Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência. Você pode revisar as configurações de cookie do seu navegador.
compre com pontos
Diversão com economia

Tipos de hobbies: veja como praticá-los sem gastar muito

Trabalhar, estudar, cuidar da casa e da família, descansar e recomeçar no dia seguinte. A rotina pode ser tão exaustiva e estressante, que pode afetar até a saúde de uma pessoa. Para combater a monotonia do cotidiano, existem vários tipos de hobbies. 

Algumas pessoas praticam essas atividades, todos os dias, e nem mesmo percebem, enquanto outras possuem hobbies que trazem muita diversão e aprendizado, ajudando a impulsionar suas carreiras e aprimorar suas vidas profissionais.

Afinal de contas, o que é um hobby? É preciso gastar muito dinheiro para manter um hobby? Como um hobby pode ajudar na minha vida profissional e no meu desenvolvimento pessoal?

A seguir, respondemos a todas essas perguntas e te ajudamos a entender os benefícios que os diferentes tipos de hobbies trazem. Confira!

O que é um hobby?

A palavra “hobby” é de origem inglesa e, traduzida diretamente, significa “passatempo”. Mais do que aquilo que fazemos quando estamos entediados, os hobbies são formas de quebrar a rotina, relaxando a pessoa que o pratica ou fazendo com que ela se distraia, esquecendo seus problemas.

Por mais que sejam atividades diversas, que podem envolver esforços físicos e mentais, ainda assim, os hobbies tem a capacidade de fazer com que uma pessoa se sinta mais relaxada ao final da prática, resultando em um aumento considerável da produtividade.

O hobby pode ser praticado todos os dias ou apenas uma vez por semana, dependendo da agenda do indivíduo. Ele não deve ser confundido com uma atividade de lazer, já que o hobby requer uma certa dose de disciplina e, geralmente, a pessoa o faz sozinha.

Agora que você já sabe o que é um hobby, descubra, também, quais são os benefícios ao incluí-los em sua rotina. Acompanhe!

4 benefícios que os diferentes tipos de hobbies trazem

Abaixo, descubra quais são os principais benefícios que os diversos tipos de hobbies podem trazer.

Incentiva a criatividade

Manter um hobby pode ajudar a criatividade florescer. É comum que, na grande maioria dos trabalhos, a pessoa caia em uma rotina, e acabe realizando sempre as mesmas atividades. 

Quando uma nova prática entra em cena, pode incentivar o surgimento de soluções criativas capazes de aumentar seu rendimento profissional ou mesmo trazer inúmeros benefícios para seu trabalho.

A capacidade de inovar é característica da criatividade e pode trazer benefícios diretos de hobbies como leitura, escrita, artesanato e até mesmo da prática de jogos de tabuleiro ou eletrônicos.

Válvula de escape

Todos os tipos de hobbies trazem benefícios quando implementados em sua rotina

O trabalho está complicado, você está com problemas com a família ou seus amigos estão ocupados? Então, os hobbies podem funcionar como uma importante válvula de escape, servindo como uma forma saudável e sadia de extravasar.

Isso serve, especialmente, para os hobbies que envolvem atividades físicas, como por exemplo: corrida e artes marciais.

Melhora a autoestima 

Com a prática constante de um determinado tipo de hobby, você poderá aprender a fazer coisas novas, como por exemplo: na dança. Seja uma aula de dança de salão, de dança do ventre, de jazz ou mesmo de flamenco, você aprenderá novas coreografias e aprenderá a fazer novos movimentos, o que pode aumentar sua autoestima.

Em algumas atividades físicas que também são hobbies, como a prática de artes marciais, você pode entrar em forma e aumentar sua resistência física. 

Nos hobbies que envolvem um novo conhecimento, como por exemplo, o aprendizado de um idioma, ao aumentar o nível de sabedoria pode ser que o ajude, também, a trabalhar em sua autoestima e autoconfiança.

Estimula o autoconhecimento

Alguns hobbies podem ser solitários, envolvendo horas de silêncio que podem ser passadas a sós, sem haver trocas com outras pessoas. É o caso, por exemplo, da pescaria, da meditação e até mesmo da corrida.

Ao praticar essas atividades silenciosas, é possível refletir sobre momentos da vida e atitudes ou hábitos que temos, abrindo espaço para questionamentos e processos que podem ajudar uma pessoa a se transformar na melhor versão de si mesma.

Por meio dos momentos de pausa oferecidos pelo hobby é possível ter uma percepção maior acerca dos padrões de comportamento que temos. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não é possível parar para perceber essas coisa. Nesses tipos de hobbies, a pausa se torna necessária e essencial.

14 hobbies que valem a pena serem incluídos em sua rotina

Se você está convencido de que precisa ter um hobby para ter uma vida mais completa e saudável, a seguir vamos listar algumas atividades que podem ser excelentes hobbies, e ainda, serem encaixadas nas mais diferentes rotinas.

Alguns deles podem ser praticados todos os dias da semana, enquanto outros precisam de um pouco mais de programação e tempo para serem desenvolvidos.

Seja como for, é importante organizar a agenda para contemplar, pelo menos, uma das atividades e desfrutar dos benefícios que os diferentes tipos de hobbies podem trazer para sua vida. Descubra abaixo algumas das principais atividades:

Praticar corrida

Ela é um dos hobbies mais praticados em todo o mundo. Seja para treinar para uma corrida de rua com vários quilômetros, ou para adquirir essa habilidade e ter maior resistência física, essa atividade só traz benefícios para quem a prática.

