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Mercado de Fidelidade: confira dicas e porque utilizá-lo

Ganhar uma entrega grátis após pedir comida sempre pelo mesmo aplicativo ou acumular pontos a cada compra que é feita no cartão de crédito, e depois trocá-los por viagens, atividades de lazer, e outras opções incríveis, são exemplos de como o mercado de fidelidade funciona, pois ambos os lados podem ganhar com essa relação.

No caso da empresa, ela ganha o prestígio de ter consumidores fiéis e que estão sempre presentes usufruindo da marca e o produto que eles têm a oferecer. 

Para o indivíduo, ele tem a oportunidade de consumir um produto de que gosta e confia na qualidade, e ainda, sem gastar dinheiro, pois existe a possibilidade de trocar seus pontos por coisas que ele realmente quer.

A seguir, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o mercado de fidelidade e os programas de recompensas. Acompanhe!

O que é mercado de fidelidade?

O mercado de fidelidade é formado por empresas que entenderam o valor e a importância da fidelidade na relação entre consumidor e marca e que atuam não só para disseminar o hábito do acúmulo e da troca de pontos, como também para facilitar a vida de quem deseja ampliar as possibilidades de seu consumo por meio da fidelização a uma determinada empresa. 

No Brasil, algumas das principais empresas do mercado de fidelidade incluem: Petrobras Premmia, LATAM Pass, Livelo, Itaú, Km de Vantagens, Tudo Azul, Banrisul, Dotz, Esfera, Bradesco Prime, Vivo Valoriza e In Mais. 

Como funciona o mercado de fidelidade?

O mercado de fidelidade é baseado nas possibilidades de acúmulo e de troca de pontos que podem ser oferecidas ao consumidor. Sendo assim, uma determinada empresa pode criar seu próprio sistema de pontos e gratificação para quem desfruta somente de seus produtos e serviços. 

O usuário pode acumular pontos utilizando outra companhia, e também trocar pontos para outra oportunidade ou serviço que seja diferente daqueles que são oferecidos pelo programa de fidelidade.

Estabelecendo parcerias e acordos, os programas de fidelidade reúnem empresas que são especializadas, não apenas em hotéis e hospedagem, mas também em passagens aéreas, empresas de aluguel de veículos, ingressos para shows e cinema, lojas de roupas, etc. 

No mercado de fidelidade, existe a Easy Live, que é o único marketplace que conecta você a experiências de entretenimento através da integração com os programas, como Dotz, TudoAzul, Esfera, Premmia, e Livelo, por exemplo. Esse segmento amplia completamente as possibilidades do consumidor.

Dados importantes do segmento de mercado de fidelidade

Nos últimos anos, o mercado de fidelidade vem ganhando visibilidade e importância não só no Brasil, mas em todo o mundo. 

A cada ano surgem, nesse mercado, novas empresas relacionadas aos mais diferentes segmentos, de companhias aéreas a postos de abastecimento de combustível, sendo que todas elas tentam oferecer aos consumidores vantagens e facilidades em troca da fidelidade.

Para alavancar o setor do mercado de fidelidade no Brasil, surge em 2014 a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), uma organização sem fins lucrativos que reúne algumas das maiores empresas do setor e é responsável por representá-las frente a sociedade e a órgãos de defesa do consumidor, por exemplo.

A cada ano, a ABEMF realiza pesquisas e investigações que buscam avaliar os indicadores de mercado, servindo como um guia tanto para o comportamento das empresas que compõem o mercado de fidelidade, quanto para os consumidores. 

A seguir, descubra alguns dados interessantes que foram levantados nos últimos anos pela ABEMF:

Quantidade de pontos resgatados em programas de fidelidade cresce 19% em 2019

Fonte

Em 2019, a quantidade de pontos resgatados em relação ao ano anterior aumentou em 19%. Isso mostra que as pessoas estão mais interessadas em descobrir as vantagens de se participar de um programa de fidelidade. 

38% dos participantes estão na faixa etária entre 26 a 40 anos

Fonte

Cerca de 38% dos participantes dos programas de fidelidade estão na faixa dos 26 a 40 anos. A segunda fatia de faixa etária com maior número de participantes é a dos 41 a 60 anos, com 35,4% do número total de participantes dos programas de fidelidade. 

