18 receitas para crianças fazerem em casa: confira!

A procura por receitas para crianças tem aumentado cada vez mais, sabia? Com as famílias passando mais tempo em casa, cozinhar se tornou uma atividade diária até para quem não tinha tanta familiaridade com o fogão.

E por que não aproveitar para incluir os pequenos no preparo das refeições?

Além de entretê-los, cozinhar com as crianças é importante para o desenvolvimento delas. Por isso, faça com que essa tarefa doméstica rotineira seja um momento importante de aprendizado e diversão em família.

Confira um resumo do que o post de hoje vai abordar:

  • por que cozinhar com as crianças?;
  • 18 receitas para crianças se divertirem na cozinha;
  • como fazer essas receitas sem precisar sair de casa para comprar os ingredientes?

A seguir, você vai conferir ótimas dicas de receitas para crianças fáceis de fazer. Continue lendo!

Por que cozinhar com as crianças?

Cozinhar, desde cedo, faz toda a diferença no desenvolvimento e nos hábitos alimentares das crianças. Por isso, é interessante que os pequenos saibam pelo menos um pouco sobre de onde vêm os ingredientes e como as refeições são preparadas. 

Quem tem filho sabe o quanto as crianças podem ser resistentes a consumir certos alimentos. E o que os especialistas dizem é que não adianta pressioná-las a experimentar. Além de não funcionar, faz o prazer da hora do almoço ou do jantar ir embora.

Uma das melhoras formas de estimular um hábito bom é pelo exemplo, ou seja, elas precisam ver os pais consumindo verduras e frutas. Mas, saiba que as receitas para crianças também são ótimas estratégias, pois fazem com que elas entrem em contato com os alimentos.

Já percebeu também o quanto elas adoram inventar desenhos com os legumes? De um jeito divertido, os pais podem cozinhar com as crianças e preparar petiscos saudáveis como solução para quando elas não querem comer.

Ainda, não dá para negar que todo mundo adora comer um docinho de vez em quando, não é verdade? Entretanto, no lugar de um industrializado, vocês podem preparar uma sobremesa gostosa em família.

E lembre-se, um pouquinho de bagunça faz parte!

18 receitas para crianças se divertirem na cozinha

Para começar, vale a pena escolher receitas fáceis e que chamem a atenção do seu filho, seja pela aparência, sabor ou formato. Assim, ele provavelmente vai ficar mais animado para ajudar no preparo.

Confira, abaixo, algumas dicas de receitas para crianças:

1. Nuggets de legumes

O nuggets de legumes é uma alternativa saudável para substituir o nuggets tradicional. Isso porque, além de ser preparada no forno, a receita leva uma variedade de legumes, como batata, cenoura, abobrinha e couve-flor. Eles ficam muito saborosos e com uma casquinha crocante.

2. Gelatina colorida

Uma das sobremesas que a criançada mais adora é a gelatina colorida, também chamada de gelatina mosaico. Além de ser deliciosa, é bem fácil de fazer. Como não precisa levar nada ao fogo, você pode contar com a ajuda do seu pequeno em todas as etapas.

3. Pizza de frigideira

A pizza sempre está na lista das comidas preferidas de crianças e adultos. Mas prepará-la em casa, como mandam os italianos, dá um trabalho. Por isso, a pizza de frigideira é uma boa opção. E cada um pode montar o próprio sabor, de acordo com as preferências e ingredientes disponíveis em casa.

4. Brigadeirão de caneca

Já ouviu falar do brigadeirão de caneca feito no micro-ondas? É uma versão mais descomplicada do clássico brigadeirão assado no forno. Os pequenos adoram, fica pronto em poucos minutos e não deixa a pia lotada de louça depois – tem coisa melhor? Se tiver granulado em casa, deixe o seu filho decorar a sobremesa.

5. Panqueca colorida

Mão e filho cozinhando em casa
Uma das receitas para crianças que pode ser muito divertida são as panquecas coloridas

As cores são ótimas formas de chamar a atenção dos pequenos, inclusive quando se trata de comida. Experimente preparar panquecas coloridas em casa. Ao invés de corante, o que dá a cor a elas são ingredientes, como: cenoura, beterraba e espinafre. É uma das receitas para crianças que vale a pena testar!

6. Mousse de limão

Outra sobremesa que todo mundo gosta é a mousse de limão. Para prepará-la, literalmente, é só misturar leite condensado, creme de leite e suco de limão. Dá para bater tudo no liquidificador ou na mão mesmo. O seu filho vai se sentir orgulhoso de preparar a receita sozinho.

7. Pão de queijo

Por mais que a gente esteja acostumado a comprar pronto na padaria, é fácil fazer pão de queijo em casa. Além de ajudar na hora de misturar os ingredientes, as crianças se divertem fazendo as bolinhas. E o melhor de tudo é que você pode congelar os pães de queijo para ter um lanchinho fácil que só precisa ir ao forno.

