Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Qualidade de vida

Massoterapia: descubra os benefícios dessa técnica

A massoterapia é uma técnica que vem se popularizando cada vez mais entre as pessoas. Isso tem a ver com a realidade que vivemos hoje, em que a busca por mais qualidade de vida e bem-estar se tornou urgente.

É só pararmos para refletir sobre a nossa rotina e o quanto diversos períodos do dia parecem estar rodeados por uma nuvem de estresse.

Esse dia a dia intenso faz com que as pessoas desenvolvam diversos problemas físicos e emocionais. É para ajudar a resolvê-los que a massoterapia está aí!

Fique com a gente para entender mais sobre essa técnica, seus benefícios e indicações. Além disso, a gente conta para você como aproveitar a massoterapia sem colocar a mão no bolso.

O que é massoterapia?

A massoterapia é uma prática que inclui diversas técnicas consideradas terapêuticas, tanto de origem oriental quanto ocidental. Seus principais objetivos são melhorar a saúde e evitar o desequilíbrio corporal.

Dessa forma, os massoterapeutas tocam diferentes regiões do corpo da pessoa e usam diversos movimentos que afetam o corpo e a mente.

Ainda é comum a ideia de que a massoterapia tem um propósito apenas de relaxamento. Embora também seja relaxante, ela se propõe a ir muito além, gerando vários benefícios que vamos apresentar mais para frente.

Para isso, a massoterapia se utiliza de diversas manobras terapêuticas. Conheça algumas das principais:

Deslizamento

O deslizamento é usado no começo e no final da massagem. Por meio de movimentos suaves, a ideia é ajudar a pessoa a se acostumar com o contato entre o seu corpo e as mãos do massoterapeuta.

Os óleos costumam ser bem-vindos nesse momento, ajudando as palmas das mãos a deslizarem com delicadeza. Quando feito superficialmente, não possui um sentido obrigatório, já que o intuito é seguir os contornos do corpo e contribuir com o relaxamento.

Por isso, é chamado de deslizamento superficial e serve para acalmar, diminuir a ansiedade, eliminar dores de cabeça, melhorar a pressão arterial, etc. Se usadas após práticas esportivas, também ajuda a eliminar o ácido lático e outros resíduos que ficam acumulados nos tecidos.

Há ainda o deslizamento profundo, que conta com um sentido obrigatório para estimular a circulação sanguínea e linfática, das extremidades para o centro do corpo. Para dar conta de eliminar as toxinas de tecidos profundos, os movimentos devem ser não só profundos como também rápidos. Isso faz com que essa manobra terapêutica seja usada por atletas, antes da prática esportiva, para melhorar o desempenho.

Amassamento

O amassamento é uma manobra que se baseia em técnicas de compressão, rolamento, torção e reptante para trabalhar os músculos em níveis profundos. Por isso, costuma ser usada em partes do corpo com mais tecido muscular, como é o caso das coxas, glúteos, panturrilha e regiões onde as gorduras se acumulam.

Enquanto algumas técnicas ajudam a eliminar toxinas do corpo, outras ajudam a nutrir as fibras musculares, contribuindo com a circulação sanguínea.

Pressão

Como o nome sugere, a pressão busca comprimir a área massageada com a palma, polegares, “calcanhar” da mão ou mão fechada. E o objetivo é fazer essa pressão gradualmente. Isso significa que o contato da mão com a pele e a sua retirada são feitos de forma lenta.

Os massoterapeutas tocam diferentes regiões do corpo da pessoa e usam diversos movimentos que afetam corpo e mente.

Percussão

Já a percussão combina vários tipos de movimentos feitos com o uso das palmas, laterais das mãos e punhos para estimular os músculos. É por isso que essa técnica é aplicada em áreas com maior presença muscular.

Por meio dela, a massoterapia ajuda a melhorar a circulação, favorece o tônus muscular e ajuda até mesmo a soltar o muco dos pulmões. Devido ao seu caráter estimulante, a técnica é bastante usada antes de atividades esportivas.

Fricção

Na fricção, as polpas dos polegares é que são responsáveis pelos movimentos. Mas também podem contar com o apoio das pontas dos dedos, nós dos dedos e cotovelos. É uma técnica que costuma ser aplicada na dissolução de nódulos, principalmente na região das costas.

Além disso, contribui para a dissolução de coágulos e depósitos de gordura, suavização de cicatrizes, eliminação de resíduos e alívio de dores. A fricção também pode ser usada em torno das articulações e do abdômen.

Conheça os 6 principais benefícios da massoterapia

Veja a seguir quais são os benefícios gerados pelas massagens terapêuticas:

1. Redução do estresse e relaxamento

Quando dizemos que a massoterapia ajuda a aliviar as tensões causadas pelo estresse não é exagero. Isso porque ela ajuda a diminuir o hormônio responsável pelo estresse, que é o cortisol.

Assim, ao sair de uma sessão de massagem terapêutica, você se sente mais relaxado, menos ansioso e tranquilo. E essa diminuição do estresse é benéfica para a qualidade de vida como um todo.

2. Auxílio na recuperação de lesões

A massoterapia também se tornou um método bastante conhecido por ser usado para a recuperação de lesões. Como a gente viu aqui, ela se utiliza de diversas técnicas para isso, que envolvem pressionar, apertar, bater, etc.