Em 2019, aumentou em 9,4% a quantidade de cadastros em programas de fidelidade

Fonte

O aumento de interesse nos programas de fidelidade também reflete não só no número de pontos que foram trocados no último ano, mas também em um aumento de quase 10% no número de cadastros nos programas de fidelidade que fazem parte da ABEMF.

Resgates de passagens aéreas compõem 76,9% dos resgates de pontos

Fonte

Os programas de fidelidade oferecem diferentes possibilidades de troca de pontos, ainda assim, boa parte do público que acumula e troca pontos o faz em troca de passagens aéreas. 

Apenas 23,1% dos participantes de programas de fidelidade trocaram seus pontos por produtos e outras atividades. 

Há a possibilidade de que esses números mudem no futuro, considerando que novas possibilidades são oferecidas por meio de novas plataformas que surgem no mercado, como a Easy Live. Com ela, é possível trocar os pontos por ingressos para atividades variadas de lazer e entretenimento, como entradas para shows e corridas de rua.

Por que utilizar o serviço de troca de pontos?

Os serviços de troca de pontos facilitam a vida de pessoas interessadas em obter vantagens em troca de sua fidelidade. Essas vantagens podem ampliar as possibilidades da pessoa, fazendo com que uma viagem vire uma segunda viagem, ou pelo menos, uma passagem aérea, e assim por diante.

A troca de pontos acaba sendo, inclusive, uma oportunidade de economizar dinheiro, uma vez que os pontos costumam ser trocados por atividades que também possuem um valor considerável.

A plataforma Easy Live é um dos exemplos mais claros das vantagens de participar de um serviço de troca de pontos, porque permite uma grande opção de atividades que podem ser feitas.

Com a Easy Live, não é preciso trocar o consumo constante de café, em um determinado estabelecimento, por um simples copo de café grátis. Essa plataforma permite que os participantes do mercado de fidelidade, que estão engajados em um serviço de troca de pontos, troquem os seus por oportunidades diversas de entretenimento.

O catálogo oferece mais de 600 opções de atividades para curtir a vida. São ingressos para desfrutar de sessões de cinema, teatro e shows de alguns dos maiores artistas nacionais e internacionais. Festivais, festas e baladas também são constantemente oferecidas pelo catálogo da Easy Live, assim como trocas de pontos por vouchers que oferecem descontos em aplicativos de transporte e de entrega de comida. 

Em 2019, a plataforma já intermediou o resgate de mais de 100 milhões de pontos para as experiências oferecidas no catálogo.

Com toda essa flexibilidade e vantagens oferecidas, é claro que ficar de fora do mercado de fidelidade e não desfrutar dessas possibilidades não é algo que deve ser feito.

Dicas para trocar pontos

A seguir, confira algumas dicas para trocar pontos e melhorar sua vida por meio do mercado de fidelidade:

Pesquise 

Esse mercado é composto por uma grande variedade de empresas que atendem a diferentes perfis de consumidores. Antes de participar a um programa de fidelidade, o ideal é pesquisar para ver qual programa atende melhor o seu perfil

Vale checar as possibilidades de acúmulo de pontos, bem como checar as possibilidades de troca dos pontos acumulados.

Verifique

Muitos bancos oferecem um programa de fidelidade próprio. Por isso, cheque se há essa possibilidade e o que você pode fazer para aumentar o número de pontos acumulados. 

Várias pessoas, mesmo sem saber, já estão acumulando pontos há anos, por meio do uso de seu cartão de crédito faça a checagem para saber se esse é seu caso.

Junte-se 

Não tenha medo de se inscrever em um programa de fidelidade ou de ter mais de um programa de fidelidade. 

Lembre-se apenas de ficar de olho nas novidades que podem ajudá-lo a acumular ainda mais pontos para que você possa tornar a sua vida mais interessante e ter diferentes experiências por meio dos programas de fidelidade.

Gostou de aprender um pouco mais desse segmento de mercado de fidelidade? Que tal ler também sobre as oportunidades que os programas de fidelidade podem lhe oferecer?

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