Festas populares do Brasil: conheça as 7 principais!

A cultura de um país é uma forma de entender melhor como as pessoas vivem e o que as fazem sentir-se bem. Mais do que a música produzida ou os escritores que vendem mais livros, cultura é o “conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo”, segundo a Stoodi.

Por isso, as festas populares acabam sendo uma grande representação cultural que ajuda a entender melhor o que é o país, como os habitantes vivem e o que é importante para eles.

As festas populares, específicas do Brasil, estão espalhadas pelas mais variadas regiões e levam, todos os anos, milhares de pessoas para se divertir e seguir com a tradição.

Pensando nisso, produzimos esse conteúdo para que você conheça algumas das melhores festas populares do Brasil e saiba o que elas podem oferecer para uma pessoa interessada em conhecer a cultura brasileira, por meio de suas festas e celebrações. Acompanhe abaixo!

Festas populares do Brasil: conheça algumas delas!

Abaixo, listamos as principais festas populares do Brasil. Além disso, também listamos algumas dicas para você aproveitar bastante cada uma delas.

Carnaval

O Carnaval, sem dúvidas, é uma das maiores festas populares do Brasil!

Origem da festa

O Carnaval têm origens diversas e muitas se remetem às festas populares pagãs da Antiguidade, que buscavam celebrar o período de colheitas. Quando o Cristianismo surge, decide-se incorporar essas celebrações com o período da Quaresma, como um momento final de liberdade antes das restrições que costumam acontecer nesse período de quarenta dias, até a Páscoa.

Tradições

No Brasil, o Carnaval de cada cidade possui sua própria tradição. A seguir, confira alguns dos principais:

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, acontece um dos mais famosos do mundo. Ele é realizado na Sapucaí, um grande espaço por onde desfilam as escolas de samba da cidade. Há blocos de rua, shows e espetáculos variados em toda a cidade.

São Paulo

O Carnaval de São Paulo vem ganhando espaço nos últimos anos. Apesar de também ter suas escolas de samba, que desfilam no sambódromo, essa celebração chama atenção pelos blocos de rua que fecham as grandes avenidas da cidade e fazem todo mundo dançar.

Bahia

Na Bahia, o que se destaca são os trios elétricos que percorrem os mais diversos percursos, com apresentações e shows de alguns dos principais artistas e bandas do país, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Chiclete com Banana, o Carnaval de Salvador atrai multidões.

Pernambuco

O Carnaval em Pernambuco é composto por muitos bloquinhos, o mais famoso deles é o Galo da Madrugada. Dança-se muito frevo e também há o famoso desfile dos bonecos gigantes, que acontece em Olinda.

Quando é realizada?

A data do Carnaval, uma das maiores festas populares do Brasil e do mundo, varia em todo o ano, em relação ao calendário cristão. Em 2020, o calendário acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Opções mais calmas para curtir carnaval

Muitas pessoas não apreciam tanto a folia do Carnaval e preferem viajar para lugares mais tranquilos. Cidades como Curitiba, Porto Alegre e Vitória, são boas opções para conhecer, já que possuem atrações turísticas incríveis e um Carnaval mais tranquilo.

Um país interessante para conhecer durante essa época do ano é o Uruguai. Consideravelmente menor do que o Brasil, o Carnaval desse lugar proporciona diversão e entretenimento, sem o grande agito das multidões que são famosas por aqui.

8 dicas para cair na folia do carnaval com mais segurança

  1. Faça refeições balanceadas para manter-se forte durante os dias de folia;
  2. Use filtro solar e se proteja bastante do sol, já que o Carnaval acontece no verão;
  3. Beba álcool com moderação! Não adianta passar mal e não aproveitar a festa, não é mesmo?
  4. Não esqueça de beber água! Hidrate-se sempre;
  5. Evite sair quando o calor estiver mais rigoroso, principalmente nos períodos entre 10h da manhã e 16h da tarde. Do contrário, utilize bastante filtro solar e proteja-se!
  6. Use roupas leves e arejadas. Isso te ajudará a dançar e aproveitar sem grandes preocupações com o calor ou conforto;

Eventos no catálogo da Easy Live para o Carvanal

Com a Easy Live, você pode trocar os pontos acumulados em seu programa de fidelidade por ingressos e realizar atividades de entretenimento e diversão incríveis, como sessões de cinema ou teatro, ingressos para shows e entradas para festas.

Você sabia que é possível passar o Carnaval assistindo a shows e desfiles, sem colocar a mão no bolso? Quer saber como?

Basta utilizar o único marketplace que conecta você a experiências de entretenimento, que tal dar uma olhada nas atividades disponíveis no catálogo da Easy Live? Acompanhe abaixo algumas das opções mais populares para aproveitar o carnaval:

Pré carnaval do Spanta

O Spanta foi criado em 2003 e acontecerá neste ano de 2020, nos dias 18 e 25 de janeiro e dia 01 de fevereiro, na Marina da Glória na cidade do Rio de Janeiro.  

Contará com a participação de artistas brasileiros renomados, como por exemplo: É o Tchan, Djavan, Xande de Pilares, Ludmilla, Mumuzinho, e o lineup do evento conta ainda, com algumas das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, como a Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro. Você não vai querer perder, vai? 

Pré carnaval e carnaval Esther Rooftop

O aquecimento para o carnaval 2020, acontece no Edifício Esther, na cidade de São Paulo, nos dias 15 e 16 de Fevereiro. Os eventos, irão homenagear o samba paulistano e contará com atrações para agradar todos os gostos, alguns exemplos são: DJ’s, bandas de samba e o cooking show do Olivier Anquier.

O Edifício Esther terá eventos também durante o carnaval (21 à 25 de Fevereiro).

Camarote Rio Exxperience

O Camarote Rio Exxperience acontece nos dias 22, 23, 24 e 29 de Fevereiro e conta com experiências únicas para quem quer aproveitar o carnaval com conforto. 

Algumas delas são: open bar completo, cardápios assinados por chef convidado, com menu degustação a noite toda, transfer exclusivo, customização de camisas por uma equipe de moda e estilo, etc.

Você vai ficar de fora?

Carnaval na Sapucaí – Grupo especial

Nos dias 23 e 24 de Fevereiro acontecem os tradicionais desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. 

Carnaval das artes

O Carnaval da Artes acontecerá, neste ano, do dia 22 de fevereiro ao dia 25 de fevereiro e contará com atrações como: Sorriso Maroto, Ferrugem, É o Tchan, Melim e muito mais! 

Que tal conferir todos os artistas que irão se apresentar nesse camarote?

Camarote Carnauol

O Camarote Carnauol fica na Sapucaí e é super requisitado

Frequentado por diversas celebridades do Brasil e do mundo, nesse camarote existe o janelão, que permite ver os desfiles, e também, uma área de balada onde acontecem apresentações e shows incríveis, que ainda serão divulgados.

Camarote Galo Privilege 

Para quem quer curtir o carnaval em Recife, com direito a open bar e open food, o Camarote Galo Privilege é perfeito. Contará com atrações como a Orquestra de Frevo e a dupla sertaneja Felipe & Gabriel. 

Oba Festival 

O Oba Festival é um grande festival que acontece no interior de São Paulo, com shows e espetáculos de artistas diversos, como Gusttavo Lima, Ludmilla, Monobloco, Dennis DJ e Bonde do Tigrão. 

Os shows acontecem em palco ou em trio elétrico, para manter o clima do Carnaval. Também vale a pena dar uma conferida.

Confira mais festas populares do Brasil!

Festa do Bonfim 

Entre as festas populares do Brasil, a Festa do Bonfim é baseada em muita fé e harmonia.

Origem da festa

Também chamada de Lavagem do Bonfim, é um dos eventos mais tradicionais da cidade de Salvador e uma das mais belas festas populares. Ela acontece desde 1773.

Naquela época, os escravos eram obrigados a lavar completamente a Igreja e deixá-la enfeitada e limpa para as celebrações do Dia de Nosso Senhor do Bonfim. Atualmente, ela é lavada apenas do lado de fora, no que se tornou uma grande celebração inter-religiosa que possui significado também para pessoas do Candomblé e de outras religiões afro-religiosas.

Tradições

Na Lavagem do Bonfim, as baianas vestidas de branco derramam água perfumada com ervas e flores nas escadarias da igreja, enquanto cantam cânticos relacionados a religião e pedem que o ano seja abençoado de diferentes formas.

Quando é realizada?

A Festa do Bonfim acontece, tradicionalmente, na quinta-feira que antecede o primeiro domingo depois do dia de Reis, que acontece em 6 de janeiro. Em 2020, essa festa acontece em 9 de janeiro.

Virada Cultural em São Paulo

A Virada Cultural em São Paulo é uma das festas populares com grande potência cultural!

Origem da festa

A virada cultural surgiu em 2005, como uma forma de trazer mais atenção ao centro velho da cidade de São Paulo, por meio de diversos shows e espetáculos que acontecem em palcos espalhados em diferentes pontos, como a Praça da República e o Vale do Anhangabaú.

O evento cresceu e na atual Virada Cultural, as atrações são espalhadas por toda a cidade, nas mais diferentes regiões. Museus e galerias de arte também abrem as portas durante a noite, com uma programação cultural específica.

A Virada Cultural foi inspirada em um evento que acontece na França, a Noite Branca, em que atividades culturais acontecem durante 24 horas, sem parar.

Tradições

A programação da virada muda a cada ano, bem como a localização dos palcos e as atrações oferecidas. De modo geral, a principal atração da virada é poder escolher o que fazer em um período de 24 horas.

Quando é realizada?

A data da Virada Cultural muda todos os anos. Em 2020, ela acontece nos dia 30 e 31 de maio.

Festa Junina

A Festa Junina é outra grande importante festa popular brasileira, que ganha muitos adeptos a cada ano.

A festa junina não poderia deixar de estar nessa lista das principais festas populares do Brasil!

Origem da festa

Na Idade Média, essa celebração marcava o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses que simbolizavam a natureza e a fertilidade.

Atualmente, ela possui um caráter religioso e é realizadas em homenagem a santos como: São João e Santo Antônio. Passou a ser chamada de Festa Junina, por conta da coincidência das datas em que ela era realizada.

Tradições

Nessa festa, não pode faltar pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, etc. As bebidas tradicionais são: vinho quente e quentão.

Nas comemorações dessas festas populares, é bem comum uma dança típica, que se chama quadrilha. Ela consiste em uma bailada de casais e seus participantes se caracterizam com roupas caipiras. 

As brincadeiras são tipicamente populares na festa junina. As mais conhecidas são: cadeia do amor, pescaria, correio elegante, etc. 

A fogueira é outro símbolo dessa comemoração. Na antiguidade, ela representava a proteção contra os maus espíritos. Atualmente, a tradição foi mantida pelos católicos, e ainda, dedicam as diferentes formas da fogueira para um santo: a quadrada é de Santo Antônio, a triangular de São Pedro e a redonda de São João.

Quando é realizada?

A Festa Junina tem as datas muito ligadas ao calendário católico, já que começam, tradicionalmente, no dia 12 de junho, que é a véspera do dia de Santo Antônio e se encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. 

Festival Folclórico de Parintins

Origem da festa

O Festival Folclórico de Parintins agita a pacata cidade no Amazonas a cada ano, desde 1965. 

A primeira edição dos desfiles entre Caprichoso e Garantido acontece com o objetivo de arrecadar fundos para a construção de uma catedral. Hoje, o festival é considerado Patrimônio Cultural e é uma das principais festas populares do Brasil, especificamente da região Norte do país.

Tradições

O desfile é a principal característica do Festival Folclórico de Parintins. Agremiações se apresentam, sendo que as principais são Boi Caprichoso e Boi Garantido, e disputam o título. As apresentações são fervorosas e levantam multidões no Bumbódromo, onde elas acontecem.

Os desfiles são avaliados de acordo com 21 quesitos, sendo que é preciso apresentar elementos importantes do folclore local, como o Auto do Boi, uma importante lenda local que embasa todo o Festival Folclórico de Parintins.

Outros critérios de avaliação incluem personagens como o Amo do Boi, a Sinhazinha da Fazenda, a Cunhã Poranga e a Rainha do Folclore. A torcida também é levada em consideração e é avaliada pelos jurados que acompanham essa festa popular.

Quando é realizada?

O Festival de Parintins acontece sempre na última semana de junho.

Oktoberfest 

Origem da festa

A Oktoberfest acontece há mais de 200 anos e é uma tradição de festas populares que vem da Alemanha, mais precisamente da cidade de Munique, localizada em uma região Baviera. 

Em 1810, o rei Ludwig I se casou e, para comemorar a união, foi feita uma grande festa. A celebração foi tão intensa e divertida que eles decidiram comemorar todo ano e, mesmo após a morte do rei, a Oktoberfest continua acontecendo.

A tradição da Oktoberfest se espalhou por toda a Alemanha e chegou ao Brasil pelos imigrantes alemães que se instalaram, em sua maioria, no sul do país. 

Tradições

Durante a Oktoberfest são servidas comidas tradicionais da Alemanha, como o joelho de porco, o chucrute e o strudel. Nessa celebração, existe também a degustação de diversos tipos de cerveja.

Acontecem, ainda, danças típicas e desfiles com trajes germânicos.

Quando é realizada?

No Brasil e em todo o mundo, a Oktoberfest é realizada tradicionalmente depois do dia 15 de setembro, terminando sempre no primeiro domingo de outubro.

Folia de Reis 


A Folia de Reis também é uma das festas populares do Brasil voltadas à religiosidade, harmonia e muita fé!

Origem da festa

A Folia de Reis ou Festa de Santos Reis é uma das maiores festas populares do Brasil com caráter religioso. Ela tem o objetivo de comemorar a visita das três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) ao menino Jesus.

Tradições

A festa possui algumas características específicas como: os trajes brilhantes e coloridos, enfeites e músicas. 

Quando é realizada?

A celebração dura 12 dias, vai desde 24 de dezembro, que é a véspera do nascimento de Jesus, até o dia 6 de janeiro, o dia que os reis magos, segundo a bíblia, conheceu Jesus. 

E então? Gostou de saber mais sobre as principais festas populares do Brasil e de como elas são importantes para a nossa cultura? Aproveitando esse clima de agitação, que tal ver também como trocar pontos de cartão por atividades de lazer?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *