Benefícios da música: descubra quais são eles!

Você conhece os benefícios da música? Mais do que nos entreter, a música pode ser muito mais poderosa do que você imagina. Isso porque os elementos dela e o aprendizado musical causam diversos impactos positivos no cérebro humano.

Mesmo que você esteja muito atarefado, vale a pena encontrar um tempinho para ouvir as músicas que você gosta. O seu corpo e sua mente, sem dúvidas, vão te agradecer.

Em tempos difíceis, como nesse período de isolamento social, a música exerce um papel importante e talvez insubstituível. Ela tem a capacidade até mesmo de ajudar você a lidar com os desafios do home office, sabia?

Continue lendo para saber mais sobre esse e todos os demais benefícios da música para a sua vida!

3 benefícios da música para o corpo 

Fizemos esse artigo para falar sobre os benefícios da música, então, confira abaixo as vantagens que ele pode trazer ao nosso corpo:

Reduz a tensão

Perceba que quando você fica estressado, os músculos tendem a ficar rígidos. Essa nada mais é do que uma forma de o corpo se proteger contra dores e possíveis lesões.

Para aliviar essa tensão, uma excelente solução é ouvir música. Isso porque ela provoca o relaxamento dos músculos, que é um dos benefícios mais imediatos que você pode observar no seu corpo.

Aumenta a resistência

Um dos benefícios da música é aumentar a sua resistência na prática de atividades físicas.

Mas, o que música tem a ver com resistência? Se você já frequentou uma academia, deve saber que a playlist tocada, nesses ambientes, costuma ter músicas bem agitadas e com batidas fortes. E isso não é à toa.

Um dos benefícios da música é a motivação que ela é capaz de dar durante a prática de exercícios físicos. Ou seja, ouvir música ajuda você a aumentar a sua resistência na musculação ou na corrida, por exemplo.

Alivia dores

Não, isso não é bobagem. Fique sabendo que um dos benefícios da música está ligado ao poder que ela tem de dar um certo alívio para desconfortos e dores em diferentes partes do corpo.

Isso só é possível porque, ao ouvir música, os sons nos estimulam e competem com a sensação de dor. Ao ajudar a combater a dor, a música é capaz até de fazer as pessoas diminuírem o consumo de analgésicos.

4 benefícios da música para a mente

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da música para o corpo, que tal conferir as vantagens que ela pode trazer para a mente? Acompanhe abaixo!

Reduz o estresse

O estresse é um dos grandes males do nosso tempo, sobretudo em períodos de crise. Tanto que muita gente faz uma busca incansável por soluções que ajudem no alívio do estresse diário.

Um dos maiores benefícios da música é justamente este: a redução do estresse. A música clássica e os ritmos mais lentos são os mais recomendados nesse caso, pois são capazes de gerar um efeito calmante nas pessoas.

Libera de dopamina

Já ouviu falar em dopamina? Ela é um dos mais conhecimentos neurotransmissores do sistema nervoso, também chamada de neurotransmissor do prazer.

Ouvir música faz o nosso organismo liberar dopamina, gerando uma sensação de prazer imediata. Então, por que não passar mais tempo ouvindo música para se sentir bem?

Melhora a memória e concentração

Tocar um instrumento pode melhorar a memória e concentração de uma pessoa.

A música tem vários efeitos no cérebro que impactam a memória e a concentração. Se você anda esquecendo facilmente das coisas ou tendo dificuldades de se concentrar, tocar um instrumento pode te fazer bem.

Além de ganhar uma nova habilidade, o aprendizado musical é capaz de criar novas conexões com o cérebro, que é exatamente o que colabora com a memória e a capacidade de concentração.

Alivia a ansiedade

Boa parte das pessoas lidam, diariamente, com a ansiedade. Embora seja uma sensação natural, o excesso de ansiedade pode causar diversos problemas, como a insônia, por exemplo.

Nesse caso, a música é novamente um ótimo remédio. Isso porque ela é capaz de levar as pessoas a um estado meditativo, aliviando os sintomas de ansiedade. Consequentemente, outro dos benefícios da música é ajudar os ansiosos a ter uma melhor noite de sono.

O que é musicoterapia?

Musicoterapia é uma área que utiliza a música como tratamento complementar para diversas condições físicas e mentais. Por meio dos sons, melodias, ritmos e harmonia, a musicoterapia consegue trabalhar a memória e o raciocínio; ajudar na reabilitação de pessoas que sofreram AVC; tratar pacientes com Parkinson, Alzheimer, autismo, hipertensão; entre outros.

A musicoterapia também se destaca por ajudar no alívio do estresse. Diante dos medos e incertezas causados pela atual situação, o estresse tem tomado conta de boa parte das pessoas. Por isso, fazer o uso terapêutico da música pode ser uma ótima alternativa durante o isolamento social.

Mesmo que você não tenha o costume, ouvir música é uma atividade que pode se tornar parte do seu dia a dia. Sugestão: coloque uma música alegre logo depois de acordar, ouça os seus artistas preferidos enquanto estiver fazendo as tarefas de casa e opte por ritmos mais tranquilos antes de dormir.

Resultados da musicoterapia

Portanto, o trabalho da musicoterapia gera diversos efeitos positivos. Aqui está um resumo dos principais:

  • Alívio do estresse;
  • Melhora da atenção e da comunicação;
  • Estímulo à coordenação motora;
  • Aumento da capacidade de raciocínio e memória;
  • Diminuição da dor.

Qual estilo de música ouvir para obter esses benefícios?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Isso porque a musicoterapia não defende um ou outro estilo musical. Pelo contrário, os profissionais da área dizem que o melhor ritmo é aquele que cada um mais gosta e com o qual mais se identifica.

Se você quer aproveitar os benefícios da música, toque algum instrumento, ouça e cante as suas canções preferidas. Experiencie essa arte de forma espontânea e natural.

Algumas pesquisas já apontaram que a música clássica é mais vantajosa que outros estilos. No entanto, ela só pode ser saudável se você gostar de ouvi-la. Ou seja, o fator mais importante é sempre o gosto pessoal de cada um.

Benefícios da música no trabalho

Nesse período de quarentena, muitos profissionais estão trabalhando no esquema de home office. Mesmo as empresas que não estavam acostumadas com o trabalho remoto se viram obrigadas a pedir que os colaboradores trabalhem de casa.

O problema é que nem todo mundo está acostumado a fazer home office. Como conseguir manter a produtividade no trabalho e se concentrar em casa com tantas distrações? Dá para não perder o foco de uma tarefa mesmo com tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo?

Se você também está se fazendo essas perguntas, saiba que a música pode ser uma das suas grandes parceiras no trabalho durante o período de isolamento. Confira abaixo alguns dos principais benefícios da música no trabalho remoto:

Eleva o seu desempenho profissional

Outro dos benefícios da música é que ela pode elevar o seu desempenho profissional.

Você sabia que a música é capaz de potencializar o seu desempenho? Isso tem a ver com a elevação da capacidade cognitiva das pessoas, o que ajuda bastante na hora de realizar uma tarefa muito importante no trabalho e que exige um grande esforço intelectual.

Por exemplo, na hora de encarar um projeto grande durante o período de trabalho remoto, algumas dificuldades devem aparecer pelo caminho por conta da pressão. Para encontrar o alívio que você precisa, ouça um pouco de música. Você vai ver a diferença que isso pode fazer.

Neutraliza as distrações

Fazer home office também tem o seu lado bom, como poder trabalhar no conforto do lar sem precisar deslocar-se. Porém, esse esquema também tem alguns aspectos ruins, como o excesso de distrações em casa.

Trabalhar com a televisão ligada, por exemplo, costuma ser uma má ideia. Além de tirar o foco das suas atividades, atualmente, você estará sujeito a ouvir notícias sobre a pandemia, o que pode aumentar o seu nível de estresse.

No entanto, ouvir música, principalmente as instrumentais, enquanto trabalha é uma ótima saída para se livrar das distrações. Ao mesmo tempo que ela “camufla” os outros sons que chegam até você, ela ajuda a melhorar a concentração.

Ajuda a aumentar a produtividade

Como ser produtivo no home office é um dos principais desafios do momento. Mas, fique sabendo que o poder de aumentar a produtividade é um dos maiores benefícios da música nesse período da sua vida profissional.

Conhecendo agora todos os efeitos da música no corpo e na mente, além de entender como a musicoterapia se utiliza dos sons para fins terapêuticos, esse benefício para a produtividade no trabalho deve ter ficado claro.

Sendo assim, ouça as suas músicas favoritas ao longo do dia para conseguir se sentir melhor, mais focado e, consequentemente, ser mais produtivo.

Como ouvir música ilimitada sem gastar dinheiro?

Os benefícios da música são diversos, mas o melhor é que você pode aproveitá-los sem precisar colocar a mão no bolso.

Hoje a maioria das pessoas utiliza as plataformas de streaming para ouvir música. Esses serviços, geralmente, oferecem planos de assinatura para o uso ilimitado e livre de anúncios. Mas, sabia que é possível ouvir o quanto você quiser sem precisar colocar a mão no bolso?

Com a Easy Live, você consegue trocar os seus pontos acumulados no cartão de crédito por assinaturas premium no Spotify e Deezer. Assim, você não irá precisar sair do orçamento para ouvir música quando e onde quiser. Simples assim!

Você também encontra outros serviços digitais disponíveis no catálogo da Easy Live. Por ter parcerias com os principais programas de fidelidade do Brasil, a plataforma permite que você use sua pontuação para resgatar inúmeros produtos e serviços.

Não vai deixar de aproveitar essa oportunidade, certo? Confira o catálogo da Easy Live agora mesmo!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *