Fazer atividades físicas é fundamental não só para o corpo como também para a mente. Diante da necessidade de isolamento social, muita gente está tentando aprender como se exercitar em casa para manter a saúde em dia.
Mesmo que você não tenha o espaço que gostaria ou aqueles aparelhos de academia à sua disposição, fazer exercícios em casa é mais do que possível.
Está precisando de uma força? Então continue lendo esse conteúdo! Veja porque treinar em casa e confira as dicas para se exercitar de forma adequada.
Quais são os benefícios dos exercícios físicos?
Movimentar o corpo, alongar, fortalecer músculos e articulações são alguns exemplos de atividades que você pode fazer no conforto do seu lar e que colaboram com a sua saúde e melhoram o bem-estar.
Portanto, os exercícios físicos precisam fazer parte da sua vida e se tornar um hábito, ainda que você precise passar o dia inteiro dentro de casa. Isso porque eles trazem diversos benefícios, entre eles:
- Controle do peso;
- Melhora da circulação;
- Diminuição dos riscos de doenças do coração;
- Aumento da massa muscular;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora da qualidade do sono;
- Aumento da disposição.
9 dicas para fazer exercícios em casa da maneira certa
Agora que você já conheceu os benefícios que os exercícios físicos podem trazer para uma pessoa, confira abaixo 9 dicas para fazer exercícios em casa da maneira certa.
1- Use roupas leves e adequadas
Fique sabendo que as roupas para práticas esportivas não servem apenas para compor o look fitness. As peças leves são importantes para garantir o seu conforto não só na academia, mas na hora de fazer exercícios em casa também.
O mesmo vale para os calçados. Dê preferência para os tênis apropriados, pois eles ajudam a proteger suas articulações, já que reduzem os impactos. Ninguém quer sofrer uma lesão em casa, certo?
2- Faça treinos do seu nível
A iniciativa de começar a treinar em casa é ótima, principalmente se você é do tipo sedentário. Porém, é preciso tomar cuidado para fazer os treinos de acordo com o seu nível.
Sendo assim, se você é iniciante faça os treinos para iniciantes. Pular de nível e se desafiar não costuma ser uma boa ideia.
Afinal, por não ter um profissional para verificar se está fazendo certo, é melhor evitar os treinos com os quais você não se sente confortável. Assim, respeitando isso, é fácil evitar machucados.
3- Use vídeos do YouTube
Se você fizer uma busca rápida no YouTube, vai ver que existe uma infinidade de vídeos com exercícios para fazer em casa. Portanto, vale a pena dar uma pesquisada nos canais até encontrar um que você goste.
Além dos mais tradicionais exercícios de alongamento, condicionamento e musculação, você encontra diversos vídeos feitos por instrutores de yoga e até de dança.
4- Construa uma rotina de treino
Para adquirir qualquer hábito, precisamos fazer com que ele vire parte do dia a dia. Sendo assim, marque os dias e horários para treinar em casa e siga eles direitinho. Isso faz com que você não dependa só da sua força de vontade.
Além disso, é importante que os treinos sigam uma rotina certa. Ou seja, é preciso intercalar dias de exercícios mais intensos com outros mais leves para obter os melhores resultados.
Se possível, conte com a ajuda de um profissional. No caso da musculação, por exemplo, ele pode te ajudar a montar seus treinos de acordo com os grupos de músculos.
5- Não pule o alongamento
O alongamento é uma das etapas mais importantes de qualquer atividade física. Quem está interessado a aprender como se exercitar em casa precisa fazer com que o alongamento se torne prioridade antes e depois dos treinos.
Ao alongar, os seus músculos esticam e o seu corpo ganha espaço para se desenvolver melhor. Além disso, evita que você se machuque, melhora a postura e até pode te dar mais autoconfiança.
6- Foque na respiração
Sabia que respirar corretamente durante as atividades físicas faz uma diferença enorme? Ao mesmo tempo em que alimenta o corpo com oxigênio, a respiração certa dá mais intensidade para os exercícios em casa.
No yoga e pilates, entre outras atividades voltadas ao alongamento, a respiração é central. Isso porque ela ajuda a manter a concentração no exercício e amplia os movimentos.
A dica é ficar atento a ela sempre, inspirando na hora de fazer esforço e expirando na hora de soltar o corpo. No abdominal, por exemplo, você deve inspirar quando sobe e expirar quando desce.
7- Aqueça antes de treinar em casa
O aquecimento é tão importante quanto o alongamento antes dos treinos. O seu corpo e a sua mente precisam se preparar para fazer os exercícios, ainda que sejam leves.
Quando o corpo aquece, as articulações são lubrificadas, com o objetivo de protegê-las contra os desgastes. Joelhos, ombros e tornozelos precisam ser sempre protegidos, pois algumas lesões podem ser bem complicadas.
8- Se hidrate
Beber água parece ser a solução para muitas coisas, não é verdade? Fique sabendo que não é por acaso. Estar hidratado é fundamental para o funcionamento do nosso corpo. Por isso, procure sempre se manter hidratado, não só na hora de treinar em casa.
A hidratação vai colaborar com o seu desempenho, ajudar a tonificar os músculos e dar mais disposição.
Você pode manter uma garrafinha do lado para não ter que interromper os exercícios. No entanto, lembre-se de que o ideal é tomar água ao longo do dia para não sentir sede durante os treinos.
9- Conheça o seu limite
Conhecer os próprios limites é mais um dos ensinamentos de como se exercitar em casa. Exagerar nos exercícios não faz bem para ninguém e pode até ser prejudicial.
Treinar por muitas horas, além de cansaço, pode provocar estresse, fadiga muscular, lesões, entre outros problemas.
Além disso, não se esqueça que a ideia é fazer exercícios em casa para ser mais saudável e se sentir bem. Ninguém precisa travar uma competição consigo mesmo.
7 dicas de como se exercitar em casa
Agora que demos dicas de como se exercitar em casa da maneira correta, acompanhe alguns exercícios fáceis de serem feitos em casa:
1- Suba escadas
Se você mora em prédio ou sobrado, subir escadas é uma ótima opção de atividade cardiovascular e de fortalecimento para os joelhos. Só que é preciso tomar cuidado na descida para não forçar as articulações.
2- Aposte nas pranchas
Os exercícios para fortalecer o abdômen são alguns dos mais procurados pelas pessoas. Para não enjoar dos abdominais, faça as pranchas – se você não souber como funciona, procure alguns vídeos na internet. Além de trabalhar a barriga, o exercício coloca os músculos das costas e dos braços para funcionar.
3- Faça flexões, abdominais e polichinelos
Esses três exercícios ajudam a fortalecer vários grupos de músculos e perder umas boas calorias. Mesmo quem não sabe muito sobre como se exercitar em casa pode praticá-los, pois são simples e não demandam muita orientação.
4- Dance
Além de ser bastante divertido, dançar é um dos melhores exercícios para fazer em casa. Embora tenham várias aulas disponíveis online, o mais importante é mexer o corpo. Portanto, coloque as suas músicas preferidas para tocar e transforme a sua sala em uma pista de dança!
5- Improvise alguns “pesos”
Caso você não tenha aqueles pesos usados em academia, não tem problema. Use a criatividade e improvise seus próprios equipamentos para treinar em casa. Uma boa ideia, por exemplo, é fazer halteres com garrafas cheias de água.
6- Realize tarefas domésticas
Ao varrer os cômodos, passar pano no chão, lavar o banheiro, entre outras tarefas, você também está exercitando o corpo. Ou seja, é uma forma super eficiente de eliminar vários itens da lista de afazeres de uma vez só. Depois que terminar de colocar a casa em ordem, não se esqueça de dar aquela alongada para fechar com chave de ouro.
7- Faça yoga e meditação
A prática de yoga e meditação traz vários benefícios para a saúde física e, sobretudo, mental. Os benefícios para a concentração, relaxamento, disciplina, redução do estresse e da ansiedade fazem com que essas atividades ganhem cada vez mais adeptos.
Aplicativos que podem te ajudar a se exercitar em casa
Já que conheceu alguns exercícios simples de serem realizados, vamos indicar aplicativos que podem te ajudar a se exercitar em casa. Confira:
Nike Training Club
O Nike Training Club é um dos apps fitness mais populares. Ele é ótimo tanto para quem não sabe como se exercitar em casa sozinho quanto para quem tem objetivos específicos e busca treinos diferenciados.
Você vai ver que eles são separados por níveis (iniciante, intermediário e avançado). E você é quem escolhe a duração, se usa pesos ou não, etc.
Disponível para Android e iOS.
BTFIT
Com aulas diárias em grupo, o BTFIT é um aplicativo criado para quem deseja perder peso ou entrar em forma. É excelente para quem precisa de apoio para se exercitar em casa, já que ele conta com personal trainers para fazer o acompanhamento online.
Disponível para Android e iOS.
Desafio 30 Dias Fitness
Milhões de pessoas já baixaram o Desafio 30 Dias Fitness para treinar e casa. Você é quem define suas metas e os treinos são divididos de acordo com elas. Conforme o tempo passa, é possível aumentar a intensidade dos exercícios. Além disso, ele oferece treinos específicos para pernas, abdômen, braços e glúteos.
Disponível para Android e iOS.
Treino em Casa para Mulheres
O Treino em Casa para Mulheres, como o nome diz, foi feito para o público feminino. Por ter treinos focados em certas partes do corpo, é excelente para quem quer aprender como se exercitar em casa do jeito certo. O app ainda conta com lembretes para você não esquecer de treinar.
Disponível para Android e iOS.
Down Dog
Quando o assunto é yoga, o Down Dog é um dos apps mais populares e bem avaliados. Isso porque ele oferece milhares de combinações de treinamentos tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. Portanto, a aula nunca é a mesma.
Disponível para Android e iOS.
Além de todas essas dicas que demos ao longo do conteúdo, uma outra alternativa para você que quer aprender como se exercitar em casa da maneira certa é trocar os pontos acumulados no cartão de crédito por treinos com um Personal Trainer!
Quer saber como? Isso tornou-se possível através da plataforma Easy Live.
Se você se interessou na possibilidade de trocar os pontos acumulados em seu cartão por treinos, clique aqui para saber mais sobre esse serviço!
O que achou do conteúdo? Se gostou de aprender como se exercitar em casa, não deixe de conferir outros conteúdos no blog da Easy Live com outras dicas de saúde e bem-estar!