Confira 4 dicas sobre o que fazer no Réveillon!

Com o fim do ano se aproximando,  você começa a ouvir termos, como: “virada do ano”, “ano novo” e “réveillon” com uma certa frequência. Mas, será que você sabe qual é o significado da palavra e qual é a importância desse momento em nossas vidas?

À seguir, te explicamos o que é, porque o comemoramos, além de dar dicas sobre o que fazer no réveillon. Confira!

O que é Réveillon e como ele surgiu?

A palavra “réveillon” vem do francês, sendo uma derivação do verbo “réveiller”, cujo significado quer dizer “despertar”. Esse termo vem sendo cada vez mais em detrimento de “Ano Novo”, devido ao seu significado profundo. A cada Réveillon, você desperta para um novo ciclo que se inicia, uma nova oportunidade de viver a vida ao máximo e ser feliz. 

Mas, o Réveillon sempre aconteceu no dia 1 de janeiro? E todo o mundo comemora no mesmo dia? Não!

Você provavelmente sabe que a Terra leva 365 dias para circular ao redor do Sol, a estrela mais próxima de nós. Acontece que, até que o calendário anual fosse ajustado, foram feitas muitas mudanças nele. Em certos períodos, o ano tinha 10 meses, enquanto em outros, apenas 9 meses. Já tivemos anos que duraram 15 meses também. 

No tempo antigo, isso era complicado porque a colheita e a plantação de alimentos era o meio de subsistência e, com anos tão diferentes, era complicado sincronizar a passagem do tempo com as quatro estações do ano.

Para os romanos, alguns séculos antes de Cristo, a virada do ano era comemorada em março, quando eram selecionados os novos cônsules que iriam comandar o território. 

Tudo mudou em 153 a.C, quando a Roma passava por um período complicado e a nomeação desses cônsules foi adiantada para o mês de janeiro, causando uma alteração.

Ainda assim, foi só quando o Imperador Júlio César subiu ao poder que a data de 1° de janeiro foi validada como sendo o início de um novo ano, por meio do calendário Juliano. 

Isso porque na Roma Antiga havia um deus chamado Janus, que tinha duas faces, uma face voltada para frente e outra voltada para trás. Janus era o deus das passagens e dos caminhos, então, Júlio César acreditou ser apropriado que o ano começasse no primeiro dia do mês desse deus.

Quando o governo da Roma Antiga caiu, comemorar o Ano Novo era visto como uma tradição pagã e algumas culturas passaram a celebrar a virada em datas como 25 de março ou na mesma data que a Páscoa, o que causava problemas devido a um erro de cálculo no calendário juliano, que fez com que a contagem de dias ficasse novamente desalinhada com as estações do ano. Por conta disso, todo ano, a data da Páscoa precisava ser calculada de forma dificultosa.

Em 1582, o papa Gregório XIII decidiu criar um novo calendário para evitar ter que calcular a Páscoa e a virada do ano. Nesse calendário gregoriano, foi determinado que a virada do ano seria celebrada em 1° de janeiro e é assim desde então.

Vale lembrar que em outras culturas, como a Chinesa, o Ano Novo ainda é celebrado em datas diferentes.

Por que comemoramos o Réveillon?

O Réveillon é comemorado porque é nesse momento que muitas pessoas param para rever seu ano e os principais momentos dele, relembrando os momentos alegres e tristes, e ainda, recapitulando o que poderia ter sido feito de diferente para que o ano fosse o melhor possível. 

Muitas pessoas aproveitam e estabelecem metas para o ano que está por vir. Esses objetivos podem ser coisas tangíveis, como: terminar uma faculdade, trocar de carro ou fazer uma viagem, etc. Mas, também podem ser objetivos mais abstratos, como: ir a academia com maior frequência, ficar mais calmo ou aprender a tocar um novo instrumento musical.

4 dicas sobre o que fazer no Réveillon

Boa parte dos brasileiros aproveitam o réveillon para fazer viagens e viver aventuras incríveis. Muitas empresas acabam entrando em recesso coletivo, o que permite que os funcionários passem alguns dias de fora, com tranquilidade e sossego.

No entanto, nem sempre é possível se organizar financeiramente para viajar no final do ano. Ainda mais quando essa viagem acontece logo após as celebrações do Natal. 

Muitas pessoas optam por não viajar no Réveillon porque a maioria dos destinos turísticos ficam lotados e com as vagas para hospedagem esgotadas. O resultado é que as cidades turísticas ficam repletas de pessoas, sendo necessário formar uma fila para tudo, desde comprar pão na padaria, até mesmo ir ao caixa bancário. 

Se você não deseja viajar nessa época do ano, confira algumas de nossas dicas do que fazer no réveillon.

1. Celebrar com os amigos

Nas dicas sobre o que fazer no réveillon, não podia faltar a opção de curtir essa data especial com quem amamos.

Celebrar com os amigos e familiares é uma das melhores forma de comemorar o ano novo, sendo que não é preciso viajar para fazer nada disso. Vocês podem se reunir para preparar um delicioso jantar ou cada um pode levar um prato diferente, para que a ceia seja a mais completa possível.

Aproveite para tirar fotos incríveis e fazer atividades como cantar no karaokê ou jogar de tabuleiros, lembrando sempre de curtir ao máximo essas companhias incríveis.

2. Fazer simpatias 

Verdade seja dita: o brasileiro adora atrair sorte, prosperidade, amor e saúde para o ano que vai se iniciar. Tudo isso é feito por meio de simpatias simples, que geralmente são realizadas durante a noite de Ano Novo.

