho remoto não precisa fazer você ficar isolado dos seus colegas. Assim como no escritório, a comunicação entre os membros do time é importante.

Se vocês manterem o hábito de comunicar-se constantemente, fica mais fácil alinhar os objetivos, separar as tarefas e até lidar com os problemas que aparecem pelo caminho. E, com tantos recursos disponíveis hoje, conversar remotamente é muito simples.

5- Faça pequenas pausas

Com o objetivo de não “perder tempo”, tem gente que cria o hábito de almoçar em frente ao computador, por exemplo. Entretanto, isso não ajuda ninguém a ser mais produtivo, muito pelo contrário. O trabalho remoto sem pausa é contraproducente e ainda traz prejuízos para a mente e o corpo.

Portanto, faça pausas durante o expediente de trabalho. Pare para almoçar tranquilamente, tomar um café e até para se alongar um pouco. Você vai perceber como isso pode ajudar a produzir muito mais do que se ficasse horas sem tirar os olhos do computador.

6- Pense na ergonomia

Para que a sua produtividade não caia durante esse período de trabalho remoto, é essencial estar confortável.

Além de ter um ambiente gostoso para trabalhar, pensar no conforto também deve ser uma prioridade. Por ajudar você a se sentir melhor enquanto faz suas atividades, a ergonomia também aumenta a sua produtividade, sabia?

Sendo assim, se possível, conte com uma mesa e uma cadeira adequada no seu espaço de home office. Lembre-se de ajustar a altura delas para os seus antebraços ficarem apoiados sobre a mesa, deixar a tela do computador na linha dos olhos e manter a coluna reta.

Ferramentas gratuitas para otimizar o trabalho remoto

Trabalhar de casa só é possível graças à tecnologia. Os recursos com os quais podemos contar hoje fazem com que ninguém tenha que depender mais de uma estrutura física presente no escritório das empresas.

As reuniões são feitas por vídeo e até projetos podem ser feitos, colaborativamente, com a ajuda de aplicativos. Confira, a seguir, algumas ferramentas que você pode usar para otimizar ainda mais o seu trabalho remoto:

Trello

O Trello é uma plataforma que se tornou bastante popular entre profissionais de diferentes áreas. Ela permite organizar tarefas, gerenciar projetos e acompanhar entregas em um único lugar, tanto individualmente quanto em equipe.

Com um visual intuitivo, a plataforma funciona a partir da criação de quadros onde você insere colunas para separar as atividades em etapas. Também é possível adicionar prazos a cada tarefa, colocar uma pessoa responsável por ela, anexar arquivos, inserir descrição, compartilhar e muito mais.

Slack

No trabalho remoto, a troca de mensagens pelos meios de comunicação fica ainda mais intensa. Mas, para evitar o uso de vários aplicativos ao mesmo tempo o Slack é uma ótima alternativa.

Essa ferramenta foi criada para a comunicação empresarial e funciona como uma espécie de escritório virtual. Além de conversas privadas, dá para trocar mensagens em grupo e até criar canais com as equipes por projeto.

A plataforma também permite o compartilhamento de arquivos de todos os tipos e a integração com alguns dos aplicativos mais usados pelas empresas.

Skype

Para otimizar o trabalho remoto podemos usar algumas ferramentas digital.

Hoje já existem vários serviços de chamadas de voz e vídeo, mas o Skype continua sendo um dos mais populares e pode ser usado em diversos dispositivos conectados à internet.

Com ele, você pode trocar mensagens, fazer reuniões com várias pessoas ao mesmo tempo, compartilhar arquivos e até a tela do seu computador com os colegas. Portanto, é bastante útil para superar a distância física do trabalho remoto.

Pomodoro Timer

O Pomodoro Timer é um aplicativo baseado na técnica Pomodoro. Já ouviu falar nela? Trata-se de um método de gerenciamento do tempo criado nos anos 1980 que ajuda as pessoas a aumentarem a produtividade.

A ideia é dividir os fluxos de trabalho em blocos com duração de 25 minutos, separados por intervalos curtos para descanso. Durante os 25 minutos, o foco na tarefa deve ser total, sem nenhuma interrupção. A sugestão é que você faça intervalos de, em média, 5 minutos. Mas, se tarefa exigir um esforço mental muito grande, o intervalo pode ser maior.

Dessa forma, fica mais fácil fugir das distrações e evitar a procrastinação. E dá para aguentar 25 minutos sem mexer no celular, né?

Toggl

O Toggl é uma ferramenta que te ajuda a não perder o controle da quantidade de horas trabalhadas no home office. Afinal, na empresa você consegue saber que horas chegou e saiu do escritório, mas em casa fica mais complicado descobrir quantas horas você trabalha por dia.

O aplicativo também é útil no trabalho remoto por outro motivo. Com a ajuda dele, você consegue mensurar o tempo gasto com cada cliente ou projeto. E o melhor ainda é que a ferramenta gera relatórios com a contagem de todos os membros da equipe.

Com todas essas dicas, será que agora você consegue dar aquele gás na produtividade no home office?

Se você não estava acostumado com o trabalho remoto, lembre-se de não deixar a ansiedade tomar conta de você, pois se trata de uma adaptação. Aos poucos, você pega o jeito e curte todos os benefícios de trabalhar de casa!

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