Tocar instrumento musical

Um dos mais conhecidos entre os tipos de hobbies, é a prática de tocar algum instrumento.

Tocar um instrumento musical envolve um aprendizado demorado, mas é extremamente gratificante quando você, finalmente, consegue tocar uma música e desenvolve essa habilidade. 

Dançar diferentes ritmos

Existem inúmeros estilos de dança no mundo e saber praticá-los é uma chance de ter um hobby que envolve uma atividade física não tão comum quanto a corrida, mas que ainda pode agregar muito em sua rotina.

Ler livros de autores diversos

A leitura é um hobby muito importante, já que além de permitir que você se distraia e relaxe, também ajuda nos conhecimentos gramaticais, podendo auxiliar no entendimento das palavras e a falar melhor em público. 

Além disso, existem estudos que informam que pessoas que leem costumam ter um nível de empatia melhor do que aqueles que não possuem esse hábito.

Ver filmes e séries

Ver filmes e séries pode ser um passatempo incrível, que também pode ajudar as pessoas a se manterem criativas, e ainda, ter um momento de relaxamento.

Praticar artes marciais

As artes marciais são uma ótima forma de extravasar e também permitem que a pessoa adquira uma habilidade única de auto-defesa, sendo um hobby completo e bastante útil. Algumas delas são: capoeira, judô, kung-fu, muay thai, etc.

Fotografar

Saber tirar fotos fora do modo automático pode ser um desafio, mas o aprendizado da fotografia tradicional pode ajudar uma pessoa a registrar suas memórias de um jeito único, e ainda, se tornar um momento de descontração.

Pescar

Apesar de não poder ser praticada todos os dias, pelo menos nas grandes cidades, a pesca é um hobby interessante que pode proporcionar muitos momentos de contemplação e reflexão.

Meditar

A meditação é uma prática muito boa para desenvolver a inteligência emocional, por isso, não podia ficar de fora da nossa lista dos tipos de hobbies.

Mesmo sendo considerada uma prática difícil, no início, a meditação se torna cada vez mais fácil conforme você vai fazendo. Seja nos métodos de mindfulness ou com o auxílio de mantras, ela é uma ótima forma de aumentar a concentração.

Fazer mergulho com equipamento

Outro hobby que não pode ser praticado todos os dias, mas que é extremamente relaxante é o mergulho com o equipamento. É preciso de treinamento e prática para obter licenças para realizá-lo, mas a vista dos peixes e do fundo do mar vai compensar qualquer esforço.

Escrever 

Escrever histórias para um blog ou manter um diário, são uma ótima forma de ativar a sua criatividade e tornar o cotidiano mais agradável.

Fazer jardinagem

Um dos tipos de hobbies que podem agregar muito é a jardinagem, pois o coloca em contato com a natureza.

Cuidar de uma horta ou jardim e manter flores vivas, são formas de reativar o contato com a natureza, que foi tão perdido com a vida moderna e o cotidiano nas cidades. Relaxar por meio dela é um dos melhores hobbies que se pode ter.

Aprender outros idiomas

Aprender uma nova língua pode ser uma atividade deliciosa e agradável. Além de ajudar a impulsionar sua carreira, o novo idioma pode abrir portas que você não imaginava, ou mesmo, sem grandes pretensões, o auxiliar a entender melhor aquilo que seu artista favorito está dizendo.

Fazer trabalho voluntário

Ajudar uma instituição, trabalhar em prol da causa animal ou mesmo fazer o bem ao próximo podem ser formas incríveis de aprender e se desenvolver, ao mesmo tempo em que se obtêm os benefícios do hobby, como a distração e o relaxamento, por exemplo.

Como praticar um hobby sem gastar muito

Dependendo do tipo de hobby, ele pode vir agregado de um custo. Para a corrida, por exemplo, pode ser necessário o investimento em um tênis de boa qualidade.

Quem faz artesanato pode ter que gastar dinheiro em materiais artísticos e quem prefere ler precisa gastar uma quantia em livros. Já os amantes do cinema e de séries podem gastar dinheiro em serviços de streaming ou mesmo em ingressos para sessões de cinema.

Para quem gosta de praticar a leitura e se informar, por exemplo, pode frequentar uma biblioteca e pegar livros do acervo ou até trocar seus pontos acumulados em programas de fidelidade por assinaturas de aplicativos digitais para ler jornais, revistas e livros.

Para os amantes do cinema, por exemplo, é possível trocar os ingressos de cinema por pontos acumulados nos programas de fidelidade do cartão de crédito, por exemplo. 

Nesses programas, a cada compra no cartão de crédito ou em uma loja parceira, a pessoa acumula pontos. Então, eles podem ser trocados por ingressos de cinema ou teatro, e até mesmo, entradas para festas ou festivais de música.

Por meio da Easy Live, a prática de um hobby fica mais fácil, já que você pode trocar os pontos por essas atividades. 

Agora que você já sabe os principais tipos de hobbies, verifique o catálogo da Easy Live e saiba quais oportunidades estão disponíveis para a troca, de acordo com o programa de fidelidade de sua preferência. Se você puder combinar essa troca de pontos com seu hobby escolhido, vai aumentar sua qualidade de vida consideravelmente.

Publicado por Claudio Albuquerque

CEO da Easy Live. Doutor pela Escola de Política e Filosofia da UFERJ e oriundo do mercado de Corporate Finanças. É, atualmente, o executivo que responde pela área de estratégia e novos negócios da Easy Live.

Gostou?

Compartilhe

Deixe seu comentário