Além disso, fique sabendo que não é de hoje que as massagens terapêuticas são usadas para tratar lesões e outras doenças. Afinal, existem registros que mostram que essa técnica começou a ser aplicada há milhares de anos.

3. Melhora da circulação sanguínea

Ao fazer uma massagem, tanto os batimentos cardíacos quanto a pressão sanguínea diminuem. Isso porque ela aumenta não só a circulação como também a quantidade de oxigênio nos músculos e demais tecidos.

Dessa forma, a massagem acaba contribuindo também para a eliminação de toxinas e líquidos retidos no corpo. É por isso que elas ajudam a liberar o ácido lático acumulado nas fibras musculares, responsável pelas câimbras e dores.

4. Alívio de dores crônicas

As dores crônicas causam um grande sofrimento e mal-estar constantes na vida das pessoas. E, muitas vezes, são causadas por doenças para as quais não há um tratamento que produza resultados imediatos.

Por isso, a massoterapia acaba sendo uma solução valiosa na vida de quem sofre com dores crônicas. As massagens têm o poder de bloquear a condução da dor pelos nervos e, por isso, oferecem um tratamento eficaz a médio prazo.

5. Favorece a perda de peso

Outro benefício da massoterapia é a perda de peso. Por atuar diretamente nas células de gordura, as massagens ajudam a reduzir as medidas nos lugares certos. Para isso, é preciso fazer uma massagem mais forte e com movimentos acelerados, que ajudam a diminuir as celulites e a flacidez.

Ainda, fique sabendo que tudo isso se deve também à redução do tal do hormônio do estresse, o cortisol. Isso porque ele favorece o acúmulo de gordura no corpo.

6. Aumento da sensação de bem-estar

Durante a massagem, o corpo libera dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Agora fica claro por que as pessoas saem se sentindo tão bem após uma sessão de massagem, né?

A massoterapia é indicada para o tratamento de diversas doenças físicas e psicológicas.

Além disso, tem a questão do relaxamento. Ao desfazer os nódulos de tensão muscular e estimular a circulação sanguínea, a massagem ajuda as pessoas a relaxarem para valer.

Massoterapia e massagem, qual a diferença?

Embora os termos sejam usados por algumas pessoas como sinônimos, fique sabendo que massoterapia e massagem não querem dizer a mesma coisa. Isso porque existe uma grande diferença relacionada à formação dos profissionais que trabalham com essas práticas.

O massoterapeuta passa por uma formação técnica completa que inclui diferentes técnicas de massagem orientais e ocidentais. Além de aprender como colocá-las em prática, os futuros massoterapeutas estudam fisiologia, anatomia, biossegurança, entre outros temas importantes. Dessa forma, o massoterapeuta passa a ter domínio sobre os pontos exatos do corpo que devem ser apertados para ter efeitos específicos.

Já a massagem diz respeito a cada técnica usada. Por isso, os profissionais chamados de massagistas fazem cursos livres voltados para um tipo específico de massagem.

Em resumo, a massoterapia está associada a uma atuação mais completa, que inclui diversos tipos de massagem e uma formação que engloba conhecimentos avançados sobre o funcionamento do corpo.

Quando a massoterapia é indicada?

Assim como outros tipos de terapia, a massoterapia é recomendada para o tratamento de diversos problemas físicos e psicológicos. Como você viu, entre os seus benefícios estão impactos significativos na saúde do corpo e da mente.

Por isso, pessoas com dores crônicas, problemas de circulação, intestino preso, insônia, artrite, bursite, reumatismo e diversas patologias podem se beneficiar da massoterapia.

Através de plataformas como a Easy Live você pode trocar pontos do cartão de crédito por sessões de massoterapia e massagens convencionais.

Essa prática ainda costuma ser indicada para quem precisa passar por processos de reabilitação por conta de lesões articulares, restabelecer músculos cansados após exercícios intensos, fortalecer a energia vital, buscar maior equilíbrio emocional, entre tantas outras coisas.

Afinal, é preciso pensar além das doenças propriamente ditas. Isso porque as massagens terapêuticas têm efeitos relacionados a diversas funções do corpo e da mente humana. Sendo assim, qualquer pessoa pode sentir os efeitos positivos dos diversos tipos de massagens.

É possível trocar pontos por massoterapia? 

Além da falta de conhecimento em torno da massoterapia, muitas pessoas nunca experimentaram uma sessão de massagem por acharem que se trata de um serviço caro. No entanto, fique sabendo que a falta de grana não deve ser, necessariamente, um impedimento para você aproveitar os benefícios das massagens terapêuticas.

Isso porque você pode trocar os seus pontos do cartão de crédito por sessões de massoterapia e massagens convencionais. Mas como isso é possível?

Por meio da ajuda da Easy Live, que conecta você aos melhores serviços disponíveis nos principais programas de fidelidade do Brasil. Ao acessar o catálogo completo, você encontra diversas opções de lugares que oferecem serviços de massagem que podem ser pagos com pontos, como:

Não sabe muito bem como funcionam esses esquemas de resgate? Então leia o artigo sobre resgate de pontos para entender como aproveitar ao máximo os benefícios!

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Compartilhe

Deixe seu comentário