8. Farofa de cenoura

A farofa é um dos acompanhamentos mais queridinhos dos brasileiros, pois vai bem com quase tudo. Se a intenção é dar um colorido especial ao prato da família inteira, a farofa de cenoura é perfeita. Por ela ser crocante, as crianças adoram.

9. Muffin misto quente

O muffin misto quente é uma das receitas para crianças para o café da tarde. É um jeito criativo de aproveitar o pão de forma que você tem em casa, dando alguns toques especiais, é claro. Sem contar que a aparência fica ótima quando eles saem do forno.

10. Pizza de bolo de cenoura

A pizza de bolo de cenoura nada mais é do que uma versão divertida do, possivelmente, mais amado bolo do país. Depois de assar a massa, a ideia é deixar a criançada usar a imaginação para decorar os pedaços da pizza com brigadeiro, granulado, doce de leite, entre outros confeitos.

11. Picolé de frutas

Essas receitas para crianças são simples e podem ser um divertimento neste período em casa.

Principalmente para os dias de calor, o picolé de frutas é uma ótima opção para refrescar os pequenos. Além de ser saudável, eles ficam lindos com os pedacinhos coloridos de frutas aparecendo. Se você não tiver aquelas forminhas próprias para picolé, você pode usar copinhos plásticos.

12. Almôndega de grão-de-bico

Seja no macarrão ou para acompanhar o arroz e uma saladinha, as almôndegas sempre fazem muito sucesso. Mas, você já provou a almôndega de grão-de-bico? Apesar de não ser das mais rápidas de fazer, é uma das receitas saudáveis para crianças que ficam tão saborosas quanto as feitas com carne.

13. Suco de manga e melancia

Você já tomou um suco bifásico? O suco de manga e melancia é assim, ou seja, bicolor. Isso faz com que as crianças fiquem vidradas, brincando de misturar as duas cores enquanto tomam a bebida. E, claro, é tudo natural.

14. Abobrinha recheada

Por não ser um dos legumes preferidos dos pequenos, a receita de abobrinha recheada é uma ótima opção para introduzi-la ao cardápio da família. Depois de cozinhar o recheio, que tal pedir para o seu filho ajudar na montagem? Dando asas para a imaginação, elas podem, quem sabe, ser vistas como barquinhos e render boas histórias.

15. Chips de banana

O chips de banana é um substituto para aquelas besteiras que as crianças e adultos adoram comer. Esse apetitivo tem se tornado cada vez mais popular, pois é simples de fazer e fica uma delícia. Nessa receita eles são fritos, mas também é possível fazer o chips no forno.

16. Hambúrguer caseiro

Conte com a ajuda do seu filho e mostre como é possível preparar hambúrguer caseiro. Eles ficam muito mais gostoso do que aqueles congelados prontos. Uma dica é oferecer várias opções bem coloridas para as crianças montarem os próprios lanches.

17. Pop cake

Se você nunca ouviu falar, fique sabendo que o pop cake é uma espécie de pirulito de bolo. Além da mistura de ganache com pedaços de bolo para fazer as bolinhas, o pop cake pode ser coberto com chocolate e confeitos variados. Deixe o pequeno ajudar e se lambuzar um pouco na cozinha.

18. Iogurte de inhame

Por ser bem parecido, o iogurte de inhame começou a ser até chamado de Danoninho vegano. O inhame cozido é batido com banana e morangos bem maduros. Se quiser, você pode colocar açúcar ou mel para adoçar. Depois, é só deixar na geladeira para comer a qualquer hora.

Agora que você já viu 18 dicas de receitas para crianças, que tal testá-las? Não tem todos os ingredientes em casa? Podemos te ajudar. Acompanhe!

Não tem todos os ingredientes em casa? Podemos te ajudar

Essas sugestões de receitas para crianças podem ser uma boa saída para tirá-las do tédio!

Se você escolheu uma dessas receitas para crianças e percebeu que não tem os ingredientes necessários, fique tranquilo. Isso porque não é preciso ir a lugar nenhum para resolver o problema. Com alguns cliques, você compra o que precisa do supermercado e recebe tudo em casa. Portanto, não desista da ideia de preparar uma comidinha gostosa com o seu pequeno porque algo está faltando.

Veja como usar esse tipo de serviço:

Supermercado delivery

Vários supermercados fazem entregas a domicílio, dando aquela ajuda que você precisa na rotina. Afinal, é complicado dar conta de tantas tarefas para manter a casa e a alimentação da família em dia, não é?

Por isso, use e abuse dos serviços de delivery oferecidos por redes como Pão de Açúcar e Carrefour.

Com a ajuda da Easy Live, você pode pagar pelas suas compras de um jeito ainda mais vantajoso: usando sua pontuação acumulada nos programas de fidelidade. Ou seja, você troca os seus pontos por créditos para gastar em supermercados.

Fique sabendo que até mesmo o iFood oferece essa opção. Além do delivery de comida, você pode usar o aplicativo para comprar ingredientes nos mercados da sua região.

Achou as receitas para crianças divertidas e fáceis de fazer? Adquira todos os ingredientes e chame o seu filho para colocar a mão na massa!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *