Como gastar menos e se divertir mais? Confira!

Em tempos de crise financeira, muitas pessoas pensam em soluções viáveis sobre como gastar menos.

Nesse cenário, é bem comum que as pessoas cortem gastos, seja porque estão desempregadas ou porque, mesmo com um emprego, têm medo do que o futuro as reserva e querem começar a investir ou fazer uma poupança.

Dessa forma, acabam cortando o montante direcionado às atividades de lazer, pois as consideram como gastos supérfluos. Porém, não devemos deixar de nos divertir e descansar, já que essas atividades podem trazer diversos benefícios a nossa saúde física e mental.

Alguns dos benefícios que o lazer e a diversão podem trazer são:

  • maior longevidade;
  • melhor desempenho cerebral;
  • combate ao estresse físico e mental;
  • uma sensação maior de bem-estar, por causa da liberação de neurotransmissores como a dopamina, serotonina, endorfina (que são hormônios relacionados ao sentimento de prazer e bem-estar);
  • E muitos outros..

Mesmo com o orçamento mais enxuto, os momentos de divertimento devem fazer parte da programação da vida de qualquer um. Por isso, é necessário separar algumas atividades de lazer para que a vida seja mais leve.

Pensando em ajudar as pessoas a descobrirem como gastar menos e se divertir mais, elaboramos um guia com dicas do que fazer para conseguir realizar atividades de diversão e lazer, e ainda assim, controlar o orçamento. Confira abaixo!

Como gastar menos monitorando o seu orçamento?

Abaixo, listamos as principais dicas de como gastar menos:

Anote tudo e monitore

O primeiro passo para resolver esse problema de “como gastar menos?” é monitorar atentamente o seu orçamento disponível para o mês e tentar não ultrapassá-lo.

Anote quais são seus gastos e quais são seus ganhos, para que você saiba se as suas fontes de renda são compatíveis com o seu estilo de vida. Registrar isso em uma planilha ou mesmo em um papel facilita muito no controle dos seus gastos. Comprou um chiclete? Anote. Trocou os pneus do carro? Também anote. Então, uma das melhores dicas é registrar tudo!

Com todo esse mapeamento feito, vai ficar muito mais fácil perceber aquele gasto que pode ser cortado ou reduzido. 

Pode parecer pouca coisa, mas os gastos em aplicativos de comida costumam causar um grande estrago em seu orçamento. Uma alternativa para isso é pensar em modos de saborear comidas diferentes e saborosas sem precisar pedir um delivery.

Que tal marcar um jantar em casa com os amigos, convidando-os para montar pizzas com massa caseira? O gasto será consideravelmente menor para todos e a diversão vai estar garantida. Ou, então, que tal ir a um restaurante através de um voucher disponível na troca dos seus pontos dos programas de fidelidade?

Ao elencar seus gastos e descobrir onde os exageros estão sendo cometidos, é preciso se lembrar de que as atividades de lazer são essenciais para uma vida equilibrada e para que você tenha o bem-estar garantido. Por mais que a economia esteja em mente, não se deve eliminar todas as oportunidades de diversão. 

Evite gastos desnecessários

Descobriu onde você está exagerando e não está sabendo como gastar menos? Encontrou formas de gastar seu dinheiro, que podem ser mais econômicas? Então, é hora de evitar ao máximo os gastos desnecessários.

Para isso, siga os passos necessários:

Evite cair na tentação de visitar uma loja de roupas e acabar saindo com uma peça nova. 

Muitas vezes, é possível encontrar peças por um preço mais acessível em determinadas épocas do ano, como nas trocas de estação (primavera-verão e outono-inverno). Sempre que novas coleções chegam às lojas, os preços de algumas peças costumam baixar, oferecendo excelentes oportunidades de custo-benefício.

Eletrônicos e eletroportáteis devem ser adquiridos, de preferência, na época da Black Friday.

A Black Friday acontece sempre no final do mês de novembro e você pode comprar um smartphone, geladeira e outros eletroportáteis ou eletrônicos que estão faltando em sua casa ou estão com algum defeito, através de um super desconto e acabar economizando muito. Essa é uma ótimo forma de gastar menos!

Vai ter que gastar com alguma coisa que você não previu? Sem problemas. 

Acontece com todo mundo, afinal, ninguém consegue adivinhar o que vai acontecer no futuro. Além disso, algumas oportunidades, ofertas e promoções são mesmo imperdíveis. Mas, como saber se aquele valor possui mesmo um desconto considerável?

A melhor forma de saber se um desconto realmente vale a pena é pesquisando. Descubra os preços médios do produto que deseja ou que precisa comprar e tente ver como eles variam ao longo do ano. Depois que comprar, você vai saber que essa compra foi feita de forma consciente, sabendo exatamente dos custos e dos benefícios que você vai ter com esse produto.

Escolha passeios alternativos

Para solucionar a questão de “mas, como gastar menos e ainda sim me divertir?” você terá que ter uma boa criatividade. Isso porque, é preciso refletir bastante antes de gastar com alguma coisa. Só assim você vai conseguir economizar dinheiro e realizar os seus objetivos de lazer, seja entre família ou amigos.

Abaixo, você encontra algumas dicas de como gastar menos também na hora de planejar alguma atividade de lazer. Confira:

Invista em um serviço de streaming ou troque seus pontos

Uma família de quatro pessoas indo ao cinema pode acabar gastando mais de R$ 200 em um único passeio. Uma alternativa de como gastar menos é apostar em serviços de streaming que oferecem opções mais acessíveis de entretenimento audiovisual. 

Nos serviços de streaming da Looke Filmes e Looke Kids, por exemplo, os filmes podem ser vistos mais de uma vez e, além de opções de produções originais, você pode conferir os lançamentos mais recentes, apenas uma ou duas semanas depois de terem saído dos cinemas.

Uma outra boa forma de gastar menos para ir ao cinema, é realizar a troca de seus pontos por ingressos de filmes!

Descubra museus gratuitos

A Easy Live tem ingressos disponíveis para o MAR (Museu de Arte do Rio), com valores a partir de 1.400 pontos.

Museus e centros culturais oferecem uma opção interessante de passeio. Nem sempre, no entanto, a entrada deles é acessível, o que pode ser bem impactante no orçamento de quem já não possui mais a carteirinha de estudante para pagar meia entrada.

Por isso, pesquise museus gratuitos de sua cidade para descobrir o que eles têm a oferecer, já que eles são uma ótima opção de como gastar menos conhecendo sobre a história e a cultura.

Alguns museus grandes, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo) oferecem, inclusive, um dia da semana em que a entrada é totalmente gratuita. No caso do MASP, esse dia costuma ser às terças-feiras. Assim, é possível se divertir conferindo as obras, exposições ou apresentações do museu, sem colocar a mão no bolso.

Faça piqueniques em parques 

Nas dicas de como gastar menos, não podia faltar uma opção incrível e versátil que é o piquenique. Junte seus amigos e aproveitem!


Quer encontrar a galera, mas todo mundo está com o orçamento limitado? Restaurantes, baladas e festas estão descartados, certo? Então, que tal fazer um piquenique no parque?

Comprar itens para montar um sanduíche, em um supermercado, pode ser consideravelmente mais barato do que pagar para saborear um lanche muito parecido em algum restaurante.

Essa é uma forma muito eficiente de como gastar menos, e ainda assim, curtir um dia na presença das pessoas que você ama.

Em um espaço aberto como aqueles disponíveis em parques, é possível curtir aperitivos gostosos e desfrutar da conversa com os amigos sem precisar gastar muito dinheiro.

Pesquise cupons de restaurantes ou troque seus pontos

Existem vários restaurantes com pratos incríveis que nem sempre podem ser reproduzidos dentro de casa. Então, também temos algumas opções para quem quer desfrutar das refeições em restaurantes, sem prejudicar seu orçamento. 

Se você não quer gastar muito com esse tipo de passeio, a dica é pesquisar cupons de desconto que facilitam o acesso aos estabelecimentos.

Algumas cidades oferecem ainda a Restaurant Week, uma semana inteira em que vários estabelecimentos disponibilizam um almoço executivo, composto por entrada, prato principal e sobremesa, a um preço fixo, que costuma ser mais acessível do que a média normal desse mesmo restaurante.

Além dessa, outra dica interessante para gastar menos é a troca de pontos por vouchers em restaurantes, claro!

Troque pontos por aventuras inesquecíveis

Na Easy Live também existem opções para pessoas que querem saber como gastar menos e ainda curtir shows, festivais, cinema, entre outros programas.

As dicas acima são bem legais para quem quer sair da rotina no dia a dia. Mas, e para quem quer ir ao show de seu artista favorito, participar dos melhores festivais de música do mundo, ir ao cinema conferir aquele filme que acabou de estrear ou ir aos melhores restaurantes 5 estrelas?

Essas pessoas precisam achar meios de como gastar menos e, mesmo assim, aproveitar bastante.

Com a Easy Live, os pontos que você acumula nos principais programas de fidelidade do mercado (Santander Esfera, Itaú Sempre Presente, Petrobras Premmia, LATAM Pass, Livelo, TudoAzul, Dotz, Banriclub, Vivo Valoriza, Bradesco Prime, Km de Vantagens e muito mais) podem ser trocados, por exemplo, por ingressos para cinema, shows, peças de teatro, festivais de música e muito mais.

Esses pontos também podem ser trocados por inscrição em corridas de rua, por créditos nos aplicativos de transporte e delivery de comida e, até mesmo, por jantares em restaurantes selecionados.

A Easy Live oferece um grande número de possibilidades para quem quer gastar menos e se divertir mais!

Para desfrutar das atividades que a Easy Live tem para oferecer, é só continuar acumulando pontos do cartão de crédito e de compras feitas por meio dos parceiros em um programa de fidelidade de sua escolha.

E você pode, inclusive, trocar pontos pelas experiências oferecidas utilizando a própria plataforma de seu programa de fidelidade. Assim, você se diverte e aproveita seus momentos, mas gastantando bem menos e, até mesmo, de forma gratuita.

Se você é um expert e sabe como economizar e continuar se divertindo, compartilhe suas dicas conosco nos comentários. Assim, quem sabe você não ajuda outras pessoas que também estão tentando descobrir como gastar menos?!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *