Comidas típicas do Brasil: conheça as mais famosas por região!

Você sabe quais são as comidas típicas do Brasil? Conhecer toda a diversidade da culinária brasileira é difícil, já que a gastronomia reflete a riqueza cultural do país.

Entretanto, em cada uma das regiões, certos pratos merecem um maior destaque. Alguns são tão apreciados que se espalharam por outras partes do país e caíram no gosto da maioria dos brasileiros.

A seguir, você fica por dentro das principais comidas típicas do Brasil. Continue lendo!

Culinária Brasileira

Como já falamos acima, a culinária brasileira é muito diversificada, assim como a nossa cultura. Então, para aprender um pouco mais sobre esse tema, acompanhe abaixo as principais comidas típicas do Brasil por região:

Comidas típicas do Norte

Acompanhe abaixo as principais comidas típicas da região norte do Brasil:

Pato no tucupi

O pato no tucupi é um dos pratos mais típicos da região. Nada mais é do que um pato assado com um molho feito do tucupi. 

O tucupi é o ingrediente que faz com que essa seja uma das comidas típicas do Brasil que mais chamam a atenção de quem é de fora. Trata-se de um líquido amarelo, extraído da raiz de mandioca brava, e que precisa ser fervido por horas para deixar de ser venenoso.

Tacacá

Uma das principais comidas típicas do Brasil, o Tacacá, é um prato famoso na região norte do país.

Este é outro prato que leva o tucupi como um dos ingredientes principais. Além dele, o tacacá é preparado com goma de tapioca, inclui camarões secos e jambu, uma folha que provoca formigamento na boca. Essa combinação de ingredientes locais faz com que essa seja uma das comidas típicas do Norte.

Maniçoba

Apesar de ser conhecida como “feijoada paraense”, a maniçoba não é feita de feijão, mas com as folhas da mandioca brava. Assim como o tucupi, elas precisam passar por um longo processo de cozimento. O prato também leva carne bovina, suína e outros ingredientes defumados.

Caldeirada de tambaqui

Se você nunca ouviu falar, saiba que o tambaqui é um peixe da região amazônica. A caldeirada é um prato que aproveita diferentes partes do peixe, que costuma ser bem carnudo. Além dele, vegetais, limão e outros temperos são usados no preparo.

Açaí

O açaí é uma das comidas típicas do Brasil mais populares.

Em grande parte do país, o açaí é consumido congelado, como se fosse um sorvete. Porém, ele é uma das comidas típicas do Norte, onde ele é usado de forma bastante diferente. O açaí fresco aparece em pratos de café da manhã e também é servido com peixe e nas refeições como substituto do feijão.

Comidas típicas do Nordeste

Agora que você já conheceu as comidas do norte, confira quais são as principais comidas típicas do nordeste do Brasil:

Carne de sol

A carne de sol é uma das protagonistas quando se trata de comidas típicas do Brasil. Tradicionalmente nordestina, ela é uma peça de carne salgada que passa por um processo de cura. Mesmo que você já tenha provado, vale a pena comer na versão típica, acompanhada de feijão verde, queijo coalho e aipim.

Acarajé

Na Bahia, uma das comidas típicas mais famosas é o acarajé.

Intimamente ligado à cultura africana, o acarajé é uma comida típica da Bahia, mas que ganhou fãs em várias partes do país. Ele é um bolinho frito feito de feijão fradinho e recheado com camarão, vatapá, vinagrete e muita pimenta. Para quem não está acostumado, é melhor pedir ele “frio”, que significa sem pimenta.

Tapioca

De origem indígena, a tapioca é consumida em todo o Brasil por ser bastante versátil e ser uma ótima substituta do pão. Ela é feita da fécula da mandioca granulada, que forma uma massa quando quente. A tapioca pode ser recheada tanto com ingredientes salgados quanto doces.

Baião de dois

O baião de dois é outra das comidas típicas do Brasil que merecem ser destacadas. Muito mais do que um simples arroz com feijão, o prato é preparado, geralmente, com feijão de corda ou fradinho, arroz, queijo coalho, carne-seca e diversos temperos. Combina muito bem com macaxeira e manteiga de garrafa.

Buchada

No Nordeste, uma das comidas típicas que representam o Brasil é a buchada de bode.

Pode parecer estranho para quem não está acostumado, mas a buchada é uma das comidas típicas do Nordeste apreciadas por muita gente. O prato é preparado com as entranhas do bode, como fígado, rins e vísceras, que são servidas dentro de uma espécie de bolsa feita com o estômago do animal.

Comidas típicas do Centro-Oeste

As comidas do Centro-oeste também fazem sucesso, por isso, acompanhe abaixo as principais comidas dessa região do Brasil:

Arroz com pequi

Nativo do Cerrado, o pequi é um fruto com um sabor bem marcante. Por isso, ele é usado no preparo de diversas comidas típicas do Centro-Oeste, como o arroz com pequi. Cozido junto com o arroz comum, o fruto faz o prato ficar com uma cor amarela e um sabor agridoce bem característico.

Pintado à urucum

Outra das comidas típicas do Brasil é o pintado à urucum, que é um prato que usa esse famoso peixe.

O pintado é um dos peixes mais tradicionais da região do Pantanal e também um dos mais saborosos. Neste prato, o pintado é servido em filés fritos com molho de urucum, junto com arroz e pirão.

Caldo de piranha

Outro peixe típico do Centro-Oeste é a piranha, que é a grande estrela desse delicioso caldo. Embora seja bastante simples, o caldo é saboroso e bastante nutritivo. Ele leva pimentão, cebola e outros temperos. Além disso, promete ter propriedades afrodisíacas.

Mojica de pintado

Mais um prato à base de peixe. Dessa vez, quem ganha destaque é o pintado, usado para preparar mais uma das comidas típicas do Brasil. “Mojica” é uma palavra de origem indígena que quer dizer “o que vem do rio com mandioca”. Além de ser servido com mandioca, o prato costuma vir com pirão e arroz.

Empadão goiano

O empadão goiano nada mais é do que uma torta salgada que pode ser recheada com os mais diversos ingredientes. Inicialmente, ele era preparado com ingredientes típicos de Goiás, mas, com o tempo, foi ganhando outras versões. Você pode encontrar o empadão goiano em restaurantes e até em barracas de feiras.

Comidas típicas do Sudeste

O Sudeste é um região que também possui diversas comidas típicas, confira abaixo:

Feijoada

A feijoada é, sem dúvidas, uma das comidas típicas do Brasil mais conhecidas. É uma mistura de feijão preto com carne-seca, linguiça e outras partes do porco que costumavam ser menosprezadas, como o rabo e a orelha, por exemplo, e servida com arroz e couve refogada. A receita teria sido criada pelos escravos, que usavam as partes do animal descartadas pelos senhores.  

Moqueca capixaba

Como o nome diz, esta é uma moqueca típica do Espírito Santo. Vários tipos de peixes podem ser usados no preparo, como dourado, badejo, cação, etc. Além do peixe cozido, a receita inclui frutos do mar e vegetais. E o que dá o toque especial no prato é o fato de ele ser preparado, tradicionalmente, na panela de barro.

Pão de queijo

Uma das principais comidas típicas do Brasil é o famoso pão de queijo, conhecido em diversos lugares.

Popular no país inteiro, o pão de queijo é uma iguaria mineira que combina muito bem com um cafezinho. Apesar de ser chamado de “pão”, ele é preparado com polvilho e não leva farinha de trigo. Ele teria sido criado em uma época em que a farinha era escassa, o que fez com que os mineiros tivessem que inventar novas receitas.

Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é outro prato muito conhecido e que não poderia faltar nessa lista das principais comidas típicas do Brasil.

O feijão tropeiro é outro grande destaque da culinária de Minas Gerais. Por conta dos ingredientes que leva, é uma refeição completa. O prato é preparado com feijão carioquinha, linguiça, ovo, torresmo, farinha de mandioca, cebola, alho e temperos.

Virado à paulista

Entre as comidas típicas do Sudeste, o virado à paulista pode ser considerado um dos protagonistas em São Paulo. Embora existam variações da receita, o prato costuma ter feijão engrossado com farinha de mandioca ou de milho, arroz, torresmo, couve, ovo frito, bisteca, linguiça e banana frita.

Comidas típicas da região Sul

Por fim, as comidas típicas da região sul do Brasil não podiam ficar de fora. Acompanhe-as abaixo:

Churrasco

O conhecido churrasco gaúcho também é uma das principais comidas típicas do Brasil.

Não tem como ir para o Rio Grande do Sul e não comer o típico churrasco gaúcho. Sempre houve uma fartura de carne de boi na região, o que fez com ela se tornasse um dos principais elementos da dieta dos gaúchos. Para assar, a carne é tradicionalmente suspensa por um pedaço de madeira sobre a brasa acesa em um buraco no chão.

Barreado

O barreado é uma das comidas típicas da região Sul do Brasil, mais especificamente no Paraná. Preparado na panela de barro, o prato leva carne bovina cozida por horas com vários temperos até desmanchar e, depois disso, é adicionada a farinha de mandioca. Pode ser servido com arroz e banana da terra.

Tainha na taquara

A tainha na taquara é um prato típico do Sul do país.

Apesar de a tainha ser encontrada em várias partes do país, é no Rio Grande do Sul que ela é preparada de maneira especial. 

O peixe é assado na lenha, preso por um bambu de taquara e temperado com manteiga, pimenta dedo-de-moça, alho, azeite e limão.

Ostras

As ostras são uma das comidas típicas do Brasil, por causa das condições especiais em Florianópolis que facilitam a “produção” do prato.

Em Florianópolis, por conta das condições das águas e o canal formado entre o continente e a ilha, as ostras ficam prontas para consumo muito mais rápido. Isso fez a ilha se tornar a maior produtora de ostras do Brasil. Portanto, vale a pena experimentar essa iguaria fresquinha por lá.

Arroz carreteiro

Este prato costumava ser preparado pelos carreteiros, que eram transportadores de cargas que levavam as mercadorias em carretas puxadas por bois. Por conta das condições, o arroz preparado com carne de sol e bastante tempero era a melhor alternativa durante as viagens.

Dicas para aproveitar as comidas típicas do Brasil sem gastar dinheiro

Comer uma comida diferente no almoço ou jantar de vez em quando é uma experiência deliciosa, concorda? E o melhor de tudo é que você não precisa colocar a mão no bolso para saborear a comida de um bom restaurante.

Com a Easy Live, você pode saborear as melhores comidas típicas do Brasil com a troca de pontos de cartão de crédito por vouchers que podem ser usados para saborear diversos itens do cardápio de ótimos restaurantes.

Isso só é possível porque a Easy Live conecta você aos melhores serviços por meio dos principais programas de fidelidade do país. Assim, fica mais fácil não deixar os seus pontos expirarem!

Além de provar os pratos mais tradicionais das diferentes regiões do Brasil, você também vai encontrar diversos serviços de delivery para não precisar sair de casa.

Confira o catálogo de gastronomia da Easy Live e troque seus pontos por experiências inesquecíveis!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *