compre com pontos
Mulher ouvindo música e cantando para aprender inglês ouvindo músicas
Qualidade de vida

11 dicas que irão te ensinar como aprender inglês com música!

Aprender inglês com música é uma das maneiras mais interessantes de estudar o idioma, sabia?


Mesmo que inconscientemente, você certamente já deve ter aprendido muitas palavras ouvindo seus artistas preferidos.


Que tal conhecer as vantagens de estudar desta forma e conferir as melhores dicas para te ajudar nessa tarefa?


Continue lendo o post!

Quais as vantagens de aprender inglês ouvindo música?


Em primeiro lugar, quem não gosta de aprender de um jeito descontraído, não é verdade? Por si só, este já seria um bom motivo para aprender inglês ouvindo música.


No entanto, saiba que a música pode ser muito mais poderosa do que você imagina no aprendizado de novos idiomas.

Por que usar música para aprender inglês?

Evidências científicas

Ouvir música é uma das dicas da neurociência para quem deseja aprender uma língua mais rápido. Só a motivação de ouvir um artista que você gosta já contribui com o aprendizado.

Familiaridade com a língua inglesa


É muito mais fácil aprender um idioma se as palavras nos soam familiar. Por isso, entrar em contato com elas frequentemente é fundamental.

É um hábito simples

Ouvir música não exige um grande esforço. É algo que você pode fazer nos momentos de descontração ou até enquanto cozinha, pratica atividades físicas e faz outras tarefas.

Você aprende sobre a cultura do país


A música também é um meio de conhecer mais de perto a cultura de outro país. Isso porque ela diz muito sobre os contextos, valores, realidade e sentimentos das pessoas.

11 dicas para aprender inglês ouvindo música

“O potencial de aprendizado através da música vai além da linguagem. Toda música conta uma história e fala sobre um contexto, seja ele: sentimental, histórico ou social. Aproveite e vá além no aprendizado.”

1. Escute a música e anote o que entendeu

Sempre que for ouvir uma música, crie o hábito de anotar as palavras que você identificou. Não tem problema não entender frases inteiras, pois o mais importante é descobrir o quanto você já sabe.

2. Escute a música lendo a letra

Pegar a letra da música é algo que ajuda bastante – assim como assistir a um filme com legendas em inglês. É a melhor maneira de associar o que você está ouvindo à escrita de cada palavra.

3. Anote as palavras que você não conhece

Com certeza vão surgir pelo caminho palavras que você nunca ouviu. Crie o hábito de anotá-las num caderno para buscar o significado no dicionário depois. Isso potencializa o seu aprendizado.

4. Confira a tradução

Você pode tanto buscar o significado no dicionário em inglês quanto a tradução para o português. Ao conhecer o correspondente na nossa língua materna, é possível associar mais facilmente o que elas querem dizer.

5. Transcreva a letra

Um ótimo exercício para quem deseja aprender inglês com música é transcrever a letra. Isso porque o ato de escrever faz com que você dê uma atenção diferente de quando está apenas lendo.

“Durante o processo de aprendizagem de uma nova língua, a pronúncia é uma dos quesitos fundamentais rumo à fluência. Por isso, não se intimide, cante alto e lembre-se: está tudo bem errar, você está aprendendo.”

6. Cante junto

Além de ouvir, tente cantar junto com a música. Afinal de contas, parte do aprendizado também diz respeito à pronúncia das palavras. Sem contar que é um jeito gostoso de descontrair e se divertir!

7. Dê replay

Note que quanto mais você ouve uma música mais fácil fica entender as palavras. Por isso, pegue aquela sua música preferida e ouça quantas vezes for preciso.

8. Comece com músicas mais fáceis 

Você vai perceber que algumas músicas podem ser mais difíceis de entender do que outras. Por isso, prefira as mais lentas no começo e artistas que tenham uma pronúncia mais clara.

9. Foque em um único sotaque

A língua inglesa é falada em vários países do mundo e, portanto, existem diferentes sotaques. A pronúncia do inglês americano é bem diferente do inglês britânico, por exemplo. Para evitar confusão, foque em um único sotaque.

“Tudo nessa vida é prática. Então, ligue o som e estude no mínimo 20 minutos por dia. Parece pouco, né? Mas o importante é não perder o contato com a língua.”

10. Treine todos os dias

Se o seu objetivo é aprender inglês com música, insira a atividade na sua rotina diária. Quando o estudo se torna um hábito, o aprendizado ganha muito mais força.

11. Revise

Escreveu as letras das músicas? Fez anotações dos significados das palavras? Então revise esses materiais de vez em quando. É uma ótima maneira de dar uma refrescada na memória.

Como aprender inglês com música gastando pouco?

Se você quiser ter acesso hoje a um acervo gigantesco de músicas, com direito a letra e tudo mais, é muito fácil e não afeta o seu bolso.

Isso porque existem excelentes aplicativos como Spotify e Deezer. E aqui vai uma dica de ouro: você pode assinar os serviços usando os seus pontos do cartão.

Além disso, os pontos também podem ser trocados por créditos para adquirir cursos online de inglês.

Na plataforma da Udemy, além dos cursos de idiomas, você encontra diversos outros que podem contribuir com a sua qualificação.

Quer conhecer todas as possibilidades de troca de pontos do cartão? Acesse o catálogo da Easy Live para saber mais!

Publicado por Marketing Easy Live

Compartilhe

Deixe seu comentário