Muitas são bem práticas e seus costumes estão profundamente enraizados na sociedade brasileira, tanto que muita gente nem sequer percebe que são simpatias.

À seguir, descubra algumas das principais simpatias que podem ser feitas no Réveillon.

Comer lentilha na ceia

Quem é que nunca comeu lentilha durante o tradicional jantar de ano novo? 

O grão é amplamente associado com riqueza e prosperidade, além de ser delicioso. Por isso, é comum que a lentilha apareça como um acompanhamento na ceia de ano novo do brasileiro.

Não é preciso comer muito e acredita-se que até mesmo uma pequena porção é o suficiente para atrair prosperidade para o ano que vai chegar.

Comer 12 uvas

A uva é uma fruta muito associada à prosperidade e à riqueza. Poucos sabem, mas é por isso que o consumo de vinhos e espumantes são incentivados no Ano Novo.

Essa simpatia envolve um cacho de uva e é realizada momentos antes ou pouco depois da meia-noite. Para que ela dê certo, é preciso comer 12 uvas, sendo que cada uma delas simbolizará um dos meses do próximo ano.

É preciso comer a uva mentalizando prosperidade, amor, saúde, felicidade e outros sentimentos positivos, além de propósitos extras, que a pessoa deseja para o ano seguinte. É preciso tomar cuidado porque as sementes devem ser removidas e guardadas na carteira da pessoa, devendo permanecer ali, junto a ela, até a próxima virada do ano.

Vestir roupas brancas

Já virou hábito: no Ano Novo, todo mundo veste branco e ponto final. Mas, sabia que o mero ato de vestir uma roupa branca em detrimento de uma vestimenta de qualquer cor, é um tipo de simpatia? 

Acredita-se que o branco é a cor da paz e vestir branco nesta data em especial é uma forma de enviar para o Universo um sinal daquilo que você deseja para o ano seguinte.

Apostar na lingerie colorida

Usar lingerie colorida no Ano Novo é um hábito que muitas mulheres e homens adotaram de uns anos para cá. 

Acredita-se que a cor da roupa de baixo pode, também, enviar uma mensagem ao Universo. É comum que se usem determinadas cores para simbolizar certos pedidos, amarelo seria um pedido de saúde, enquanto verde seria de prosperidade. Quem quer amor deve usar cor de rosa e quem quer uma paixão forte deve optar pelo vermelho.

3. Aproveitar para descansar

Final de ano é um período complicado. A cada final de semana uma atividade diferente surge no horizonte e são inúmeros afazeres. Ao chegar na virada em si, você pode estar se sentindo esgotado ou sem energia.

Não há nada de errado em usar o Ano Novo para descansar. Não se sinta solitário ou triste, mas tenha em mente de que você está fazendo aquilo que precisa para que seu corpo fique bem e para não desgastar a sua saúde física e mental. Tome um banho relaxante e veja um filme, por exemplo.

Lembre-se de que o Ano Novo é uma data determinada no calendário e que você também pode escolher um outro dia para comemorar o seu Réveillon, caso deseje.

4. Ver um show

Para quem não quer ficar em casa nesse dia especial, uma ótima dica sobre o que fazer no réveillon é aproveitar um show.

Várias cidades organizam shows incríveis para comemorar a virada do ano. No Rio de Janeiro, esses shows quase sempre acontecem na Praia de Copacabana, enquanto em São Paulo eles são mais comuns na Avenida Paulista.

Alguns hotéis e restaurantes organizam eventos pagos, com direito a espetáculos e ceias para entreter as pessoas na virada do ano. 

Esses eventos podem ser bem caros e, se a grana estiver curta, a melhor opção é usar a Easy Live para trocar seus pontos acumulados em programas de fidelidade, por ingressos para shows e espetáculos, além de festas incríveis que acontecem durante o Réveillon. 

Assim, você aproveita para celebrar essa data especial, sem precisar colocar a mão no bolso. Começar o ano economizando é uma forma excelente de iniciar esse novo ciclo com o pé direito.

Eventos de Réveillon disponíveis no catálogo da Easy Live

À seguir, para você que não sabia o que fazer no réveillon, aproveite para descobrir os melhores eventos disponíveis no catálogo da Easy Live. Confira:

Paralamas do Sucesso no Réveillon

Uma das maiores bandas do Brasil, os Paralamas do Sucesso, vão fazer uma apresentação incrível no Bar Bukowski, localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. O evento conta com open bar de bebidas diversas, além de jantar com entrada, prato principal e sobremesa inclusos. Troque seus pontos por ingressos aqui.

Réveillon Ribalta

O Réveillon no Ribalta também acontece no Rio de Janeiro. Trata-se de uma festa incrível com um menu all-inclusive, que dura das 20h do dia 31 de dezembro, até às 6h da manhã do dia 1 de janeiro. Troque seus pontos por ingressos aqui.

Réveillon Itacaré

O Réveillon Itacaré é uma celebração de 5 dias que acontece na cidade de Itacaré, na Bahia. O evento vai contar com apresentações de artistas como Ivete Sangalo, Alok e Jorge e Mateus, além de muitos outros. Os shows são open bar de bebidas. Troque seus pontos por ingressos aqui.

Agora que você já possui algumas dicas sobre o que fazer no réveillon, acesse o nosso catálogo e veja tudo que podemos te oferecer!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *