Confira as melhores opções de lazer para as férias de janeiro!

Você passa o ano inteiro esperando e elas finalmente chegam: as maravilhosas férias de janeiro!

Muitas pessoas entram em recesso coletivo de final de ano e emendam o mesmo com o descanso anual ao qual todo trabalhador tem direito. Outros indivíduos optam por tirar as férias em janeiro, já que esse também é o período de férias escolares e seus filhos estão em casa.

No Brasil, as férias de janeiro acontecem no mesmo período que o verão, sendo assim, esse é também o período de alta temporada no turismo local. 

Em janeiro, quase todo destino turístico brasileiro fica repleto de pessoas em busca de diversão. A lotação desses locais acaba por desencorajar o passeio de pessoas que não gostam de lugares cheios ou que desejam férias de janeiro mais tranquilas, sem que haja a necessidade de se pegar filas.

Outro ponto é que, devido a alta temporada, os preços de hotéis e hospedagens costumam ser mais elevados, o que pode dificultar o acesso a viagens, mesmo que seja para destinos nacionais.

Para que as suas próximas férias de janeiro sejam super divertidas e inesquecíveis, elaboramos um guia completo com opções de lazer para que você possa aproveitar ao máximo, sem precisar gastar muito dinheiro e sem enfrentar diversas filas, afinal, as férias de janeiro são para curtir e relaxar. Confira!

4 dicas de como aproveitar as férias de janeiro 

Para economizar dinheiro e aproveitar ao máximo as férias de janeiro, é preciso ter uma boa dose de criatividade, além de disposição para fazer pesquisas e se planejar.

Abaixo, você encontra dicas de como aproveitar as férias de janeiro com economia.

1. Acessar os sites de programação de sua cidade

Descubra como aproveitar as férias de janeiro com a sua família ou sozinho, utilizando ferramentas como os sites de programação de sua cidade, por exemplo.

Por conta das férias escolares, é comum que o mês de janeiro seja recheado de programações voltadas para as crianças e jovens. Para ficar por dentro do que vai acontecer no mês de janeiro em sua cidade, é preciso consultar os sites que oferecem a programação cultural local.

Se não há nenhum site do tipo, redes sociais dos órgão públicos, como a prefeitura, podem anunciar a programação cultural de sua cidade, além de jornais e veículos de comunicação.

É comum que nessa época sejam organizados shows de cantores populares, apresentações de contadores de história e peças de teatro.

O Sesc, serviço social do comércio, está presente em várias cidades por todo o Brasil. De modo geral, sua estrutura inclui piscina e também um parquinho infantil, o que pode ser uma boa opção para adultos e crianças. Sua programação pode ser consultada no próprio site do Sesc.

2. Visitar pontos turísticos de onde você mora

Sua cidade com certeza deve ter um ou dois pontos turísticos, por isso, que tal incluir uma visita a eles em sua programação das férias de janeiro? De modo geral, esses locais são gratuitos ou possuem um ingresso com um valor mais acessível.

Alguns destinos que também devem ser visitados durante as suas férias de janeiro são:

  • Igrejas: as igrejas, basílicas e catedrais são pontos turísticos bem requisitados, pois a arquitetura desses espaços encanta pela beleza e imponência. Algumas, como exemplo, a Basílica Nossa Senhora da Aparecida recebe cerca de 10 milhões de visitantes por ano;
  • Museus: os museus também são uma ótima opção, já que, esses espaços possuem um grande potencial educativo relacionado a aspectos culturais presentes em nossa sociedade;
  • Parques: para quem deseja não extrapolar os gastos durante as férias de janeiro, os parques são uma ótima alternativa, visto que, passar o dia com a família em um parque ou fazer um piquenique pode ser muito divertido e render muitas histórias;
  • Lagos e cachoeiras: eles, assim como os parques, são uma boa opção para quem não pode gastar, além de ser um programa muito divertido.

Afinal de contas, não é obrigatório viajar para ser um turista. Aproveitar para conhecer a cidade onde moramos é uma ótima forma não só de diversão, mas também de expandir nossos conhecimentos sobre o lugar onde vivemos.

A seguir, descubra alguns pontos turísticos dos principais estados brasileiros, que podem ser visitados durante as férias de janeiro:

São Paulo

Por São Paulo ser uma cidade que tem a população gigantesca e receber diversos turistas em todas as épocas do ano, existem muitas opções de lugares a serem visitados, vamos dar algumas:

  • Parque do Ibirapuera: esse parque é o mais conhecido em São Paulo e é tombado como patrimônio histórico da cidade, ele é urbano e possui uma área de 158 hectares. Nele existem dezenas de opções a serem visitadas, como exemplo, o lago do Ibirapuera: ele divide a área cultural da área de contemplação, os diversos monumentos e esculturas, os jardins e paisagens dentro das praças do parque, os museus e pavilhões culturais, etc. Além disso, diariamente são realizadas muitas atividades físicas e culturais, é só ficar atento no site!
  • MASP: o Museu de Arte de São Paulo também é um patrimônio da cidade, sendo tombado pelas três instâncias de proteção ao patrimônio: IPHAN, Condephaat e Conpresp, ele proporciona inúmeras atividades culturais a sociedade. Para conhecer as exposições, é necessária a compra de ingresso, porém às terças-feiras a entrada é gratuita. Fique atento na programação pelo site do museu;
  • Museu Catavento: esse museu tem o objetivo de aproximar as crianças e jovens do mundo científico, despertando a curiosidade e transmitindo conhecimento. Tendo um preço bem acessível à população, ainda é possível entrar gratuitamente às terças-feiras. Programe uma visita!

Rio de Janeiro

Para aproveitar as suas férias de janeiro com a família ou sozinho no Rio de Janeiro, também existem muitas opções, veja abaixo: 

  • Museu do Amanhã: desde 2015, ano de sua inauguração, o Museu do Amanhã carrega um conceito que tenta unir a tecnologia, ciência e conhecimentos sustentáveis. Esse lugar tem a intenção de estrear uma nova geração de museus de ciências no mundo, sendo nomeado como a “terceira geração”, a qual pretende expor as mudanças, perguntas e explorar as possibilidades futuras para a humanidade. Visite o site e veja quais são as principais exposições;
  • MAC-Niterói: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, foi inaugurado em 1996 e acabou de tornando um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil. Por ser construído no Mirante de Boa Viagem e pela sua forma arquitetônica, ele já chama muita atenção. Além disso, o Museu do Amanhã se apoia em três bases: museu laboratório de futuros, coleção viva/ coleção de experiências e reserva técnica compartilhada. Para saber mais, acesse o site;
  • Forte de Copacabana: com cerca de 10 mil visitas por mês, o também conhecido como Museu Histórico do Exército é considerado um dos mais belos cartões postais da cidade. O visitante tem as opções de realizar a visita completa (incluindo o interior do forte) ou a restrita (que são apenas as áreas externas). Confirme a sua visita por e-mail e a realize gratuitamente; 

Belo Horizonte

Já para quem é de Belo Horizonte, as férias de janeiro não seriam menos divertidas, confira algumas opções:

  • Conjunto Arquitetônico da Pampulha: idealizado por Oscar Niemeyer, esse conjunto diz respeito a um agrupamento de monumentos situados nos arredores da Lagoa da Pampulha. O local em 2016, passou a ser considerado Patrimônio da Humanidade e é categorizado como uma paisagem natural. Faça uma visita;
  • Museu de Minas e Metais: ambientado em dois segmentos, o Museu de Minas e Metais possui um total de 18 salas e tem a proposta de destacar a importância econômica e cotidiana dos minérios e os impactos que eles causam na cultura e na sociedade. Vale a pena incluí-lo em seu passeio das férias de janeiro;
  • Instituto Inhotim: com um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes, o Instituto Inhotim mobiliza seus acervos para a promoção de atividades educativas e sociais para diferentes faixas etárias. Com 140 hectares de área de visitação, o parque possui um serviço de transporte interno com carrinhos elétricos. Confira os valores no site do instituto.

Belém

Em Belém, as opções para você visitar nas férias de janeiro também são incríveis. Confira abaixo algumas delas:

  • Mercado Ver-o-Peso: ele faz parte do complexo arquitetônico do Ver-o-Peso, tombado pelo IPHAN é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, inaugurado em 1625. Foi eleito também, como uma das 7 maravilhas do país. Vale a pena conferir de perto!;
  • Estação das Docas: é um complexo cultural e turístico, que foi inaugurado no ano de 2000. A estação reúne gastronomia, cultura, moda e eventos. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal. Veja as atrações e opções no site
  • Forte do Castelo de Belém: fundado em 1616, o Forte localiza-se em um dos pontos turísticos mais procurados da cidade. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos finais de semana e feriados, das 9h às 13h.

Porto Alegre

  • Fundação Iberê Camargo: criada em 1995, eles têm o objetivo de estimular a reflexão sobre arte, cultura e educação. Durante o ano todo, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos, oficinas e muitas outras atividades. Confira a programação no site;

  • Casa de Cultura Mário Quintana: mais conhecida como CCMQ, a casa de cultura Mário Quintana, originalmente Hotel Majestic, é um prédio histórico e um centro cultural da cidade de Porto Alegre. Em sua programação é possível encontrar atividades como: teatro e circo, cinema, literatura, música, exposições, workshops e oficinas, dança, além de programações voltadas ao público infantil e muito mais! Veja os horários de visitação no site!

  • Museu de Arte do Rio Grande do Sul: com um acervo que contempla mais de 5.000 obras, o  MARGS é o principal museu de artes do estado e um dos mais importantes do país. Confira no site as exposições e demais atividades disponíveis para visita!

Recife

Na cidade de Recife, existem algumas alternativas ótimas para que você se divirta em suas férias de janeiro, gastando pouco. Veja abaixo:

  • Paço do Frevo: um dos espaços voltados à cultura mais solicitados de Recife, o paço do frevo recebeu mais de 120 mil visitantes em seu primeiro ano de funcionamento. Inaugurado em 2014, o Paço é uma ótima opção para você visitar, pois é dedicado a difusão de pesquisa, lazer e formação na área da dança e música do frevo;
  • Museu Cais do Sertão: é um museu interativo com referências à vida sertaneja da região Nordeste. Eleito um dos 20 melhores museus da América Latina, em 2015, ele vale a pena ser visitado!;
  • Embaixada dos Bonecos de Olinda: é um espaço cultural para contemplar os bonecos gigantes, que são bem marcantes da cultura da cidade. Visite a embaixada e conheça os 63 bonecos das personalidades mais conhecidas do país.

Salvador

Já em Salvador, existem diversos pontos turísticos que você pode visitar em suas férias de janeiro. Confira:

  • Pelourinho: é um bairro em Salvador, localizado no centro histórico da cidade. Ele oferece atrações artísticas e musicais, além de diversos bares, restaurantes, boutiques, teatros, etc. O Pelourinho é composto por ruas estreitas, enladeiradas, calçamento em paralelepípedo e muita cor. Vale a pena conferir;
  • Museu de Arte Moderna da Bahia: considerado o principal espaço para arte contemporânea da Bahia, ele recebe cerca de 200 mil visitantes por ano. O museu conta com diversas exposições. Confira no site.

Além dessas opções, muitas cidades oferecem ainda outros pontos de lazer, como: 

  • Pistas de boliche;
  • Pistas de patinação;
  • Piscinas públicas;
  • Bibliotecas municipais.

3. Desfrute seu lar

Para curtir as férias de janeiro não é necessário sair de casa, afinal, elas também servem para descansar.

A tão aguardada férias de janeiro não precisa ser passada toda fora de casa para ser divertida. Algumas atividades feitas em casa também podem oferecer excelentes momentos de lazer para você e seus familiares.

Algumas dicas para desfrutar do seu lar durante as férias de janeiro incluem organizar uma noite de filmes ou fazer a maratona de uma série, por exemplo.

Convidar os amigos para te visitar também pode oferecer uma boa alternativa de diversão. Juntos, vocês podem elaborar um jantar delicioso ou organizar uma festa temática que celebre as férias de janeiro ou o verão. 

Outra opção é organizar noites de jogatina, com direito a jogos tradicionais de tabuleiro, como Banco Imobiliário, War e Detetive, ou brincar de RPG, com os inúmeros jogos que estão disponíveis no mercado atualmente.

Uma competição de videogames também pode ser uma boa, já que muitos jogos permitem a adição de vários jogadores em uma mesma tela.

4. Trocar pontos por ingressos para atividades culturais

A dica final para se divertir durante as férias de janeiro é trocar os pontos acumulados no programa de fidelidade de sua preferência, por ingressos para realizar atividades diversas de lazer e relacionadas à saúde..

Tudo isso é possível através da Easy Live, que está integrada aos maiores programas de fidelidade e oferece o melhor do entretenimento no país.

Para usá-la, é bem simples, você precisa estar cadastrado em um dos principais programas de fidelidade do mercado, que incluem: Premmia, LATAM Pass, Livelo, TudoAzul, Dotz, In Mais, Banrisul, Km de Vantagens, Santander Esfera e Itaú Sempre Presente.

Se você é participante de um dos programas de fidelidade, basta começar a acumular pontos, por meio de gastos no cartão de crédito ou nos parceiros desses programas.

Quando você já tiver uma determinada quantidade de pontos, pode trocá-los pelas opções oferecidas no catálogo da Easy Live. Existem opções de ingressos para ir ao cinema, assistir peças de teatro, apresentações de stand-up comedy, ingressos para festivais de música e muito mais. 

Além disso, você pode trocar seus pontos por créditos em viagens de Uber ou pedidos no aplicativo de delivery Uber Eats, e assim, economizar uma grana em seus passeios nas férias de janeiro. A Easy Live também oferece opções de troca de pontos por ingressos em determinados museus ou exposições de arte. 

Lembre-se de sempre consultar as opções disponíveis no catálogo da Easy Live e aproveite ao máximo suas férias de janeiro com tudo o que temos a oferecer.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *